Já Vai?

São Geraldo abre o placar, leva virada e se complica na Segundona. Manchester já sonha com a classificação!

Reportagem publicada em 16 de Julho de 2018

 

 

Final de Copa do Mundo meio dia. Mesmo sem o Brasil lá, dezenas de bares em toda a cidade de Bauru estavam ligados e razoavelmente cheios, com pessoas tomando uma cerveja e fumando um cigarro pós almoço. Inverno no calendário, mas o sol estrala no asfalto quente do Centro Oeste Paulista. Enquanto a bola rolava no segundo tempo do “maior” campeonato de futebol do mundo, São geraldo e Manchester Jovem Mancha entravam em campo na Bela Vista para disputar a 15ª rodada da Segunda Divisão da Liga Bauruense de Futebol Amador, esse sim, o maior campeonato amador do interior de São Paulo.

Duas equipes com propósitos totalmente diferentes na competição. O E C São Geraldo ainda tinha chances matemáticas de se classificar, mesmo que difícil, mas já tinha jogado a toalha. Vinha de um W.O. que deu 3 pontos de graça para o Meninos da Vila. Inclusive começou o jogo com a menos, ficou com 11 em campo aos 15 da primeira etapa e voltou a ter um a menos quando o camisa 9 saiu machucado.

O Manchester entrou com 16 pontos, precisando somar para se garantir. Era um jogo ideal, dada as circunstâncias da partida. Com os resultados de sábado, a vitória já classificaria o tradicional time do Manchester para a segunda fase e daria tranquilidade já que as duas últimas rodadas serão confrontos diretos.

Mas no primeiro tempo as forças se equivaleram. Mesmo com um jogador a menos o São Geraldo mostrou que tinha jogo. O principal nome do time era o camisa 10 Sukita. Ele distribuía o jogo, articulava as principais jogadas e cadenciava o jogo para o clube da Zona Norte. E logo aos 10 minutos, em falta na entrada da área, o proprio Sukita deu uma pancada no canto do goleiro que espalmou pra dentro. 1 a 0 e o São Geraldo provava que tinha jogo. Mas não teve nem tempo de comemorar. 2 minutos depois, eu uma linda jogada que foi de pé em pé, o camisa 9 Buiu fez o pivô e Diego bateu colocado, 1 a 1.

Daí até o final da primeira etapa o jogo ficou parelho. O São Geraldo completou 11 em campo e nenhum dos dois conseguia criar chances muito explícitas de gol. O manchester contou com a qualidade do centroavante Buiu, que lá da frente conseguia pensar o jogo, segurar a bola na frente para a chegada de quem vinha de trás. Fim de primeiro tempo e 1 a 1 no placar.

No intervalo era evidente que o São Geraldo estava entregue. Muito cansaço e quase todos os jogadores estirados no chão. O Manchester tava pilhado e queria virar logo a partida.

Na volta o Manchester foi pra cima. Se não fizesse o gol rápido poderia virar drama. Mas aos 11 minutos, o camisa 11 Di fez bela jogada pela ponta e deixou Buiu livre, só com o trabalho de empurrar pra rede. 2 a 1. Aí abriu a porteira. Aos 15 minutos, de novo ele, Buiu, numa patada de esquerda, pegando a bola no alto, ampliou. 3 a 1. O Manchester ficou então tocando a bola e esperando os espaços. Sukita até tentava um lance ou outro mas o São Geraldo já não tinha mais pernas. Aos 28 ainda veio mais um golpe. Em falta cobrada na lateral da área, a bola espirrou e sobrou para Cortes dar números finais, 4 a 1.

O São Geraldo está eliminado e agora cumpre tabela na competição. Teve um desempenho muito aquém do esperado e, até então tem somente 5 pontos em 45 disputados. Abandona o campeonato com raça e dignidade. Tem a segunda pior defesa com 43 gols sofridos. Agora, só espera para o ano que vem pra colocar ordem na casa e tentar se classificar.

O Manchester, por outro lado, está classificado. Vai com tudo para a proxima fase. Enfrenta ainda dois times que podem avançar também e que oferecem riscos. Jardim Europa e Bela Vista vão medir forças com o Mancha, que precisa ganhar para já começar as oitavas com uma cancha maior. Vencer esses jogos dá moral para um time que ganhou 5 jogos e empatou 4. Tem um elenco qualificado e uma torcida que é fiel e cobra demais. Pode surpreender muita gente. Daqui 3 semanas, o campeonato é outro e começa do zero.

O AMADOR É GIGANTE

Imagens, edição e texto: Lorenzo Santiago / JORNAL DOIS