“Eu tava procurando estatísticas da situação no Brasil e só encontrava gráficos em sites gringos”, conta Daniel. “A gente vê dados nas notícias, mas às vezes é difícil achar a notícia de novo. Então pensei de ter um site pra apresentar informações de forma simples e que você sempre pudesse voltar lá pra se atualizar”.
A proposta é apresentar informação de um jeito prático e acessível, por meio da visualização de dados. “Queríamos algo que fosse fácil de olhar e entender”, explica Gabriela. “A pessoa se informa sem ter que ler tanta coisa pra chegar naquela informação que ela queria saber, que é o estado dos casos da covid-19”.
O projeto foi lançado na semana passada, e o tempo que a dupla levou entre pesquisa e desenvolvimento não foi mais do que 24 horas.
Depois do primeiro dia no ar o site recebeu uma atualização: “Antes dava pra ver só os dados do Brasil, agora dá pra escolher por estado”, informa a designer.
Com atualizações diárias, o site bauruense tem como referência os números divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Worldometers – que contabiliza casos de coronavírus ao redor do planeta. Um programa conecta as bases de dados e é acionado manualmente por Daniel todos os dias, às seis da tarde. “Preferi manter a atualização manual para não correr o risco de mudar alguma coisa e eu nem ficar sabendo”, conta o programador.
Os realizadores divulgaram o projeto em suas redes sociais, e agora buscam formas de melhorar a apresentação das informações no site para chegar a cada vez mais pessoas. “Conforme a gente for tendo mais ideias, vamos incrementando”, comentam.