No entanto, após uma série de três reportagens sobre a ditadura militar em Bauru, produzidas pelas jornalistas Caroline Campos e Giullia Colombo e pelo jornalista Vitor Tenca e veiculadas pelo Jornal Dois, tornaram-se evidentes as omissões institucional e midiática a respeito da memória do período ditatorial em nossa região.
Na instalação da Comissão da Verdade na Câmara Municipal de Bauru, houve um acordo para que o relatório fosse disponibilizado no site da casa legislativa. Após oito anos da finalização do documento, a câmara e o poder público municipal ainda não o disponibilizam por nenhum meio.
O Jornal Dois, como uma mídia que assume a defesa da democracia popular, dos Direitos Humanos e daqueles que são excluídos por mecanismos de manutenção das desigualdades, não poderia deixar de apontar essas contradições no mês em que o golpe militar completa 59 anos.
Como forma de tensionar esse tema diante das omissões do poder público, e para que o conhecimento sobre os crimes da Frente Anticomunista de Bauru durante a ditadura seja livre e irrestrito, o Jornal Dois oferece o acesso ao relatório da Comissão da Verdade “Irmãos Petit”, de forma permanente, através deste link.