“Rugas de Vida”: um relato sobre a melhor idade realizado em Bauru

Projeto audiovisual traz reflexão e diferentes olhares da passagem da vida e da velhice

Reportagem publicada em 9 de abril de 2018 

Por Vitória Garcia Galhardo, colunista do JORNAL DOIS

“Rugas de Vida” é um projeto audiovisual desenvolvido por Evandro Souza e equipe, realizado após aprovação da Lei Municipal nº 5.575/2008. Ao trazer parte da projeção sobre dados do aumento da população de idosos no mundo, tem como trabalho analisar, de maneira sensível, os diferentes estilos de vida na terceira idade.

Carta do documentário “Rugas de Vida” (Reprodução)

Mostra a velhice seus prazeres, suas dificuldades, as lembranças de uma longa jornada de vida, além da maneira como idosos enxergam sua participação no mundo e as perspectivas para as próximas gerações.

A equipe realizadora conta com várias pessoas que estudaram audiovisual na cidade de Bauru, como Henrique Moraes e José Rubens Leal.

Também fizeram parte desse lindo projeto: Rosa Rubin de Celis, Mayara Bailo, Thiago Duarte, Helder Faria, Camila Oliveira e Liene Saddi — responsável por outra iniciativa realizada na cidade, a websérie Dafnes.

Tive o prazer de ter uma breve conversa com Evandro Souza, que é diretor do documentário. Falamos sobre diversas etapas de produção e criação, pensadas e elaboradas para que tudo desse certo.

Começamos a conversa com uma pergunta sobre o que levou a realizar o “Rugas de Vida”. Evandro nos conta que viveu muito tempo na casa dos avós e, depois de falecerem e sua mãe aposentar, ele começou a refletir sobre a passagem da vida e as vivências das pessoas com as quais tinha aproximação. Procurou inspiração ao ouvir outras histórias, lembranças e compartilhou nesse tempo uma relação de olhares da velhice.

Quis saber quais foram, para ele, as referências do projeto. O diretor responde que tinha o intuito de deixar as coisas funcionarem de maneira bem natural, com a estética e métodos sendo colocados durante a própria realização, gravação e pós-produção.

Bastidores de gravação (“Rugas de Vida”/Reprodução)

Uma das perguntas mais interessantes foi em relação ao que lhe chamou a atenção e o marcou — especialmente — foi falar com o senhor José, 89 anos, que durante a conversa disse que não tinha nada para contar, mas mostrou poesias e contou diversas histórias.

Evandro também comenta sobre a importância do projeto para a cidade e contribuição para as pessoas. Diz que houve um retorno bem positivo de quem já assistiu a obra em sua pré-estreia, e que conseguiram provocar o olhar das pessoas. O mais importante, comenta ele, conseguiram dar espaço a essas pessoas idosas. Evandro conta também que uma das entrevistadas disse algo muito importante, e para ele descreve muito o projeto: “olhar um futuro próximo e ter sensibilidade em olhar as futuras gerações”.

(Reprodução/”Rugas de Vida”)

Ainda nesse mês de abril poderemos ver vários trabalhos audiovisuais realizados na cidade de Bauru, em um evento que acontecerá no Teatro Municipal — em breve traremos mais informações.

Para assistir ao trailer de “Rugas de Vida”, é só clicar abaixo. 😉


 

As colunas são um espaço de opinião. As posições e argumentos expressas neste espaço não necessariamente refletem o ponto de vista do JORNAL DOIS.