(Ilustração: Ryan Mallett-Outtrim)

Pertencer à “esquerda” na política é defender que a igualdade social é um caminho a ser buscado. É compreender que os seres humanos são iguais (o que não é a mesma coisa de idênticos), isto é, não há ninguém que seja superior a outra pessoa.

No entanto, alguns erros pelo caminho são comuns no campo da esquerda, fazendo com que os seus princípios sejam traídos, desviados, e que o ideal fique cada vez mais longe.

Gostaria de comentar alguns desses pontos.

  1. O Economicismo

O Capitalismo é um sistema econômico no qual os donos da produção — industriais, banqueiros, latifundiários, dentre outros — formam a Burguesia e a população que trabalha compõe o Proletariado. Até então, isso está correto.

Mas, segundo as organizações de esquerda que abraçam o economicismo, tudo para por aí. A cultura, os costumes, os valores, as crenças, são todos consequências da economia. Segundo essa visão, opressões como o machismo ou a LGBTfobia são apenas sintomas do sistema capitalista e, portanto, vão desaparecer quando ele acabar.

Essa visão equivocada ignora a complexidade da sociedade ao adotar uma relação mecânica e simplista de como tudo funciona. A opressão de gênero e sexualidade, apesar de profunda relação com o Capitalismo, é mais antiga e possui um nome próprio: o Patriarcado.

Da mesma forma, o racismo e a xenofobia não dependem da relação patrão-funcionário para existir. Existem setores de extrema direita, incluindo alguns grupos neonazistas, que rejeitam o Capitalismo e ainda sim preservam as estruturas de violência étnica e patriarcal.

Muitas leituras da visão economicista tem a ideia do trabalhador como operário de fábrica, o “proletário ideal”. Assim, tendem a ignorar outros grupos excluídos da sociedade, como a população marginalizada (presidiários, prostitutas), profissionais autônomos ou mesmo a população pobre do campo.

Um projeto socialista e de esquerda precisa abraçar a coletividade contra todas as formas de opressão, reconhecendo que a sociedade é formada por elementos econômicos, mas também políticos e culturais.

2. O Progressismo liberal

Outro erro comum, normal entre a “esquerda moderada”, é abandonar a luta anticapitalista. Segundo essas organizações, o Capitalismo é um mal impossível de ser superado e o máximo que podemos fazer é tentar torná-lo mais “tolerável”.

É importante, antes de mais nada, diferenciar a Socialdemocracia do Social-Liberalismo. A Socialdemocracia quer o Socialismo no longo prazo, mas aos poucos e de forma pacífica. O Social-Liberalismo não quer o fim do Capitalismo, mas manter serviços públicos e programas sociais.

Educação e saúde pública foram defendidas por muitos liberais clássicos. Programas de redistribuição de renda, como o Bolsa-Família, foram propostos por neoliberais como Milton Friedman. É claro que precisam ser defendidos contra quem quer acabar com eles, mas só isso não torna ninguém socialista.

Dessa forma, Luis Inácio Lula da Silva, ex-presidente pelo PT, é tão liberal quanto Marina Silva (REDE), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ou Ciro Gomes (PDT). Ou Barack Obama, do Partido Democrata dos Estados Unidos.

Organizações como Anistia Internacional, Greenpeace ou Oxfam, que buscam melhorar o mundo pedindo que governos e empresas tenham consciência social, também funcionam dentro de uma visão liberal. Não querem o fim do Capitalismo, mas sim que a elite tente ser “boa”.

Nos anos 80, uma teoria conhecida como “pós-estruturalismo” ou “pós-modernidade” ganhou força nas universidades do mundo. Segundo ela, precisamos desistir de pensar a sociedade como um todo e sim focar nas pequenas relações, no cotidiano, no micro. O meio ambiente, por exemplo, não vai ser protegido com uma mudança de sistema, mas com “cada um fazendo sua parte”. Essa visão de mundo focada no indivíduo casa perfeitamente com o mundo individualista liberal que vivemos. Alguns documentos indicam que o crescimento da teoria pós-moderna pode ter sido ajudado pelo financiamento da CIA — serviço secreto dos Estados Unidos — como forma de tornar a esquerda menos socialista e mais liberal.

Uma esquerda liberal é inofensiva ao sistema e, independente do que ela diga, ajuda a preservar toda a opressão e exploração que a maior parte da população mundial sofre.

“The Comrades”: Unidade de Proteção das Mulheres — YPJ no Curdistão Sírio, a União dos Trabalhadores Anarquistas da Guerra Civil Espanhola e o Exército Zapatista de Libertação Nacional no México (Ilustração: Coletivo Lobo de Mar)

3. O Nacionalismo

Getúlio Vargas, no Brasil, muitas vezes é admirado pela esquerda brasileira como um nacionalista que defendeu nosso país. Esquecem-se que ele foi um ditador que prendeu e assassinou milhares de anarquistas e comunistas, enquanto mantinha boas relações com a Itália fascista e a Alemanha nazista.

Isso não é exclusivo nosso. Na Argentina, Juan Domingos Perón é amado. Muitos partidos de esquerda defendem Bashar Al Assad, ditador sírio, ou Vladimir Putin, presidente conservador russo.

É dever da esquerda, em especial socialista, fazer oposição ao Imperialismo norte-americano, que busca colonizar os países mais fracos para a riqueza de sua elite. Mas não podemos esquecer que o Nacionalismo é uma ideologia burguesa, e é capitalista.

Os governos nacionalistas não agem porque querem a igualdade social, mas sim porque querem fortalecer as elites de seu próprio país. A desigualdade internamente continua a reinar. Além disso, apoiar o Nacionalismo muitas vezes faz a esquerda esquecer que sua luta é internacional, e que a população pobre da Rússia e da China é tão vítima quanto a classe trabalhadora dos EUA ou da Inglaterra.

4. O Idealismo

Antes do Anarquismo ou do Marxismo surgirem, vários socialistas apresentavam suas propostas. Robert Owen acreditava que cooperativas poderiam substituir o Capitalismo aos poucos, e Charles Fourier defendia que comunidades alternativas — os Falanstérios — iriam iniciar uma nova sociedade. Para eles, o exemplo de um modelo diferente seria o suficiente para as pessoas se juntarem.

Na prática, nada disso deu certo. Para conseguir vitórias e avanços era necessários enfrentar — muitas vezes de maneira firme — as elites capitalistas.

É necessário, sim, propaganda, luta no campo cultural e a criação de uma nova mentalidade, caso contrário cairíamos no erro dos economicistas. Mas a mudança na forma de pensar também depende do contexto social, e portanto, tem seus limites se for isolada.

Uma batalha exclusivamente cultural acabaria por cair na lógica dos Socialistas Utópicos, ou na recente pós-modernidade. É preciso que a classe trabalhadora faça uma luta mais ampla e em diferentes frentes.

5. Qual caminho a seguir?

Precisamos de um programa revolucionário, que busque construir um novo mundo. Essa sociedade deverá ser socialista, nos libertando da relação de emprego e da tirania dos patrões, mas também democrática, não permitindo que uma ditadura burocrática crie uma nova elite.

Mas, não teremos igualdade verdadeira se não houver a preocupação com a mudança de mentalidade. Novas discussões foram trazidas nas últimas décadas: a libertação feminina, a questão LGBT+, o debate ambiental, a legalização das drogas e do aborto, o enfrentamento ao racismo e ao etnocentrismo. Todas essas discussões — algumas novas, outras nem tanto — precisam ser tratadas de forma honesta e sincera, sempre sendo vistas como complementares — e não rivais — ao projeto socialista.

A superação dos ódios nacionais e a retomada da luta internacional deve continuar sendo uma perspectiva a ser buscada. Ficar atento às armadilhas liberais e burguesas também.

Não teremos uma sociedade igualitária se a classe trabalhadora continuar explorada, nem se a população feminina continuar subjulgada. Não teremos igualdade enquanto a América Latina, a África e a Ásia forem tratadas como quintal do Norte, nem enquanto minorias raciais e étnicas viverem segregadas e perseguidas. Como podemos nos chamar de civilização enquanto pessoas forem mortas por sua sexualidade ou por seu gênero? E como poderemos garantir nossa sobrevivência enquanto destruirmos o planeta Terra?

E a solução só poderá ser coletiva, socialista, e jamais individual e liberal.


As colunas são um espaço de opinião. As posições e argumentos expressas neste espaço não necessariamente refletem o ponto de vista do JORNAL DOIS.

Comments

  1. I precisely needed to appreciate you again. I’m not certain what I might have done in the absence of the actual ways discussed by you about that subject. It has been a very frightening scenario in my circumstances, nevertheless witnessing the specialized way you managed it took me to weep for gladness. Now i am grateful for this assistance and as well , believe you really know what a powerful job that you’re accomplishing teaching people thru a blog. I’m certain you’ve never come across all of us.

  2. I would like to get across my love for your kind-heartedness in support of women who actually need guidance on in this idea. Your special dedication to passing the message up and down appears to be astonishingly good and have continually enabled guys and women much like me to realize their desired goals. Your amazing important facts implies much to me and far more to my mates. Best wishes; from all of us.

  3. My wife and i were absolutely thankful Chris could round up his investigation with the ideas he got from your blog. It’s not at all simplistic to simply find yourself giving away helpful tips which often people may have been trying to sell. We really already know we need you to give thanks to because of that. The specific illustrations you have made, the straightforward blog menu, the friendships you can aid to promote – it’s mostly extraordinary, and it’s facilitating our son and our family imagine that this idea is interesting, which is certainly wonderfully serious. Thanks for all the pieces!

  4. I would like to show some appreciation to you just for rescuing me from this particular problem. Because of searching throughout the world-wide-web and getting concepts that were not helpful, I thought my life was over. Being alive devoid of the solutions to the problems you’ve fixed through your good post is a serious case, as well as ones which could have badly affected my career if I hadn’t noticed the blog. Your own personal ability and kindness in taking care of all the details was crucial. I’m not sure what I would’ve done if I hadn’t encountered such a subject like this. I’m able to now relish my future. Thank you very much for this high quality and effective guide. I will not hesitate to endorse the blog to any person who ought to have care on this subject matter.

  5. My spouse and i felt absolutely glad when Louis managed to finish up his homework from the ideas he obtained using your web pages. It is now and again perplexing to just always be handing out tips a number of people have been trying to sell. Therefore we know we’ve got you to be grateful to because of that. Those illustrations you have made, the straightforward web site menu, the relationships you will assist to engender – it is everything astounding, and it’s really helping our son and us consider that that subject is fun, and that is extremely mandatory. Thanks for the whole lot!

  6. I wanted to compose you one little remark in order to give thanks yet again for your superb advice you’ve contributed on this site. It was really generous of people like you to present openly precisely what a lot of people could have distributed for an electronic book to help make some money for themselves, particularly now that you might well have done it if you decided. Those smart ideas also acted to be the fantastic way to realize that some people have the same fervor just like my own to figure out more with regards to this matter. I am certain there are many more pleasant periods in the future for individuals that look into your site.

  7. I am writing to make you be aware of what a magnificent discovery my friend’s child gained reading your web site. She learned so many things, not to mention what it is like to have a very effective helping nature to let many more with ease gain knowledge of some multifaceted matters. You undoubtedly surpassed our own expectations. Thanks for churning out those good, trusted, informative as well as easy guidance on that topic to Sandra.

  8. I needed to post you that little bit of word so as to thank you yet again on your wonderful pointers you have shown on this page. It’s so shockingly open-handed of people like you to make publicly exactly what most of us would’ve distributed as an electronic book to earn some money on their own, specifically considering the fact that you could possibly have done it if you wanted. Those thoughts also acted to provide a fantastic way to be sure that other people online have similar keenness similar to mine to see much more in respect of this issue. Certainly there are many more enjoyable periods ahead for many who check out your blog.

  9. I wanted to type a brief comment so as to express gratitude to you for these unique recommendations you are posting at this website. My time-consuming internet investigation has at the end of the day been rewarded with sensible points to write about with my colleagues. I ‘d express that most of us website visitors actually are very lucky to be in a fantastic place with so many special people with valuable points. I feel extremely privileged to have used your entire webpage and look forward to plenty of more thrilling times reading here. Thanks a lot once again for everything.

  10. I precisely desired to appreciate you once more. I’m not certain what I would’ve worked on in the absence of those basics shown by you over such a question. It actually was a very challenging difficulty in my view, however , noticing a expert form you treated that took me to jump over joy. I am just grateful for this support as well as hope you know what a great job that you are accomplishing instructing people via your web page. Probably you’ve never come across all of us.

  11. I wanted to create you a little note so as to thank you so much again over the incredible strategies you have shown here. This is simply tremendously open-handed of you in giving unreservedly precisely what a few individuals could have offered for sale as an e book to end up making some cash for themselves, chiefly seeing that you might well have tried it in case you decided. These advice additionally worked as the fantastic way to fully grasp that other people have the same dreams just as mine to see lots more in respect of this matter. I think there are numerous more enjoyable occasions ahead for people who browse through your website.

  12. I intended to compose you the little word to help say thank you yet again for your remarkable secrets you have provided on this website. This is certainly shockingly open-handed of you to supply publicly all many individuals could have marketed for an ebook to earn some money on their own, most notably given that you could possibly have tried it in the event you considered necessary. These suggestions in addition served to become great way to fully grasp other individuals have the same eagerness just like my very own to find out significantly more in regard to this condition. I am certain there are numerous more enjoyable opportunities in the future for individuals that scan through your blog post.

  13. I precisely desired to appreciate you yet again. I do not know the things that I would’ve done without the entire suggestions shown by you on such a area of interest. It became an absolute intimidating scenario in my view, but understanding the expert form you resolved it made me to jump for fulfillment. I’m just thankful for this work and in addition hope you find out what a great job you happen to be doing instructing people today all through your site. Probably you’ve never encountered all of us.

  14. I am glad for commenting to make you understand what a extraordinary experience my wife’s princess enjoyed reading through your blog. She mastered so many pieces, which included how it is like to possess an incredible teaching character to make many others without hassle fully grasp specified complicated subject matter. You truly exceeded our expectations. Thanks for imparting the valuable, trustworthy, educational and cool tips on the topic to Janet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.