Por Bibiana Garrido


Paulo Ferreira Leite e Richard Tenedine ocuparão por trinta dias as cadeiras de vereadores na Câmara Municipal de Bauru. Os dois são suplentes do Partido Progressista (PP) por causa do afastamento dos vereadores Fábio Manfrinato e Markinho Souza.

Manfrinato concorre ao cargo de deputado estadual, auxiliado por Markinho nessa campanha. Mais dois vereadores da cidade participam das eleições, sem pedido de afastamento: Telma Gobbi (SD) é candidata a deputada estadual, e Natalino da Silva (PV), a deputado federal.

O mandato dos suplentes em Bauru vai até dia 6 de outubro, véspera das eleições de 2018. Cada suplente do PP foi definido de acordo com o número de votos que recebeu na última eleição municipal.

Os novos vereadores de Bauru: à esquerda, Richard Tenedine, à direita, Paulo Ferreira Leite, ambos do PP (Fotos: Divulgação/Redes sociais)

Também conhecido como “Coxa”, Paulo Ferreira Leite recebeu 1.338 votos para vereador e, não eleito, ficou como primeiro suplente da coligação PP/PROS. Richard Tenedine ficou como segundo suplente da coligação, teve 1.047 votos. Nas eleições municipais de 2016, Coxa e Tenedine ocuparam a 27ͣ e a 37ͣ posição na classificação dos candidatos mais votados.

“Eu acho que muitos candidatos deveriam fazer o que o Fábio fez, se afastar para se dedicar à campanha”, opina Tenedine. “Tem muita gente que critica porque votou no candidato e ele está se afastando. Mas não foi uma mudança de cargo, a população votou na gente. Ele pediu afastamento e não está sendo remunerado”.

Propostas

Na primeira sessão legislativa como empossado, Coxa apresentou demandas do bairro Ouro Verde. “Falo da carência de esportes e lazer para as crianças e jovens, essa sem dúvida é uma das minhas bandeiras e que vale praticamente para todas as regiões da cidade”, disse na bancada. Junto do parlamentar, o prefeito Clodoaldo Gazzetta se comprometeu a visitar a região.

“Eu tô correndo as secretarias para saber até onde posso ser atendido”, afirmou o vereador. Em contato com a equipe do Jornal Dois, Coxa explica que está conhecendo os secretários municipais e estudando possibilidades de atuação. Vagas na educação, reformas dos prédios das escolas e a valorização dos professores são pontos abordados em seu discurso.

Para Tenedine, o começo do mês de setembro também está sendo dedicado a essa espécie de pesquisa de campo. “É muito pouco tempo para defender uma causa, por enquanto pretendo atuar na rua, com a população, ouvindo demandas”, argumenta. Em pronunciamento de posse, o vereador afirmou ter como prioridades a defesa dos direitos dos idosos e do bem-estar animal.

As ações durante os mandatos da suplência incluem a divulgação do partido ao eleitorado bauruense, tendo em vista as próximas eleições municipais. “Isso ajuda os eleitores a escolher melhor e repensar os votos que são sempre nas mesmas pessoas”, avalia Tenedine. “O partido nos deu essa oportunidade de mostrar nosso trabalho e fazer o PP crescer em Bauru”, ressalta.

Cerimônia de Posse de Richard Tenedine, da esquerda para a direita estão os vereadores: Alexssandro Bussola, presidente da Cãmara Municipal, Richard Tenedine, Paulo Coxa e Markinho Souza (Foto: Divulgação/Assessoria Câmara Municipal)