Mídia radical: confira as zines do J2 agora online
Contracultural por essência, entenda um pouco mais sobre o universo da publicação independente
Publicado em 06 de mês Agosto de 2019
Por Letícia Sartori
- 1.relativo ou pertencente à raiz ou à origem; original.
- 2.caracterizado por um sensível afastamento do que é tradicional ou usual; extremado.
Zines são em essência uma forma de comunicação direta, contracultural, exacerbada e, por que não? Anticapitalista. Mas do que se trata de fato essa plataforma e estilo de publicação? Com perdão da metalinguagem deixo uma zine explicar suas origens e influências ideológicas:
“Zines por quem faz” é parte da zine GRITO VOL. 1 lançada em 2018
(Textos e Diagramação: Letícia Sartori)
Em 2018 o Jornal Dois foi contemplado pelo edital de Mídias Culturais do Programa de Ação Cultural – ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Uma das contrapartidas do edital foi a publicação de uma série de zines distribuídas gratuitamente para a população bauruense.
Em um processo que envolveu toda a equipe do jornal, fizemos colagens, reportagens, adaptação de textos, fotos e vídeos e por fim: parimos as zines. Os exemplares foram entregues à população no tradicional Calçadão da Batista de Carvalho, lugar central na identidade de todo bauruense. Protestos, atos, domingos de feira, festejos e sábados de correria no centro – em cada um desses e de tantos outros momentos o Jornal Dois esteve presente, entregando de mão em mão as edições do JORNALZINE.
Além da distribuição cara a cara nossas zines tiveram um lugar especial em certos estabelecimentos da cidade: Fumacê Bauru, Bar do Genaro, Centro Cultural Acesso Popular e a Secretaria de Cultura de Bauru serviram como ponto de entrega das nossas produções.
De futebol feminino à situação do cerrado 014 retratamos diversos temas que agora você pode conferir online! Através do ISSUU, uma plataforma de leitura e publicação de revistas online, nossas zines estarão sempre a disposição. Acesse nosso perfil e tenha uma boa leitura!
Confira nossa primeira edição: “Galeria a céu aberto” da jornalista Paula Bettelli, que nos conta um pouco da realidade dos artistas de rua da cidade sem limites.
JORNALZINE #1 – Galeria a céu aberto
(Texto: Paula Bettelli/JORNALDOIS e Diagramação: Letícia Sartori/JORNALDOIS)
Últimas
- Conselho Municipal da Juventude é formado e inicia atividades
- EDITORIAL: Vote por um Conselho Tutelar laico, humanizado e representativo
- Quais são as candidaturas ao Conselho Tutelar?
- Grito dos Excluídos e os desdobramentos da luta bauruense
- Só a luta popular pode frear o aumento da tarifa de ônibus