Na defesa de suas terras, muitos nativos foram assassinados ou expulsos pelos “desbravadores”. A história de Bauru não é diferente do contexto a nível nacional: também é manchada de sangue.
Constituição
O ponto de partida para a formação do povoado de Bauru aconteceu a partir de doações de terras de dois fazendeiros para a Igreja Católica, em 1885 e 1893, respectivamente. Neste contexto, de acordo com o livro, era comum que as famílias fizessem esse tipo de doação: seja por devoção ou por prestígio social.
Em 1893, foi criado o Distrito de Paz de Bauru e no ano seguinte, em julho, o primeiro cartório foi instalado na região. As primeiras eleições ocorreram um ano mais tarde, em 1895, iniciando o primeiro período legislativo da Câmara Municipal, entre 1896 e 1898. A legislatura é o período de quatro anos de mandato dos vereadores eleitos a partir da posse. Atualmente, a cidade está em sua 33ª legislatura.
A data em que se celebra o aniversário do município, 1º de agosto, remete ao momento em que a lei 428 é promulgada pelo Estado, em 1896. O artigo primeiro desta legislação diz o seguinte: “O Município de Espírito Santo da Fortaleza passa a denominar-se Bahurú, mudando-se a sua sede para esta última povoação”. Na época, não existiam limites territoriais consolidados, e a sede do município era disputada em nível local.