Lima Barreto já morou em Bauru

Simpático ao socialismo e ao anarquismo, escritor veio para a cidade buscando se livrar o alcoolismo. Sua obra foi pautada por temática social, com denúncias ao racismo e às injustiças

Reportagem publicada em 08 de maio de 2019

Lima Barreto foi um dos maiores escritores brasileiros, autor de "Triste Fim de Policarpo Quaresma" e "Recordações do escrivão Isaías Caminha" (Arte: Letícia Sartori / JORNAL DOIS)

Por Antonio Pedroso Junior 

Há muitos anos atrás, ganhei de presente do companheiro Arthur Monteiro Junior, o livro Memórias de Um Socialista Congênito de Tito Battini e claro, devido ao título, corri a lê-lo. Para minha surpresa tive uma verdadeira aula de história sobre a nossa Bauru, no início do século passado.

Para quem gosta da verdadeira história, sem a maquiagem realizada pela historiografia oficial, recomento este livro e José Duarte, o maquinista da história de Luís Momesso, ambos retratam as lutas populares, a repressão sofrida, as conquistas e derrotas dos movimentos populares, com o olhar de quem participou da luta.

Dentre outras coisas, o que chamou a atenção foi o fato de por um período, o escritor Lima Barreto ter residido em nossa cidade, em um hotel localizado no início da rua Azarias Leite. Inicialmente anônimo, andando pelas ruas da cidade, assistindo as peladas que se realizavam no terreno onde posteriormente foi construída a Escola Lourenço Filho.

Curioso é o motivo da presença do ilustre escritor em nossa cidade.

Acreditem se quiserem, a cidade era tida como detentora de um excelente clima para quem queria parar de beber e claro, que na época não existia o nosso grande circuito etílico, dos dias atuais. Hoje, com a imensa variedade de casas que comercializam suco de cevada e congêneres, torna-se mais fácil, deixar de ficar sem tomar uma.

Tendo conhecimento de sua presença em nossa cidade, os dirigentes do Círculo Operário, localizado na rua 1º de Agosto o convidaram para realizar uma palestra, evento comum na época e que costumava reunir excelente público.

Lima Barreto, começou a preparar sua palestra e junto com ela, a abstinência terminou, com o celebre escritor voltando a tomar uns tragos.

Este é mais um que Bauru hospedou.