Segundo dia de acampamento reúne milhares de indígenas em Brasília contra o marco temporal

O julgamento da PL 490, previsto para julgamento na quarta-feira, 25 de agosto, foi adiado; indígenas realizam sessão plenária no acampamento

Publicado em 27 de agosto de 2021

Por Joyce Rodrigues e Victória Ribeiro
Segundo dia de ato pela demarcação de terras indígenas e contra o Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal (STF) reúne milhares de indígenas do Acampamento Luta Pela Vida, que acontece em Brasília nesta semana. O julgamento que define os rumos das demarcações de terras indígenas estava previsto para acontecer nesta última quarta-feira (25), mas foi adiada para a data de hoje, e ainda não foi concluído. A análise vai continuar no dia 1° de setembro. A sessão retorna com falas de 39 entidades, que se manifestarão contra e a favor dos indígenas, seguida da votação dos ministros.
 
Na sessão desta quinta-feira, o ministro Edson Fachin, relator do caso, leu seu relatório. É uma espécie de resumo do que será julgado. O ministro já havia se manifestado a favor dos indígenas, quando o processo estava no plenário virtual da Corte, antes de ser mando para o debate no plenário do tribunal.
“Próxima semana vamos estar juntos nessa luta porque essa luta é de todos”, declarou a deputada Joênia Wapichana (Rede-RR). A congressista afirma que a aprovação da tese é uma “quebra da Constituição”.
 
Uma plenária foi realizada no Acampamento Luta Pela Vida no início da noite desta quinta, após o encerramento da sessão no STF. Eloy Terena, coordenador jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), alega que o adiamento do julgamento já era esperado e que o que for definido pelo STF servirá como “diretriz principal” para todas as terras indígenas do Brasil. “Temos esperança de que o Supremo irá manter sua jurisprudência”, declara Eloy.
 
A abertura da plenária contou com a apresentação das danças tradicionais do povo Terena de Mato Grosso do Sul. As deputadas Joênia Wapichana e Erika Kokay (PT) fizeram as falas iniciais do evento.

Clique para carregar as fotos:

A convite da Terra Indígena de Araribá, o Jornal Dois acompanha a delegação dos povos indígenas da região de Bauru em Brasília até domingo (28). O transporte foi custeado pelo Sindicato dos Servidores Públicos, Sindicato dos Bancários e a Apeoesp.

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.