Independentes, autorais e na maioria homens: quem faz arte em Bauru

Reunimos os dados do questionário sobre Mapeamento Cultural em um infográfico interativo

Reportagem publicada em 11 de maio de 2019

Por Maria Esther Castedo 

Em diferentes zonas de Bauru, a arte se manifesta. São artistas plásticos, músicos, poetas, atores, gravadoras, produtoras audiovisuais e artistas que exploram diferentes linguagens. Sobrevivem, porque poucos são os que já tiveram algum trabalho patrocinado, seja pela iniciativa privada ou pública. Essa é uma das formas do artista ter estabilidade e segurança para prosseguir com seu trabalho. Ao mesmo tempo, o estímulo público também é um ganho para a comunidade que se beneficia no acesso à cultura. Como você verá abaixo, somente três dos 61 artistas/grupos reunidos no mapeamento tiveram essa experiência.

Há ainda os artistas de rua, que ocupam as vias públicas para divulgar seus trabalhos, como é o caso do Greifo. Ele é caricaturista e analisa que sua arte estaria limitada se estivesse em uma galeria. Leia aqui a reportagem feita com ele e saiba como funciona a lei sobre a exposição de artistas de rua nos logradouros públicos.

Confira, então, este recorte da arte bauruense. O Jornal Dois pretende dar continuidade ao mapeamento, encontrando artistas que não tenham acesso às redes sociais e meios digitais para acessar o formulário digital.

Confira abaixo o mapa interativo com o resultado do mapeamento cultural do Jornal Dois: