Jornal Dois disponibiliza relatório da Comissão da Verdade de Bauru “Irmãos Petit”

Publicado em 06 de abril de 2023

Roque Ferreira em uma das manifestações pela educação em 2019. Roque lutou contra a ditadura na juventude e, quando vereador, atuou ativamente para que se registrassem os crimes e a violência política praticados em Bauru durante o período militar.
Editorial

A Comissão da Verdade “Irmãos Petit”, iniciada em 2013 com o objetivo de investigar ações de repressão e violência política em Bauru no período ditatorial, culminou em um relatório final em 2015. O documento, além de apresentar o contexto social, histórico e político da cidade à época dos militares, também propunha um projeto político-educacional em prol da conscientização sobre o regime de exceção.

Não é exagero dizer que esse relatório já pode ser considerado um documento histórico para Bauru, de fundamental importância para movimentos sociais, coletivos, organizações políticas e para a democracia.

Capa do relatório da Comissão da Verdade de Bauru "Irmãos Petit" (Imagem: CVB)

No entanto, após uma série de três reportagens sobre a ditadura militar em Bauru, produzidas pelas jornalistas Caroline Campos e Giullia Colombo e pelo jornalista Vitor Tenca e veiculadas pelo Jornal Dois, tornaram-se evidentes as omissões institucional e midiática a respeito da memória do período ditatorial em nossa região.

Na instalação da Comissão da Verdade na Câmara Municipal de Bauru, houve um acordo para que o relatório fosse disponibilizado no site da casa legislativa. Após oito anos da finalização do documento, a câmara e o poder público municipal ainda não o disponibilizam por nenhum meio.

O Jornal Dois, como uma mídia que assume a defesa da democracia popular, dos Direitos Humanos e daqueles que são excluídos por mecanismos de manutenção das desigualdades, não poderia deixar de apontar essas contradições no mês em que o golpe militar completa 59 anos.

Como forma de tensionar esse tema diante das omissões do poder público, e para que o conhecimento sobre os crimes da Frente Anticomunista de Bauru durante a ditadura seja livre e irrestrito, o Jornal Dois oferece o acesso ao relatório da Comissão da Verdade “Irmãos Petit”, de forma permanente, através deste link.

Salve os caboclos de julho
Quem foi de aço nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês

(Trecho do samba-enredo “História pra ninar gente grande”, apresentado pela Estação Primeira de Mangueira no carnaval carioca de 2019)

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.