Por que chamamos Suéllen de oportunista?

Relações com o governo Bolsonaro, cooptação da pauta da abertura do Hospital das Clínicas e autopromoção em torno da campanha de vacinação: esses são alguns dos motivos que nos levam a chamar a prefeita de Bauru de oportunista

Publicado em 26 de julho de 2021

Diferente do que vemos em suas redes sociais, a população bauruense segue abandonada e pagará pelas consequências das alianças feitas por Suéllen (Foto: UJC BAURU)
Por União da Juventude Comunista de Bauru 

Apesar das tentativas de criar uma oposição entre seu governo e o governo Dória, entre a gestão do estado de São Paulo e do município de Bauru, Suéllen Rosim não parece se diferenciar tanto de nosso governador no que diz respeito à sua postura oportunista e sua política de aparências. Depois de contestar todas as tímidas tentativas do governo do estado para conter a pandemia, Suéllen se alinha a Dória ao ceder às instituições de ensino privadas e forçar o retorno às aulas em momento delicado da pandemia, quando ainda não havia garantia de vacina.

Com o início das campanhas de vacinação, Suéllen, assim como Dória, enxergou uma oportunidade para se promover. É certo que a imunização é um passo fundamental para combater a pandemia e que a vacina é um direito de toda população. No entanto, nos perguntamos quantas vidas poderiam ter sido poupadas se a prefeita tivesse enfrentado o vírus e protegido a população desde o início de sua gestão. Se a prefeita não tivesse alimentado o mesmo discurso negacionista e assassino do presidente.

É muito conveniente, após meses de trocas amistosas com o governo genocida de Bolsonaro (o mesmo que negou todas as propostas de compra de vacinas para o Brasil), que Suéllen queira se apresentar como a grande responsável pela vacinação e combate à Covid-19 em Bauru. Fato é que a vacinação já era pauta de manifestações e greves da classe trabalhadora bauruense – classe que, sem amparo, está exposta diariamente ao vírus.

Com um discurso desonesto de “busca pela harmonia entre saúde e economia”, a prefeita vem, desde os primeiros meses na prefeitura, negando a eficácia do lockdown, defendendo métodos ineficazes de combate ao coronavírus e boicotando as medidas de proteção do governo do estado. É com pleno apoio daqueles que sustentam seu governo que Suéllen obriga trabalhadores a lotarem os transportes públicos e se exporem à contaminação.

A Acib (Associação Comercial e Industrial de Bauru) e o Sincomércio já publicaram notas de apoio à prefeita com falas elogiosas a sua política negacionista e, juntos, Suéllen e empresários da região já participaram de carreatas contra o governador Dória e contra o lockdown. Algumas dessas manifestações contaram, inclusive, com a presença de Luciano Hang (Havan), Major Olímpio (senador) e Valéria Bolsonaro (deputada estadual de SP, sem partido).

Diferente dos atos pelo “Fora Bolsonaro”, esses eventos promoveram aglomerações, não respeitaram os protocolos de segurança e disseminaram informações equivocadas sobre a pandemia.

Não satisfeita, Suellen ainda tentou cooptar a pauta dos estudantes de medicina da USP, que há meses defendem a reabertura permanente do Hospital das Clínicas. Ela queria abrir o HC para baixar a taxa de ocupação das UTIs e fugir das restrições do plano São Paulo. Suéllen chegou a recorrer a decretos para tentar barrar o Plano e tornou essenciais serviços como academias, salões de beleza, call centers, shoppings e cultos evangélicos.

À medida que Suéllen segue protegendo os interesses da burguesia bauruense, trabalhadores e trabalhadoras ficam à mercê de seus patrões, correndo o risco de serem demitidos caso exijam melhores medidas de proteção ou solicitem o trabalho remoto.

Enquanto a prefeita se divulga em suas redes sociais e posa ao lado da população, os dados demonstram outra realidade. Estamos, há tempos, com mais de 100% das UTIs ocupadas, mesmo com o aumento no número de leitos – fato que a prefeita tanto se vangloria por reivindicar. Lamentavelmente, mais de cem bauruenses morreram na fila da UTI em 2021. De janeiro a julho, os números de casos e mortes pela Covid-19 já dobraram. Só nesse período foram registradas 758 mortes. São, no total, 1118 mortes e pouco mais de 54 mil casos.

Quando questionada sobre suas decisões de governo em entrevista para o UOL, a prefeita alegou ser vítima de machismo por parte de jornalistas e críticos ao seu governo, pois não vê prefeitos e governadores serem tratados da mesma maneira. Não é novidade que Suéllen usa da pauta da representatividade para se promover. Durante sua campanha, dizia que seria a primeira mulher a ser eleita prefeita na cidade e que protegeria as mulheres em sua gestão.

O que não nos parece coerente é que acompanhada do discurso de defesa de direitos, Suéllen também se alinhava cada vez mais ao bolsonarismo, o qual, não é nem preciso dizer, é firmado pelo machismo, racismo e lgbtfobia. O bolsonarismo é, inclusive, pilar fundamental para seu governo, uma vez que o grupo possui amplo espaço em Bauru, vide projeto de lei para tornar Bolsonaro cidadão bauruense.

A prefeita chegou a visitar Brasília, em janeiro, para conversar com o presidente e ministros sobre as demandas da cidade. Suéllen defendeu que essa seria uma oportunidade para expandir o alcance de seu gabinete, porém a aproximação com o governo de Bolsonaro pode ser muito nociva à cidade de Bauru. Ao observarmos a situação do nosso país na gestão de Bolsonaro-Mourão-Guedes não seria necessário ao menos justificar. No entanto, trazemos à tona alguns exemplos.

No Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Suéllen se reuniu com a ministra Damares Alves, para discutir a criação de uma unidade da “Casa da Mulher Brasileira” em Bauru, que atenderia mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade. Porém, é importante lembrar que Damares foi uma das principais responsáveis pelas absurdas intervenções no caso da menina de 10 anos violentada pelo tio, no Espírito Santo. O caso veio à público no ano passado e Damares, na ocasião, tentou impedir a vítima de realizar um aborto. A aproximação de Damares fortaleceria, também, o fundamentalismo religioso na cidade.

Mais adiante, em maio, Bauru recebeu o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, enquanto o mesmo era investigado pela Polícia Federal por exportação ilegal de madeira. 

Dias depois, o ministro foi exonerado do cargo por conta das acusações. Ainda na questão ambiental, o cerrado bauruense hoje sofre sérios riscos, por conta da aproximação da prefeitura com a bancada bolsonarista. Ocorre que a deputada estadual Valéria Bolsonaro, já citada aqui, apresentou, no início deste ano, um projeto de lei para flexibilizar a Lei Estadual de Uso e Proteção do Cerrado

São esses os motivos que nos levam a chamar a Suéllen de oportunista. Perguntamos: até onde a prefeita pode ir para defender seus interesses e alavancar sua carreira política? Suéllen entregou sua gestão à burguesia bauruense, ao governo genocida de Bolsonaro, aos liberais, à iniciativa público-privada. Diferente do que vemos em suas redes sociais, a população bauruense segue abandonada e pagará pelas consequências das alianças feitas pela prefeita. 

Pelo levante da classe trabalhadora, pelo poder popular, pelo combate à fome, à covid e ao desemprego: Fora Suéllen, Fora Bolsonaro-Mourão!”

As colunas são um espaço de opinião. Posições e argumentos expressos neste espaço não necessariamente refletem o ponto de vista do Jornal Dois.
Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês. 

Comments

  1. I want to express my appreciation to you just for bailing me out of such a matter. Because of looking out through the the net and coming across tips which are not productive, I figured my life was gone. Living devoid of the answers to the problems you’ve solved as a result of your site is a critical case, and the kind that would have negatively affected my entire career if I hadn’t come across your web blog. The competence and kindness in dealing with the whole thing was vital. I’m not sure what I would have done if I had not come across such a thing like this. It’s possible to at this point look forward to my future. Thanks a lot so much for the high quality and results-oriented guide. I won’t think twice to propose your web page to anybody who ought to have tips on this area.

  2. Thank you for all your hard work on this site. Betty take interest in participating in investigations and it’s really simple to grasp why. My spouse and i notice all regarding the dynamic form you deliver helpful ideas by means of the web site and in addition foster contribution from other individuals on this article plus my princess is without question being taught a lot of things. Take pleasure in the remaining portion of the new year. You’re performing a pretty cool job.

  3. I am glad for writing to let you be aware of of the cool experience my daughter enjoyed viewing your webblog. She realized lots of issues, which included what it is like to possess an incredible giving heart to make many people completely know just exactly a number of tortuous issues. You truly exceeded people’s desires. Thanks for rendering those practical, dependable, explanatory and also fun thoughts on this topic to Mary.

  4. I needed to draft you one very little note to help say thank you as before just for the pleasant tactics you have shared above. It’s so generous with you to supply publicly all that many people could have advertised for an ebook to get some bucks for their own end, most importantly seeing that you might well have tried it if you wanted. These advice likewise acted like the good way to comprehend other people online have similar zeal just as my own to see more and more on the topic of this condition. I’m sure there are lots of more enjoyable situations ahead for individuals that scan your website.

  5. I’m commenting to let you be aware of of the outstanding encounter my wife’s child gained reading your web site. She picked up a lot of things, not to mention how it is like to have an incredible giving mood to have men and women without hassle know precisely certain specialized subject areas. You actually exceeded my expected results. Many thanks for coming up with these valuable, trustworthy, revealing not to mention unique thoughts on your topic to Lizeth.

  6. My spouse and i felt more than happy that Chris could complete his investigations while using the precious recommendations he made out of your blog. It’s not at all simplistic just to choose to be giving for free hints which usually people might have been trying to sell. And we take into account we have the writer to give thanks to for that. Most of the illustrations you’ve made, the easy website menu, the friendships you aid to foster – it is mostly fabulous, and it is aiding our son in addition to our family do think that situation is cool, which is particularly important. Thank you for all the pieces!

  7. I must show some thanks to the writer for bailing me out of this type of predicament. Because of surfing through the the web and meeting solutions that were not beneficial, I believed my entire life was over. Existing devoid of the strategies to the issues you’ve sorted out by way of your write-up is a serious case, as well as those that could have in a wrong way affected my career if I had not noticed your blog post. Your actual expertise and kindness in taking care of every aspect was very useful. I don’t know what I would have done if I hadn’t encountered such a thing like this. I’m able to at this moment look ahead to my future. Thank you so much for this professional and effective help. I won’t be reluctant to propose your blog post to any person who desires care about this problem.

  8. I really wanted to write a brief remark so as to thank you for some of the fabulous secrets you are posting here. My prolonged internet investigation has at the end been recognized with reputable points to write about with my colleagues. I would tell you that most of us website visitors actually are unequivocally endowed to dwell in a decent website with many perfect people with interesting opinions. I feel extremely fortunate to have seen your entire web site and look forward to really more entertaining times reading here. Thanks a lot once more for all the details.

  9. Thanks so much for providing individuals with an extraordinarily memorable possiblity to read articles and blog posts from here. It is often very cool and also stuffed with fun for me personally and my office fellow workers to search your blog at the very least three times a week to learn the newest guides you have. Of course, I am just actually fascinated considering the perfect techniques you serve. Selected two ideas on this page are certainly the simplest we have had.

  10. I simply wanted to develop a quick note to be able to thank you for these unique ideas you are placing on this website. My prolonged internet look up has finally been rewarded with brilliant strategies to talk about with my friends and classmates. I would assert that many of us readers are definitely endowed to be in a superb site with very many special individuals with great secrets. I feel truly happy to have discovered the website and look forward to plenty of more thrilling times reading here. Thank you again for a lot of things.

  11. I want to express my appreciation for your kind-heartedness for all those that must have help with this study. Your special dedication to getting the solution around appears to be unbelievably important and have constantly permitted professionals like me to attain their targets. The invaluable tutorial indicates a great deal to me and further more to my colleagues. Best wishes; from everyone of us.

  12. Thanks a lot for giving everyone an extremely special possiblity to check tips from this blog. It is often so amazing and as well , stuffed with fun for me and my office peers to search your web site at the least three times per week to see the latest guides you have got. And definitely, I’m always pleased concerning the effective secrets you serve. Selected 3 tips in this posting are definitely the most suitable I have had.

  13. I precisely needed to say thanks all over again. I’m not certain what I might have gone through without those secrets shared by you over that concern. Completely was a very alarming concern for me, nevertheless witnessing your specialised tactic you dealt with it made me to jump over fulfillment. I will be grateful for your guidance and in addition trust you know what a powerful job you’re putting in instructing others through the use of a web site. Most probably you haven’t encountered any of us.

  14. I would like to convey my admiration for your generosity in support of folks who absolutely need assistance with that theme. Your personal dedication to passing the message up and down ended up being particularly beneficial and has all the time enabled some individuals just like me to reach their desired goals. The interesting information implies so much to me and far more to my office colleagues. With thanks; from each one of us.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.