Mídia radical: confira as zines do J2 agora online

Contracultural por essência, entenda um pouco mais sobre o universo da publicação independente

Publicado em 06 de mês Agosto de 2019

COLAGEM: Letícia Sartori/JORNALDOIS
Por Letícia Sartori
radical
adjetivo de dois gêneros
  1. 1.
    relativo ou pertencente à raiz ou à origem; original.
  2. 2.
    caracterizado por um sensível afastamento do que é tradicional ou usual; extremado.
     
 

Zines são em essência uma forma de comunicação direta, contracultural, exacerbada e, por que não? Anticapitalista. Mas do que se trata de fato essa plataforma e estilo de publicação? Com perdão da metalinguagem deixo uma zine explicar suas origens e influências ideológicas:

“Zines por quem faz” é parte da zine GRITO VOL. 1  lançada em 2018 
(Textos e Diagramação: Letícia Sartori)

Em 2018 o Jornal Dois foi contemplado pelo edital de Mídias Culturais do Programa de Ação Cultural – ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Uma das contrapartidas do edital foi a publicação de uma série de zines distribuídas gratuitamente para a população bauruense. 

Em um processo que envolveu toda a equipe do jornal, fizemos colagens, reportagens, adaptação de textos, fotos e vídeos e por fim: parimos as zines. Os exemplares foram entregues à população no tradicional Calçadão da Batista de Carvalho, lugar central na identidade de todo bauruense. Protestos, atos, domingos de feira, festejos e sábados de correria no centro – em cada um desses e de tantos outros momentos o Jornal Dois esteve presente, entregando de mão em mão as edições do JORNALZINE.

Além da distribuição cara a cara nossas zines tiveram um lugar especial em certos estabelecimentos da cidade: Fumacê Bauru, Bar do Genaro, Centro Cultural Acesso Popular e a Secretaria de Cultura de Bauru serviram como ponto de entrega das nossas produções.

De futebol feminino à situação do cerrado 014 retratamos diversos temas que agora você pode conferir online! Através do ISSUU, uma plataforma de leitura e publicação de revistas online, nossas zines estarão sempre a disposição.  Acesse nosso perfil e tenha uma boa leitura!

Confira nossa primeira edição: “Galeria a céu aberto” da jornalista Paula Bettelli, que nos conta um pouco da realidade dos artistas de rua da cidade sem limites.

JORNALZINE #1 – Galeria a céu aberto
 (Texto: Paula Bettelli/JORNALDOIS e Diagramação: Letícia Sartori/JORNALDOIS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.