Rádio 014

Acompanhe a sonoridade 014 com o Jornal Dois e conheça os novos sons, músicas e clips do interior paulista.

Publicado em 22 de agosto de 2021

Produção, dados e texto por Letícia Sartori e Patricia Domingos
Artes e Identidade Visual por Binho Raciocínio
O novo projeto cultural do Jornal Dois reúne os lançamentos musicais espalhados pela cidade sem limites e outros territórios do universo 014. Conheça novas sonoridades, vídeo-clips, artistas, produtoras e os demais causos e contos da musicalidade do centro-oeste paulista. Este espaço-tempo visceral que está sempre em contínua expansão cultural, experimentando as inúmeras faces do “fazer cultura” pelo interior. 

A cada domingo novos artistas, trabalhos e composições originais para você conhecer, acompanhar e fortalecer. Quer divulgar um novo lançamento? Basta entrar em contato com a nossa equipe através das nossas redes sociais.

Agora, vamos aos fatos? Confira os lançamentos selecionados pela equipe J2: 

EP Marginal Eleganzza – Santina

A sexta-feira, 13 de agosto, trouxe ao ar o novo trabalho da multi-artista Santina. O EP Marginal Eleganzza reúne 5 novas músicas da cantora em uma produção compartilhada com outros artistas da cidade. O projeto lançado pela Gravadora Pisces, com produção musical de Abner Mozart, pode ser acessado através de diversas plataformas, do Youtube ao Spotify.

O bônus do lançamento vem na versão ao vivo, que você confere através do show de lançamento do EP, no Festival Fuzuê ODARA, edição LGBTQIA+ do coletivo Fuzuê 014. Confira a apresentação de Santina na integra através do canal do youtube da iniciativa.

Marginal Eleganzza é também uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de diversos artistas da região. Seja na direção de arte desenvolvida pela fashion designer GUM4 J04N4, no registro fotográfico de Kala, ou então na parceria musical com @a.pedra.da & @a.tormenta.da na faixa TRAVADAS, o que não falta são nomes para acompanhar!

EP Desaforo VOL I – La Burca

O terceiro disco do trio La Burca, Desaforo – Volume I, chegou às plataformas e a realidade concreta de 2021 apresentando a nova formação da banda que há 10 anos ruma no cenário autoral 014. Com Amanda Rocha, responsável pela voz, guitarra, violão, composição, Daniel Guedes na guitarra e Ed Paolow na bateria, o resultado final mescla o trabalho e as influências dos diferentes artistas da empreitada autoral pós punk da La Burca.

Definido pela banda como “um manifesto sonoro contra o assédio, a LGBTfobia e o genocidio brasileiro pandêmico”, o EP traz 07 músicas gravadas entre 2020 e 2021 e serve como um retrato da trilha do faça-você-mesmo em meio ao caos do Brasil dos últimos anos. Desaforo Volume I, contou com apoio do Coletivo Lança e foi lançado nas plataformas no dia 20 de julho.

O terceiro álbum da banda foi gravado no Outside Estúdio por Marquinhos Fróco e contou com Mixagem e Master de Guilherme Vazzoler. Já a capa e identidade visual ficam por conta da cantora e compositora Amanda Rocha. Disponível no youtube, spotify e outras plataformas digitais, confira o EP e conheça o trabalho da La Burca.

Desmanhã – Nél Marques


Parte do projeto acústico Contemplação, a música Desmanhã de Nel Marques está disponível no perfil oficial do músico no Youtube. Com a voz e violão em um vídeo direto e objetivo a música transpassa o trabalho de um músico que há décadas participa da cena musical bauruense. Hoje além do trabalho musical Nel também é o responsável pelo espaço cultural Gentileza, cuja trajetória em meio a pandemia da covid-19 você confere na última reportagem do J2 “Cultura Lado B: sobrevivendo à pandemia em Bauru.”

Para acompanhar o projeto na íntegra, acesse o perfil da cantora e artista Kátia Machado, e aproveite os 24 minutos de apresentação e conversa com Nél!

Tanto eu queria – Tantiana Calmon
Em outras romarias da música 014, escute o último lançamento de Tatiana Calmon, militante e artista bauruense, em homenagem a seu pai, Fred Calmon Borges. Disponível no youtube, a obra conta com melodia de Silvia Couto.

Tatiana também está à frente do projeto De Grão em Grão iniciativa que semanalmente promove a entrega de alimentos para pessoas em vulnerabilidade social na cidade. Para conhecer melhor o trabalho da artista, acompanhe suas redes sociais.

Reproduzir vídeo
Tanto eu queria – Tantiana Calmon

Parte do EP “Som de Canceriano” e puxando a MPB bauruense para o R&B, a última música de Abner Mozart está disponível no Youtube do cantor junto com outras músicas e clipes do artista. O design e composição da capa do single ficou por conta de Santina, que trabalhou com Abner em seu EP e agora retorna a parceria.

 Para conhecer outros trabalhos do músico, acesse seu perfil nas redes sociais e se por um acaso a vontade de desbravar a sonoridade bauruense continuar, siga o fluxo e confira o som da Banda Sonotoria, que tem Mozart como guitarrista.

Gueto Hard – Brooklin feat. Sabotta feat DaVinte

Nos embalos da cena de hip hop 014, que tal conferir o último trampo do rapper Brooklyn em parceria com Sabotta e DaVinte? Lançado pela produtora FreakApe Films  o clipe está disponível no canal da produtora no youtube, onde você também encontra diversos trabalhos e materiais de artistas de toda a região.

Para saber mais sobre a cena do Hip Hop em Bauru você pode também dar uma olhada no documentário “Fluxos 014: os rolês da quebrada” produzido pelo J2 em 2019 e disponível na íntegra no nosso youtube.

Som dos sonhos – Rodolfo Garcia

Partindo para um lado mais psicodélico da coisa, você já trombou com os sons, colagens e imersões de Rodolfo Garcia? O artista acaba de lançar o single Som dos Sonhos em parceria sonora com Hermes Bottan, Lucas Baptista e Cleiton Rolo e Felipe Nareba. Já a parte visual fica por conta de Renato Quirino em um trabalho de vídeo-colagem experimental.

Flores morrem sem água – Gaby Guima e Lizze Ferrer

E para finalizar a primeira lista de lançamentos da Rádio 014, confira o trabalho de Gaby Guima e de Lizze Ferrer em parceria com a FreakApe Films. Além da musicalidade das artistas, aproveite a oportunidade para conhecer o trabalho de arte e performance do Grupo Diamond’s de Marília. Com direção de Gui Nascimento, o clipe ilustra o que a compositora bauruense Lizze Ferrer chama de MNE: Músicas da Nova Era.

Domingo de contos, causos e sonoridades

A rádio 014 é uma iniciativa do Jornal Dois para levar até o público os lançamentos e sonoridades do cenário musical de Bauru e região. Todo domingo você poderá acompanhar uma coletânea dos novos clipes e músicas do território criativo do centro-oeste paulista!

 Para nos ajudar nessa nova empreitada e fortalecer o trabalho da mídia e dos artistas independentes da região, envie para nossas redes as músicas e clipes que você acompanha e quer ver por aqui!

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.