Depois de mobilização da categoria, trabalhadores da coleta de lixo são vacinados em Bauru

Campanha específica com a vacina de dose única da Janssen, que chegou na cidade em 28 de junho, abrangeu população em situação de rua, coletores de lixo, fiscais e agentes de trânsito

Publicado em 05 de julho de 2021

Silmara de Fátima é a primeira mulher coletora de lixo de Bauru
Por Camila Araujo

Trabalhadores da coleta de lixo foram imunizados dentro de campanha específica para a categoria no último sábado (3). A ação aconteceu com a chegada da vacina Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, em dose única e que, segundo a prefeitura, não comprometeu “a imunização dos demais públicos que já estão na campanha” da cidade. A imunização em Bauru segue critérios de idade, comorbidade, gestantes ou puérperas, e pessoas com deficiência permanente.

O Jornal Dois chegou a informar na quinta-feira (1º) que havia 499 casos de funcionários da EMDURB sendo acompanhados com suspeita de estarem contaminados pela covid-19, e 31 casos de coletores de lixo que comprovadamente se contaminaram com a doença. A reportagem do J2 mostrou ainda que houve uma mobilização da categoria para que fossem incluídos no grupo prioritário, com a entregue de um abaixo-assinado para a prefeita Suéllen Rosim (Patriota).

As doses da Janssen chegaram em 28 de junho e até aquele momento não havia informações sobre esta imunização. No dia seguinte, sexta-feira (2), a prefeitura divulgou o início da vacinação da população em situação de rua, de coletores de lixo, fiscais e agentes de trânsito.

Cerca de 140 coletores e motoristas de caminhões de lixo da EMDURB foram vacinados no sábado (3), no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A J2 esteve lá e conversou com trabalhadores da categoria.

Veja no vídeo:

Filmagem por Camila Araujo e edição de vídeo por Paula Palma. 

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.