Sociedade Amigos da Cultura lança edital para artistas de Bauru

Inscrições abertas até 31 de maio para artistas e profissionais
que queiram participar da Mostra Virtual de Artes Cênicas

Publicado em 23 de maio de 2020

Por Mariana Vita, colaboração para o Jornal Dois

A Sociedade Amigos da Cultura (SAC) lança a Mostra Virtual de Artes Cênicas (I MOVA), com edital de chamamento para vídeos que serão exibidos no canal do YouTube e nas redes sociais da SAC. O objetivo é apoiar o setor cultural de Bauru durante a pandemia de coronavírus.

O edital é voltado para artistas e profissionais do segmento de artes cênicas residentes na cidade de Bauru. As propostas devem estar nas seguintes categorias de apresentação: cenas curtas, esquetes, contação de histórias, números de circo, dança, leitura dramática e performance.

Os vídeos, com duração entre 10 e 20 minutos, serão produzidos pelos proponentes e não precisam estar prontos no ato da inscrição. A seleção será feita pela diretoria da SAC e as propostas poderão ser chamadas a qualquer momento, enquanto houver recurso
disponível, portanto, não será divulgada uma lista de selecionados. A remuneração pelo
material em vídeo será no valor de R$ 200.

“Nós reconhecemos que um valor mais alto para a remuneração seria ideal, mas no
momento difícil que o setor está passando, entendemos que com este valor teremos a
capacidade de atender um número maior de artistas e profissionais”, comenta o presidente da SAC, o produtor cultural José Vinagre.

O edital completo pode ser solicitado pelo e-mail sac.mova@gmail.com, endereço que
também recebe as inscrições. O proponente deve incluir sua identificação, um breve
currículo e a descrição do que será apresentado.

Mudança de planos devido à covid-19

A SAC recebeu o prêmio ProAC Pontos de Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia
Criativa do Estado de São Paulo, em 2019, e planejou uma série de ações gratuitas para
2020. Dentre as ações previstas estavam o Ciclo Cultura & Política, uma série de palestras, debates e bate-papos, e a Oficina de Produção Literária, junto ao grupo Expressão Poética. 

Ambas as ações tiveram início no mês de março, mas foram interrompidas devido à
pandemia de coronavírus. Diante do imprevisto, a diretoria da SAC optou por canalizar
esforços para o apoio à categoria de artistas e profissionais da cultura da cidade.

O presidente da SAC, José Vinagre, atenta para a crise provocada pela pandemia no setor cultural de Bauru: “com apresentações, eventos e cursos cancelados ou adiados, muitos artistas, profissionais da cultura e espaços culturais da cidade enfrentam dificuldade para se manter durante o necessário período de distanciamento social. Nós tomamos como inspiração o edital lançado pela Casa das Artes, de Ribeirão Preto, que, assim como tantas outras organizações independentes, estão dando a sua contribuição para apoiar o setor. A SAC modificou o planejamento de 2020 para promover a realização da mostra e auxiliar de alguma forma os trabalhadores da cultura que estão sem renda nesse período”.

Nem todas as atividades previstas inicialmente pela SAC foram adiadas ou canceladas. Os integrantes do grupo Expressão Poética estão produzindo um vídeo para participar
virtualmente do 14º Festival Palabra en el Mundo e em breve será lançada uma antologia
escrita por seus integrantes.

A atriz Regina Ramos, que integra a diretoria da SAC e o grupo Expressão Poética, diz que o momento é para flexibilidade e aprendizado. “A cultura sempre contornou obstáculos e saltou barreiras. Nós queremos que a poesia continue a chegar no coração das pessoas porque, assim como a cultura é viva e presente, nós também estamos vivos e presentes. A poesia não pode parar”, comenta.

As atividades do Ponto de Cultura SAC – Sociedade Amigos da Cultura são desenvolvidas com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Programa Cultura Viva, da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.

Leia o edital completo e acompanhe a SAC nas redes sociais: @sacbauru.

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.