Por Ana Carolina Moraes


J2 no Conselho Municipal de Direitos Humanos

O Conselho Municipal de Direitos Humanos é o órgão responsável por garantir que tais direitos — pertencentes a todas as pessoas, sem exceção — não sejam violados. A posse da galera que vai dar continuidade a esse trabalho em Bauru entre 2018 e 2020 aconteceu na última quinta-feira. Bibiana Garrido e Lorenzo Santiago são os representantes do JORNAL DOIS no Conselho.

Quer saber por quê nos candidatamos a participar deste órgão? Clique e descubra: https://goo.gl/U9gWid

Quilombou!

A cidade está recebendo o Festival Quilombo Groove, que mistura culturas subalternas em todas as suas linguagens — música, cinema, exposições, performances, bate-papo. Sente só o que rolou na abertura desta exposição, no galpão da Cia Paulista.

E ainda tem muita música para este final de semana: hoje e amanhã as atividades acontecem no Parque Vitória Régia. A programação geral tá nesse link: https://goo.gl/W7oLhJ

O Amador é Gigante!

A Segunda Divisão do Futebol Amador tá que tá. A 6ª rodada da primeira fase só tem jogão, prestenção:

De olho na Câmara

O vereador José Roberto Segalla, do DEM, propôs aproveitar os prédios abandonados no centro de Bauru para programas de habitação popular. A sugestão foi feita na sessão da quinta-feira, onde o vereador defendeu que a transformação dos espaços em moradia evitaria “problemas com transporte, abastecimento de água e recolhimento de esgoto”.

E esse tempo seco? Faz 40 dias que não chove em Bauru e isso tem preocupado o Poder Legislativo por causa do risco de um colapso no abastecimento de água no município. Essa possibilidade já tinha sido alertada pelo DAE no ano passado, mas a previsão é de que isso só seria no final do ano… Mas com a estiagem aí, a Sessão Legislativa desta segunda-feira vai receber o presidente do DAE, Eric Fabris, e o prefeito, Clodoaldo Gazzetta, para apresentarem um plano de ação a curto prazo com o objetivo de minimizar as consequências da seca para o abastecimento público.

A Sessão desta segunda-feira também vai discutir um Projeto de Lei que autoriza a adoção dos ginásios esportivos e estádios distritais por empresas, para que elas invistam na manutenção e conservação desses espaços. A proposta é do prefeito Clodoaldo Gazzetta, que explica que “com a colaboração de particulares na sua revitalização e manutenção, maiores benefícios e atividades poderão ser executadas nos locais, em benefício à população”.

E na terça-feira, a Comissão de Saúde da Câmara vai discutir a falta de leitos e a gestão do Hospital de Bases. Só para contextualizar, no ano passado, quando foi anunciada a vinda do curso de Medicina da USP para cá, a Secretaria de Saúde do Estado tinha se acertado com a prefeitura que cuidaria do Hospital da USP e que a gestão do Hospital do Base seria com o Município. Mas a transferência da gestão tem envolvido alguns custos não previstos para a prefeitura, como as dívidas trabalhistas dos funcionários do HB, por exemplo. Daí, nesta audiência o debate está focada em como é que vai ser essa transferência — e tudo mais que ela envolve. A audiência acontece às 9h, lá na Câmara.

Estamos chegando nos R$ 100!

O JORNAL DOIS é uma mídia independente, que acredita em um jornalismo objetivo e posicionado contra às opressões e desigualdades sociais. Não queremos que nenhuma empresa pague o nosso salário e o nosso projeto, porque prezamos pela liberdade nas escolhas de pautas e abordagens. Por isso estamos fazendo uma vaquinha para ajudar a custear nossas atividades. Se você curte o J2 e pode colaborar com a gente, doe qualquer quantia nesse link: https://goo.gl/ZQi6kK