Vereadora faz BO contra radialista da Jovem Pan por ameaça

Durante programa, apresentador Alexandre Pittoli falou em “se livrar de algumas personalidades” presentes em audiência da Câmara Municipal, presidida por Estela Almagro (PT)

Publicado em 24 de setembro de 2021

Boletim de ocorrência feito pela vereadora contra Alexandre Pittoli (Imagem: Whatsapp/Reprodução)
Por Michel F. Amâncio
Edição Camila Araujo

A vereadora Estela Almagro (PT) registrou um boletim de ocorrência nesta quinta-feira (23) contra o radialista Alexandre Pittoli, âncora da rádio Jovem Pan News de Bauru, por incitação ao crime, ameaça e injúria. Em seu programa matinal no dia 23 de setembro, o radialista fez declarações sobre uma audiência pública da Comissão de Fiscalização Permanente, da Câmara Municipal, presidida pela vereadora petista, em que se discutiu a legalidade da intervenção da Praça Portugal, em que mais de 50 árvores foram suprimidas do local com autorização da Prefeitura. “Eu gostaria de ver as luzes apagadas e uma foice na mão de cada um ali, e a gente iria se livrar de algumas personalidades”, afirmou Pittoli na ocasião.

A vereadora estava em uma oitiva da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a relação da Fundação Estatal Regional de Saúde da região de Bauru (FERSB) com a Prefeitura, quando soube das declarações do radialista: “Considerei tão grave o que aconteceu que interrompi as oitivas da CEI pra poder buscar providências no campo jurídico, no campo policial e também do ponto de vista político”. O Jornal Dois entrou em contato com Pittoli, que não quis se manifestar.

Estela procurou apoio jurídico da Câmara Municipal e registrou um boletim de ocorrência contra Pittoli, em que ele é apontado como possível autor de crimes “contra a pessoa e contra a paz pública”. Estela também enviou uma representação à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, pedindo a apuração da conduta do apresentador. A representação se baseia no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e destaca os seguintes artigos:

Art. 7º O jornalista não pode (…) V – usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime;

Art. 10. A opinião manifestada em meios de informação deve ser exercida com responsabilidade;

Art. 12. O jornalista deve (…) III- tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.

Na última segunda-feira (20), em outra manifestação de Pittoli, o radialista chegou a afirmar que a ocupação na Praça Portugal entre os dias 16 e 19 de setembro foi “movida a muita maconha e muita festinha”. Ele também chamou de “vagabundos e maconheiros” os ativistas, militantes e moradores da região da praça que estiveram presentes no protesto.

Crianças, idosos e moradores da região estiveram na Praça Portugal entre os dias 16 e 19 deste mês, compondo as atividades do acampamento "Levante Pelas Raízes" (Foto: Camila Araujo/Jornal Dois)

“A forma como ele se referiu a todo o levante, que incluía movimentos sociais, estudantes, professores, cidadãos e partidos políticos, foi extremamente desrespeitosa”, disse a vereadora ao J2, afirmando que após sua intervenção na tribuna na Câmara na segunda-feira a respeito dos comentários do radialista, ele teria entrado em contato com a parlamentar dizendo que não estava se referindo a ela. “Eu disse que quando ofendem aos meus, ofendem a mim também. Eu estava num coletivo, e não isolada”, acrescentou.

Na quinta-feira (23), depois das falas contra a petista, Pittoli reafirmou seu posicionamento contra as pessoas que estiveram na Praça Portugal: “Eu falei dos maconheiros e vagabundos que tinham ali no final de semana, além de pessoas do bem”, acrescentando que não estava “nem aí para os que estão bravos, porque a família que lá foi sabe que não é dela que eu estou tratando”.

De acordo com a vereadora, o radialista ligou para o seu gabinete ao saber da repercussão dos seus comentários. Estela disse que não quis falar com o comunicador. No mesmo dia, à tarde, ele falou na rádio que teria brincado pela manhã. “Foi uma sutil brincadeira. Mas ela entendeu como uma ameaça de morte”, disse.

“À tarde eu soube que ele me mencionou em vários momentos dizendo que era brincadeira e eu que não tinha entendido. Além de querer me matar, também me chama de burra? Eu sei muito bem o que alguém faz com o outro com uma foice na mão, que inclusive é uma arma branca. A frase dele é inequívoca. Tentar se fazer de desentendido é ainda mais absurdo”, afirmou Estela ao J2.

Após o episódio, a vereadora disse ter sido procurada pelo Observatório Nacional da Mulher na Política, lançado em junho deste ano por iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. O órgão é composto por pesquisadoras, parlamentares e representantes de organizações governamentais e não-governamentais, e tem como objetivo mapear a atuação de mulheres na política nas esferas federal, estadual e municipal.

“Meu espaço de atuação e de luta é a tribuna, o Plenário da Casa. E quando o mandato foi atingido, sobretudo na minha condição de mulher, foi um crime de misoginia. Há leis que garantem a livre atuação parlamentar das mulheres”, afirmou, referindo-se ao artigo 326-B da Lei 14192 de 4 de agosto de 2021.

A lei prevê reclusão de 1 a 4 anos e multa para quem “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo”.

Alexandre Pitolli é apresentador da rádio Jovem Pan News Bauru (Colagem por Letícia Sartori do Jornal Dois sobre imagem reprodução/Twitter)
Alexandre Pitolli é apresentador da rádio Jovem Pan News Bauru (Colagem por Letícia Sartori do Jornal Dois sobre imagem reprodução/Twitter)

“Ele tem uma postura de direita, o que até então é um direito dele, mas agora tem avançado para o fascismo”, opinou Estela. De acordo com a vereadora, Pittoli “tem sido extremamente agressivo com os movimentos progressistas, preconceituoso, e isso quebra com o ofício de um jornalista, porque ele tem que considerar posições distintas, ainda que ele se incline por uma delas”.

Assim como todas as emissoras de rádio e televisão do país, a Jovem Pan News local é uma concessão pública. Segundo o Artigo 221 da Constituição Federal, todo veículo de comunicação que dependa de licença do Estado deve “respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família”.

Em agosto de 2020, durante apresentação de seu programa na rádio, o radialista afirmou que educadores da rede de ensino municipal deveriam ter “vergonha na cara” pelo atraso da Prefeitura na distribuição do vale-merenda e questionou os salários de diretores de escolas públicas. Em janeiro de 2021, quando o número de mortos pela covid-19 no Brasil chegava a 225 mil pessoas, Pittoli chamou os professores do município de “covardes e vagabundos” por estarem ministrando aulas à distância. “Pode chamar a rádio de fascista, do que vocês quiserem, não tô nem aí”, acrescentou.

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês. 

Comments

  1. My spouse and i felt absolutely joyous that Albert managed to do his studies by way of the ideas he acquired through your web pages. It’s not at all simplistic to just possibly be giving freely information and facts some other people may have been selling. And we also do know we need the website owner to give thanks to for this. These explanations you have made, the straightforward blog menu, the relationships you will make it easier to instill – it’s got many astonishing, and it’s aiding our son in addition to us understand the content is satisfying, and that’s extraordinarily indispensable. Thank you for the whole thing!

  2. Thank you so much for giving everyone a very memorable chance to read in detail from this website. It’s always so pleasurable and as well , jam-packed with a good time for me personally and my office co-workers to search your web site a minimum of thrice in one week to read the new issues you will have. Not to mention, I am usually fulfilled for the tremendous ideas served by you. Certain 3 ideas in this posting are unequivocally the finest we have all had.

  3. I enjoy you because of all of the labor on this web site. My mom delights in managing research and it is easy to see why. All of us learn all about the dynamic medium you convey rewarding things via your web blog and therefore attract contribution from other individuals on that area of interest while my princess is actually understanding so much. Enjoy the remaining portion of the year. You’re the one performing a useful job.

  4. Thank you so much for giving everyone remarkably marvellous possiblity to read articles and blog posts from this website. It really is very useful and also full of amusement for me and my office mates to visit your website at minimum three times every week to learn the newest things you will have. And indeed, I am also actually fulfilled with the excellent pointers you give. Certain two points in this posting are particularly the very best we have ever had.

  5. I must show appreciation to the writer for bailing me out of such a crisis. Just after exploring through the world-wide-web and meeting thoughts that were not beneficial, I thought my entire life was done. Existing without the approaches to the difficulties you’ve fixed by way of the blog post is a serious case, and those which could have badly damaged my entire career if I had not noticed your site. The know-how and kindness in maneuvering all things was important. I am not sure what I would have done if I had not discovered such a point like this. I’m able to now relish my future. Thank you very much for the specialized and amazing help. I won’t hesitate to suggest your blog to anyone who ought to have guide on this topic.

  6. I and my pals were found to be looking at the great guidelines located on your web page and then before long I got a terrible feeling I had not thanked you for those tips. The guys were definitely as a result joyful to learn all of them and have now actually been tapping into them. Thank you for being simply kind as well as for utilizing such magnificent topics most people are really needing to be informed on. My very own honest apologies for not saying thanks to earlier.

  7. I precisely wanted to thank you so much once again. I do not know what I might have tried without the entire tricks discussed by you on such theme. This has been a frustrating situation for me, nevertheless looking at the very professional strategy you resolved it forced me to leap for gladness. Now i am happier for your work and as well , believe you really know what a great job you happen to be getting into educating many people using your web page. I am certain you haven’t met all of us.

  8. I truly wanted to compose a small comment so as to say thanks to you for these great pointers you are writing on this website. My particularly long internet research has now been rewarded with professional facts and techniques to talk about with my company. I would express that we site visitors actually are rather endowed to exist in a remarkable community with many special individuals with helpful tips. I feel really happy to have encountered your entire website and look forward to really more entertaining minutes reading here. Thank you once again for everything.

  9. I wanted to send you that tiny word to help give thanks yet again regarding the pleasing tips you have shared in this case. This is quite wonderfully generous of people like you giving unreservedly all that most of us might have offered for an ebook to help make some profit for themselves, primarily given that you could have done it in the event you desired. The tactics in addition served to become great way to be certain that other people online have a similar desire just as my personal own to figure out more and more in respect of this issue. I am sure there are several more fun instances in the future for those who find out your blog.

  10. I’m also commenting to let you be aware of of the incredible encounter my cousin’s child had studying your web site. She discovered so many things, which include what it’s like to have a marvelous coaching heart to make a number of people smoothly master specific tricky matters. You undoubtedly did more than our desires. Many thanks for giving those helpful, trusted, educational and even fun tips on this topic to Jane.

  11. Thank you so much for providing individuals with remarkably pleasant opportunity to read articles and blog posts from this website. It’s always very useful and also stuffed with a good time for me and my office mates to search your website at a minimum thrice in one week to learn the latest stuff you have got. And indeed, I’m also at all times pleased with your staggering thoughts you give. Some 3 areas on this page are easily the simplest I’ve had.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.