Mais de 50 mulheres indígenas de Avaí, Arco-Íris e contexto urbano de Bauru chegaram em Brasília neste domingo (6) para participar da 2ª Marcha de Mulheres Indígenas, que acontece no dia 9 de setembro na capital federal.
Com o tema “Mulheres originárias: reflorestando mentes para a cura da Terra”, a mobilização reúne cerca de 4 mil mulheres indígenas de mais de 150 povos do Brasil, que estão acampadas no Complexo Cultural Funarte. De acordo com Irinéia Terena, vice-líder da Associação das Mulheres Indígenas de Tereguá, localizada em Avaí, a marcha é um evento político e social indígena, que serve para promover o encontro e o fortalecimento das mulheres originárias.
Além da marcha, a programação da mobilização, que vai até sexta-feira (10), conta com a realização de plenárias e do II Fórum Nacional das Mulheres Indígenas. Segundo Mariana Lacava, indígena em contexto urbano de Bauru, as discussões que serão levantadas envolvem temas como violências de gênero e as ameaças sofridas aos direitos das mulheres indígenas.