Assim como para outras crianças dos anos 80, a Turma da Mônica marcou a infância de Fábio Aznar. O cirurgião era fã e colecionava os gibis. Além disso, a turminha contribuiu com o seu processo de alfabetização na época.
A história por trás dos gibis
Mauricio iniciou sua carreira em 1959 na Folha da Tarde, edição vespertina do grupo que hoje edita a Folha de S. Paulo. No caderno “Ilustrada”, o cartunista publicou a sua primeira tirinha cujos personagens eram o cachorro Bidu e seu dono Franjinha.
A personagem Mônica, inspirada em sua filha bauruense, apareceu pela primeira vez em 1963 como coadjuvante em uma tirinha do Cebolinha, mas logo transformou-se na protagonista de Mauricio. Somente sete anos depois, em 1970, Mônica ganhou a sua própria revista publicada pelo Editora Abril.
Não demorou muito tempo para aos personagens do cartunista ultrapassarem os limites dos jornais e dos gibis e tomarem grandes dimensões, alcançando produtos licenciados, programas de televisão, parque infantil, canais no YouTube e tradução para mais de 30 países.
Depois de vender um bilhão e duzentos milhões de revistas em 60 anos de existência, a Turma da Mônica passou a fazer parte até do processo de alfabetização de crianças por diversas gerações.
As histórias da turminha, produzidas pela Mauricio de Sousa Produções – empresa fundada pelo cartunista, ainda podem ser encontradas em livros didáticos e em provas para acesso ao nível superior.
Quadrinhos para informar
Em 2018, uma parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) e o Instituto Maurício de Sousa resultou na criação de uma versão com linguagem acessível do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O objetivo do projeto era utilizar a linguagem dos quadrinhos e dos personagens do bairro do Limoeiro para apresentar, de forma lúdica, às crianças e aos adolescentes, os seus direitos.
O contato e a responsabilidade com o público infantil e jovem permanecem constantes e além das páginas dos gibis. Em meio à pandemia de COVID-19, algo surpreendente aconteceu: o Cascão superou o seu medo de água e foi lavar as mãos. A ação foi feita para enfatizar a importância dos cuidados com higiene para combater o avanço do vírus entre as crianças. O anúncio oficial foi feito na conta do Twitter da Turma da Mônica.