Por que é difícil conseguir a laqueadura? Mulheres bauruenses contam seus relatos

Na cidade, são feitas em média de duas a cinco laqueaduras por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 

 

Publicado em 03 de Julho de 2019

Em 1996, foi criada lei do Planejamento Familiar no Brasil (Arte: Laís Lacerda)
Por Maria Esther Castedo

A ideia desta reportagem veio de um post no Facebook feito pela Cátia Santos, conhecida como Titta, moradora de Bauru que relatou que não conseguiu fazer a laqueadura por ser viúva e ter uma filha. Centenas de comentários se seguiram após sua postagem, com mulheres contando suas dificuldades para conseguir o procedimento.

Titta procurou tanto ginecologistas da rede pública quanto privada de Bauru, mas foi desestimulada pelos médicos que a questionavam “e se você casar de novo, o que vai dizer para seu marido?”. E outro médico até chegou a dizer “você só tem uma filha, e se sua filha morrer?”. Falas como essas são comuns e fruto de programas de saúde que, até pouco tempo, enxergavam as mulheres de forma restrita: como mãe.

Nas décadas de 30, 50 e 70 as políticas nacionais de saúde tinham como foco a gravidez e o parto. A falta de integração com outros programas de saúde e ações propostas pelo Governo Federal também eram um problema. Esse cenário muda em 1984, quando é criado o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM). Pela primeira vez, são incluídas ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, englobando a assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto e puerpério, no climatério, em planejamento familiar, DST, câncer de colo de útero e de mama, além de outras necessidades identificadas a partir do perfil populacional das mulheres, segundo o Ministério da Saúde. 

Tal mudança acontece com a atuação de movimentos feministas brasileiros, que contribuíram para introduzir na agenda política nacional questões, até então, colocadas em segundo plano, por serem consideradas restritas ao espaço e às relações privadas.

Titta tem 38 anos e pela lei, está apta a realizar a ligadura das trompas, amarração das trompas ou ligadura tubária – expressões que são sinônimas de laqueadura. A cirurgia implica em amarrar ou separar as trompas de Falópio, sendo assim, um método definitivo para não engravidar. A taxa de eficácia é de 99% e em certos casos, pode ser reversível. 

A lei do Planejamento Familiar (9.263/96), que estabelece os critérios para mulheres e homens obterem os métodos de esterilização, foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 1996. Na prática, dois anos depois a lei teve início efetivo.

Ficou determinado que podem realizar a laqueadura mulheres que tenham 25 anos ou dois filhos vivos, a mesma condição para homens que desejam a vasectomia. Se ela for casada, precisa do consentimento do marido e vice-versa. Além disso, é preciso ser respeitado um prazo de 60 dias entre a manifestação da vontade da mulher e o ato cirúrgico. Ainda são consideradas outras situações em que a laqueadura é possível, como você vê na imagem abaixo.

Apesar de ter sido sancionada em 1996, a lei só foi colocada em prática em 98 (Arte: Maria Esther Castedo/JORNALDOIS)

Para Titta, o fato dos médicos apontarem a hipótese de um novo companheiro como motivo para impedi-la da esterilização foi insana. “É ridículo você pensar que não pode escolher o que você quer. Me senti muito invadida. Médico acha que é [um desejo] momentâneo.” 

A Bia Bassan, 38 anos, cabeleireira, também compartilha da ideia da Titta. Na segunda gravidez, a Bia já queria fazer a laqueadura, mas seu marido da época não autorizou. Se separou, engravidou de outro parceiro, mas teve que pedir autorização para o ex, já que no papel eles ainda eram casados porque ele não dava a separação. 

Para complicar, ela disse que quase que não conseguiu de novo realizar a laqueadura “porque meu médico não tava lá no hospital, tive que esperar o plantão virar. Mesmo assim meu médico na sala de parto olhou pra mim e disse “você tem certeza que quer fazer?”. No dia tive que assinar outro papel dizendo que eu liberava o médico se eu me arrependesse. Na hora, ele falava pra mim não fazer.” 

Outra entrevistada foi Michelle Gaio, 40 anos, que considera machista o pedido de autorização do marido. “Fiz o pedido pro médico. O Tiago, meu marido (na época), foi comigo em uma consulta e falou pro médico que eu não deveria fazer. E o médico falou “então não vou fazer, independente de você querer ou não, Michelle. Eu fiquei meio assustada, nossa, que machismo!. Conclusão, eu não fiz a laqueadura”, conta. 

De acordo com Sérgio Henrique Antônio, ginecologista e obstetra, médico do Planejamento Familiar de Bauru e Coordenador do Programa Saúde da Mulher do município, “existe um protocolo do planejamento familiar que as unidades de saúde bauruenses estão cientes. Então, são situações que devem ser estudadas.” Além da autorização prévia do parceiro, a mulher ainda precisa cumprir uma série de requisitos que fazem parte do protocolo.

Segundo a médica Eliana, a técnica de Pomeroy é a mais utilizada, na qual as tubas são amarradas e posteriormente seccionadas (Imagem: OPAS/Internet)

PASSO A PASSO EM BAURU

Sérgio explica que “a paciente com desejo de laqueadura tem que procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Saúde da Família (USF), manifestar o desejo, daí essa paciente passa por um profissional, ele encaminha essa paciente para o Ambulatório de Planejamento Familiar. No ambulatório, ela passa por uma avaliação feita por uma equipe multidisciplinar: médico, assistente social, psicóloga e enfermeira. Passou por todos esses profissionais, passa por um grupo de orientação que é formado uma vez por mês, onde as pacientes conhecem todos os métodos reversíveis e irreversíveis.” Todos esses passos também são seguidos por homens que desejam realizar a vasectomia em Bauru.

No caso da mulher, ela recebe toda essa avaliação da equipe na Casa da Mulher, que fica na Avenida Nações Unidas, nº. 27-28, ao lado da Caixa Econômica Federal. Mas o médico alerta que a interessada não pode ir de maneira espontânea para lá, ela só é encaminhada para a Casa pela Central de Regulação dos Serviços de Saúde (CROSS).

No final, a mulher bauruense que se enquadra na lei, no protocolo e nos critérios de avaliação do serviço, enfrenta outro desafio. Ela é colocada em uma lista de espera de vagas ofertadas na Maternidade Santa Isabel, único local onde é feita a laqueadura. “Nós não fazemos o procedimento, só temos o ambulatório que deixamos aptas e encaminhadas”, aponta Sérgio.

O Dr. Sérgio Henrique foi o responsável por criar o primeiro Planejamento Familiar de Bauru em 2002. Na época, todos os procedimentos para laqueadura ocorriam na Maternidade Santa Isabel (Foto: Maria Esther Castedo/JORNAL DOIS)
É na Casa da Mulher onde ocorrem as reuniões de grupo de orientação, assim como as consultas com médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. (Foto: Maria Esther Castedo/JORNAL DOIS)

CIRURGIA SEM DATA MARCADA

E quantas vagas são oferecidas por mês? “Em média de 2 a 5 ao máximo nos é ofertada, a vasectomia é um pouco mais, em torno de 15 a 18. Isso porque existem mais profissionais envolvidos na realização do procedimento”, afirma Sérgio. Atualmente, a maternidade conta com apenas um profissional responsável pelas laqueaduras, o que torna o número de cirurgias feitas pelo SUS em Bauru muito pequeno.

Em contrapartida, no atendimento particular é mais fácil. Eliana Marchi, ginecologista e obstetra, explica que “o procedimento é orientar ela sobre a eficácia do método, suas vantagens e desvantagens e também dar informações acerca de outros métodos disponíveis a fim de que ela faça uma escolha consciente. Depois de escolhido são solicitados os exames pré operatórios e agendada a data da cirurgia.” Da mesma maneira, são cumpridos os prazos em lei e assinados todos os documentos exigidos. 

O médico do planejamento familiar de Bauru explica que o Governo do Estado é o responsável pela pouca oferta de vagas. “Quem dá a verba pra fazer é o Estado, se o Estado não passa a cota [não há realização de laqueaduras]. Então, a maternidade não é que faz pouco, é que no contexto geral o município fica preso na situação”. 

OS MOTIVOS 

Cícera Adejane Santos, conhecida como Janny, é assistente social da Prefeitura de Bauru. Ela tinha 35 anos quando estava grávida da segunda filha e quis fazer a laqueadura. “Depois de muito relutar com meu médico, com ele não querendo, mas ele vendo que eu sabia dos meus direitos, falei que acionaria a Secretaria da Saúde porque me tava sendo negado né, ele disse tudo bem, a gente agenda na próxima consulta.” Entretanto, a filha dela nasceu prematura, antes da consulta em que daria início ao processo de laqueadura e não conseguiu realizar a cirurgia. 

Janny lembra que foi orientada por uma médica na UBS a voltar três meses após o parto para realizar a laqueadura, período sugerido para esperar o bom desenvolvimento da sua filha. Mas disse que nesse tempo seu médico habitual deixou de ocupar o cargo na UBS. Então, desistiu. “Teria que começar a história tudo novamente, aí não fui mais atrás. Mas nenhum deles me deu outra opção, outro lugar ou falou “conversa com a assistente, psicólogo”. Foram colocando mil obstáculos na frente pra você já desistir da ideia mesmo, não tive nenhum apoio assim.” 

Segundo Sérgio, é papel da equipe do planejamento desencorajar a mulher, termo que também está na lei. A justificativa, de acordo com o médico é “porque o índice de arrependimento das mulheres que fazem laqueadura ou dos homens, é de 70%. Então, é muito alto e isso é colocado no grupo de orientação.”

Tal índice supera a literatura médica sobre o tema, que ainda é escassa. Segundo estudos realizados em algumas cidades do país, a taxa de arrependimento encontrada variou de 11% a 15%. Já na Pesquisa Nacional Demográfica da Saúde (PNDS) de 1996, única pesquisa de âmbito nacional que aborda o assunto, a taxa de arrependimento foi de 10,5%. Além de que, outro estudo demonstrou que as mulheres que mais se arrependem são as que têm menos de 25 anos e possuem baixa escolaridade. 

Para além do arrependimento, outro motivo que causa entraves é levantado pela médica Eliana. “Talvez na tentativa de convencê-las a não serem submetidas ao procedimento o profissional deixe a desejar nas informações”, fato reforçado por Janny, que disse “eles só falam se você perguntar e mesmo assim, a informação é meio que por cima. Ficam jogando da assistente pro médico e do médico para o assistente.”

TEMPO HÁBIL PÓS-PARTO

Apesar da lei proibir que a laqueadura seja feita durante o parto ou aborto, o tempo correto determinado pela regra para voltar à mesa cirúrgica são 42 dias e não 90, como informado para Janny. Mas em certos casos, em que é comprovada a necessidade, a ligação das trompas já pode ser feita no parto. Essa quantidade de dias foi determinada em 1999 por meio da Portaria nº 48

Eliana analisa que esse período “em alguns casos é realmente a forma mais segura de estar certa de que aquela decisão é real, em outros casos acho que se perde a oportunidade de realizar a laqueadura no momento do parto.” Assim, a mulher não precisa passar novamente por uma intervenção médica que a colocaria em risco.

Quando é observada essa delimitação de dias no SUS, especialistas apontam que a geração de duas internações aumenta a demanda de leitos. Ou seja, mais gastos para o poder público. Para Janny, além de não ter seu médico habitual na UBS, a ideia de voltar ao hospital era impossível. ‘Acha que depois de 3 meses eu ainda volto? Até pensei depois, mas tive um pouco de dificuldade na recuperação, e ela prematura…A gente acabou não indo, meu marido trabalhando, eu sozinha.

Entretanto, a prática de se fazer a laqueadura no momento da cesárea era recorrente no Brasil. Antes de 1996, pacientes e médicos entravam em acordo prévio para que o procedimento seja feito, com relatos até de pagamentos “por fora” para médicos da rede pública. Assim como, surgiram denúncias de que mulheres recebiam a laqueadura como escambo eleitoral, sem nenhuma avaliação médica, principalmente na região Nordeste. 

FENÔMENO BRASILEIRO

Como consequência, dados da Pesquisa Nacional Demográfica da Saúde (PNDS) de 1986 revelaram que 28,2% das mulheres unidas (em relação estável) entre 15 e 44 anos estavam esterilizadas cirurgicamente. O estudo é repetido em 1996 e a taxa sobe para 40,1%. Mas já se sabia, antes desse último estudo, que havia um grande número de mulheres laqueadas no Brasil. Esse fenômeno em massa preocupou pesquisadores, médicos, autoridades e movimentos sociais, o que motivou a implantação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em 1992. 

Um ano depois, o documento de 144 páginas da CPI demonstrou a baixa disponibilidade de métodos anticonceptivos reversíveis para a população de baixa renda, a inexistência de programas de planejamento familiar ou como eram inacessíveis para a maior parte da população. 

Além disso, também revelou casos de esterilizações involuntárias. Isso devido à ausência de políticas públicas de saúde para as mulheres brasileiras, o que resultou na livre atuação de clínicas de planejamento familiar. Muitas delas foram financiadas por fundos internacionais e seguiam as orientações do Relatório Kissinger, que defendia a promoção da contracepção para frear o crescimento populacional de países do terceiro mundo, incluídos aí o Brasil. O relatório sigiloso foi adotado por Gerald Ford, presidente norte-americano de 1975.

Diante dos acontecimentos, em 1996 foi criada a lei do Planejamento Familiar, que chega para ocupar essa lacuna. Como resultado, o PNDS de 2006 tem uma queda nas laqueaduras, agora elas representam 29,1% entre as mulheres unidas na faixa de 15 e 49 anos. Ainda assim, o Brasil tem a décima maior taxa de mulheres laqueadas no mundo, como foi demonstrado em um estudo da Organização Mundial da Saúde de 2015

COMPREENSÃO DO PROBLEMA

O debate acerca da laqueadura envolve questões políticas, sociais, religiosas e demográficas. Muitas optam pela laqueadura devido à falta de acesso direto a outros métodos contraceptivos reversíveis e em sua maioria elas são mulheres de baixa escolaridade. É o que afirma o estudo “História reprodutiva de mulheres laqueadas”, “o método cirúrgico foi o desfecho de uma trajetória ginecológica e obstétrica diferenciada, marcada por questões de gênero no planejamento familiar, pouco esclarecimento e experiência dos meios de conduzir com autonomia sua vida sexual e reprodutiva.”

Ao mesmo tempo, a burocracia para conseguir a cirurgia pelo SUS desanima as mulheres que buscam seus direitos. Somado a isso, temos a desinformação relatada pela entrevistadas e a necessidade da autorização do cônjuge. Titta considera que talvez mais tarde, seja mais fácil conseguir a cirurgia. “Pra mim a laqueadura era o caminho fácil, mas é um caminho que pode se tornar mais fácil aos 40. É um caminho desgastante, não tenho estrutura emocional. Pra encarar, ir em vários médicos. Porque as coisas que eu ouvi desses dois médicos, me deixaram bem passada.”

Para a Bia, esses obstáculos são fruto de “uma sociedade patriarcal, uma coisa de anos e anos da mulher ter que ser submissa, ter que procriar, dar filhos para o marido. Minha família mesmo dizia que eu devia ter mais filhos. Mas a gente tá mudando, independente desse presidente nosso. Acho que o pior é pra mulher negra, pobre e sem estudos.”

Michelle disse que apesar de não ter tido mais filhos, a vontade pela laqueadura também se foi. Hoje, “prefiro fazer outros métodos, não entraria em uma cirurgia pra fazer. No fim, eu aceitei que é natural não laquear, ainda bem que não fiz”, afirma. Ao contrário de Michelle, Janny ainda tem desejo de realizar a esterilização definitiva. “Ainda penso em fazer, final do ano faço 40, então queria mesmo parar de tudo, todos os anticoncepcionais, queria limpar meu organismo de todos esses hormônios sintéticos.”

Comments

  1. I precisely wanted to appreciate you yet again. I do not know the things that I could possibly have used in the absence of the recommendations shown by you concerning this concern. It became the difficult condition for me, but taking note of the specialized approach you treated the issue made me to jump over fulfillment. I will be grateful for the assistance as well as wish you recognize what a great job that you are accomplishing teaching other individuals through your website. I’m certain you’ve never got to know any of us.

  2. A lot of thanks for all of your efforts on this site. Ellie enjoys working on internet research and it is easy to understand why. A lot of people notice all about the compelling tactic you produce invaluable thoughts via this web blog and therefore inspire participation from the others about this idea then our favorite simple princess is always becoming educated a whole lot. Take pleasure in the remaining portion of the year. You’re performing a dazzling job.

  3. I must convey my respect for your kind-heartedness giving support to those people that must have assistance with that question. Your special commitment to passing the message all over came to be surprisingly valuable and has truly allowed women just like me to arrive at their objectives. Your entire interesting key points indicates this much to me and additionally to my colleagues. With thanks; from each one of us.

  4. I precisely desired to say thanks again. I am not sure the things I would have achieved in the absence of the actual creative concepts revealed by you concerning my situation. Previously it was a very frustrating situation in my position, however , noticing this skilled mode you processed the issue took me to weep for fulfillment. I am just thankful for the advice and wish you realize what a great job that you are getting into instructing people using your web site. Probably you’ve never got to know any of us.

  5. I must show appreciation to you just for rescuing me from this type of trouble. Just after looking throughout the world wide web and seeing techniques that were not productive, I was thinking my life was gone. Existing minus the answers to the problems you have solved through this article is a serious case, as well as the ones that might have badly damaged my career if I had not noticed your blog. Your personal competence and kindness in handling all areas was priceless. I’m not sure what I would’ve done if I hadn’t come upon such a step like this. I can also at this point look ahead to my future. Thanks very much for the expert and amazing guide. I will not think twice to suggest the sites to anybody who should receive guidance on this subject matter.

  6. I enjoy you because of all your work on this blog. Ellie loves making time for investigation and it’s really easy to understand why. Most of us hear all relating to the dynamic form you give valuable tips and hints via your web site and as well boost response from other ones on this content then our own simple princess is certainly studying a whole lot. Enjoy the remaining portion of the new year. You’re conducting a tremendous job.

  7. I’m also writing to make you be aware of of the superb experience my child had reading through the blog. She realized numerous issues, with the inclusion of what it is like to have a very effective teaching mood to have many more smoothly gain knowledge of specified complicated things. You really exceeded our own desires. Thanks for giving the necessary, trusted, explanatory not to mention easy tips about your topic to Gloria.

  8. Thanks a lot for giving everyone a very terrific chance to discover important secrets from here. It’s always so nice and as well , jam-packed with amusement for me personally and my office co-workers to search your site at the very least thrice a week to read through the fresh things you have got. And definitely, I’m also actually fascinated considering the outstanding strategies you serve. Selected 1 ideas on this page are unequivocally the most beneficial we have all ever had.

  9. I in addition to my pals were actually reviewing the excellent things located on your web site and so before long came up with an awful suspicion I had not expressed respect to the web site owner for those techniques. These people appeared to be so excited to study all of them and have seriously been tapping into those things. Appreciate your actually being considerably considerate as well as for pick out varieties of ideal subject areas millions of individuals are really desperate to know about. Our honest apologies for not expressing gratitude to earlier.

  10. I precisely wished to thank you so much all over again. I do not know what I could possibly have accomplished without those basics documented by you on such area of interest. It previously was a challenging dilemma in my opinion, however , observing a new expert fashion you managed it made me to cry with delight. I’m just thankful for your guidance and as well , have high hopes you find out what a great job you happen to be doing instructing the rest using your websites. Most probably you have never encountered all of us.

  11. Thank you a lot for providing individuals with an exceptionally pleasant chance to check tips from this site. It can be very pleasant and also packed with amusement for me personally and my office co-workers to search your website particularly 3 times a week to read the latest guides you will have. Of course, I am actually pleased for the unique creative concepts served by you. Some 3 areas on this page are unequivocally the most suitable we have all had.

  12. I would like to show thanks to you for rescuing me from this particular trouble. After looking out throughout the online world and coming across advice which are not beneficial, I figured my life was over. Living minus the solutions to the difficulties you’ve resolved all through your main short post is a critical case, as well as the ones which may have negatively damaged my career if I had not encountered the blog. Your know-how and kindness in controlling the whole thing was precious. I’m not sure what I would’ve done if I hadn’t encountered such a stuff like this. I can now look forward to my future. Thank you very much for your reliable and effective help. I won’t think twice to endorse your web site to any person who needs to have direction about this situation.

  13. I must express appreciation to this writer for rescuing me from this type of issue. Right after researching through the internet and finding views that were not beneficial, I figured my life was over. Living devoid of the strategies to the issues you have solved as a result of your main article content is a critical case, as well as ones which may have negatively affected my career if I hadn’t noticed the website. Your good expertise and kindness in taking care of all the things was priceless. I am not sure what I would’ve done if I hadn’t encountered such a step like this. I am able to at this point look ahead to my future. Thanks for your time so much for your professional and results-oriented help. I will not think twice to endorse your web site to anybody who would need guide on this issue.

  14. I as well as my pals have been digesting the best suggestions found on your website then instantly got a terrible feeling I never thanked the web site owner for those strategies. All the men are already as a result stimulated to read all of them and have in effect truly been making the most of these things. Appreciate your really being quite thoughtful as well as for selecting these kinds of superior resources millions of individuals are really desirous to learn about. My personal sincere regret for not expressing appreciation to earlier.

  15. I really wanted to make a small comment in order to express gratitude to you for all the precious tips and hints you are posting at this site. My time consuming internet lookup has at the end of the day been rewarded with good facts and techniques to talk about with my relatives. I would believe that we site visitors are unequivocally fortunate to live in a very good network with so many brilliant people with valuable solutions. I feel extremely blessed to have discovered your web page and look forward to plenty of more excellent moments reading here. Thank you again for everything.

  16. My husband and i ended up being quite satisfied Peter could complete his research while using the ideas he grabbed from your web page. It is now and again perplexing to just possibly be making a gift of thoughts other people have been selling. We recognize we have got you to thank because of that. All the illustrations you have made, the easy blog menu, the friendships you can assist to engender – it’s got most excellent, and it’s letting our son in addition to us know that that content is fun, which is truly serious. Thanks for the whole lot!

  17. I and also my friends were found to be digesting the good points located on your website and then before long developed an awful feeling I had not expressed respect to you for those techniques. Most of the young boys are already for this reason passionate to learn them and already have actually been taking pleasure in those things. Thank you for genuinely simply accommodating as well as for settling on this sort of wonderful issues millions of individuals are really desperate to know about. Our honest apologies for not saying thanks to sooner.

  18. Needed to send you that bit of word so as to give many thanks over again for these exceptional pointers you’ve shown at this time. It’s unbelievably generous of you to supply without restraint all a number of us could possibly have distributed as an electronic book to help with making some money for themselves, specifically considering the fact that you might have tried it if you wanted. Those guidelines likewise worked like a fantastic way to understand that other individuals have a similar dream just as mine to realize a good deal more when considering this condition. I think there are lots of more enjoyable opportunities up front for individuals that examine your website.

  19. I am commenting to make you understand of the exceptional encounter my cousin’s princess experienced using the blog. She picked up too many details, which include what it’s like to possess an excellent giving spirit to get other people really easily fully understand several tricky matters. You actually surpassed my expected results. I appreciate you for offering such valuable, healthy, explanatory and unique thoughts on that topic to Ethel.

  20. I precisely needed to thank you very much once more. I do not know the things I would have worked on in the absence of these hints shown by you over this theme. Entirely was a very distressing condition for me personally, but looking at the professional avenue you resolved it took me to leap over gladness. I am thankful for your guidance and expect you know what a great job you happen to be undertaking training the others using your web site. Most probably you have never encountered any of us.

  21. I really wanted to write a small comment in order to appreciate you for those splendid guidelines you are giving out at this website. My extended internet investigation has at the end been compensated with excellent facts to exchange with my visitors. I ‘d say that many of us site visitors actually are quite blessed to exist in a fantastic website with many lovely individuals with insightful points. I feel really lucky to have used your entire webpage and look forward to tons of more thrilling times reading here. Thanks once again for a lot of things.

  22. A lot of thanks for your entire hard work on this blog. Betty delights in getting into research and it is easy to understand why. Most of us learn all of the dynamic medium you deliver both interesting and useful items through the blog and even welcome response from other individuals on that content and our child is truly being taught a lot of things. Take advantage of the rest of the new year. You’re the one performing a fabulous job.

  23. Thanks for all your effort on this site. Gloria loves making time for investigations and it is obvious why. I know all relating to the lively method you present worthwhile secrets via your web site and in addition invigorate contribution from other ones about this concern and our own princess is really understanding a whole lot. Take pleasure in the rest of the year. You are always conducting a very good job.

  24. I intended to write you this little remark in order to give many thanks once again for those stunning advice you’ve shown on this site. This is really seriously generous with people like you to supply publicly what exactly a lot of folks would have made available for an e book to help make some profit on their own, principally seeing that you might have tried it in the event you desired. These concepts also worked as the easy way to understand that the rest have a similar zeal similar to my very own to know the truth whole lot more on the topic of this problem. I am sure there are numerous more pleasant moments in the future for people who scan through your blog.

  25. I not to mention my guys have been looking through the excellent solutions on your web page and then got a terrible feeling I never expressed respect to the web blog owner for those techniques. These guys were totally warmed to read all of them and already have unquestionably been enjoying those things. Thanks for being really considerate and for utilizing these kinds of incredible guides millions of individuals are really needing to learn about. Our sincere regret for not saying thanks to sooner.

  26. I truly wanted to type a comment in order to thank you for some of the wonderful steps you are showing on this website. My extensive internet lookup has finally been honored with good quality suggestions to share with my classmates and friends. I ‘d mention that many of us readers actually are very blessed to be in a very good community with so many outstanding individuals with very beneficial solutions. I feel truly grateful to have discovered your entire website page and look forward to so many more pleasurable times reading here. Thanks a lot once more for everything.

  27. My spouse and i ended up being really glad that Albert managed to conclude his basic research by way of the precious recommendations he acquired while using the site. It is now and again perplexing to simply happen to be giving for free tips and hints which often many people could have been trying to sell. We really discover we need the writer to give thanks to for that. The main explanations you have made, the easy site navigation, the friendships you will help promote – it’s got mostly powerful, and it’s helping our son and the family feel that that situation is interesting, and that’s exceedingly serious. Many thanks for all!

  28. I wish to show my gratitude for your kind-heartedness for folks that really need guidance on your concept. Your real dedication to passing the message all through became definitely advantageous and have in most cases enabled workers much like me to reach their targets. Your amazing informative key points denotes a great deal a person like me and additionally to my mates. With thanks; from all of us.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.