Em diferentes zonas de Bauru, a arte se manifesta. São artistas plásticos, músicos, poetas, atores, gravadoras, produtoras audiovisuais e artistas que exploram diferentes linguagens. Sobrevivem, porque poucos são os que já tiveram algum trabalho patrocinado, seja pela iniciativa privada ou pública. Essa é uma das formas do artista ter estabilidade e segurança para prosseguir com seu trabalho. Ao mesmo tempo, o estímulo público também é um ganho para a comunidade que se beneficia no acesso à cultura. Como você verá abaixo, somente três dos 61 artistas/grupos reunidos no mapeamento tiveram essa experiência.
Há ainda os artistas de rua, que ocupam as vias públicas para divulgar seus trabalhos, como é o caso do Greifo. Ele é caricaturista e analisa que sua arte estaria limitada se estivesse em uma galeria. Leia aqui a reportagem feita com ele e saiba como funciona a lei sobre a exposição de artistas de rua nos logradouros públicos.
Confira, então, este recorte da arte bauruense. O Jornal Dois pretende dar continuidade ao mapeamento, encontrando artistas que não tenham acesso às redes sociais e meios digitais para acessar o formulário digital.