PDT rechaça Sérgio Brum por votar a favor de Bolsonaro cidadão bauruense

Projeto de honraria, proposto pelo vereador Eduardo Borgo (PSL), foi votado e rejeitado na Câmara Municipal nesta segunda (09); vereador do PDT votou a favor da proposta

Publicado em 11 de agosto de 2021

Por Inês Ferreira, presidente do Diretório Municipal do Movimento Darcy Ribeiro de Bauru

O Movimento Cultural Darcy Ribeiro – Bauru (MCDR) não compactua com nenhum apoio expresso ou velado ao presidente Jair Bolsonaro. Somos totalmente contra esse governo e não podemos admitir que um vereador do PDT (Partido Democrático Trabalhista) tenha votado favoravelmente a concessão do título de cidadão bauruense a um ditador-fascista.

O vereador Serginho Brum não representa os ideais do PDT, assim como a presidência do Diretório Municipal do PDT, os quais sempre demonstraram simpatia a administração da prefeita Suellen Rosim (Patriota), apoiadora incondicional de Bolsonaro.

Essa simpatia ficou evidente na última reunião do diretório, quando me posicionei contra qualquer tipo de apoio a tal prefeita.

Na ocasião, defendi que deveríamos ter uma posição clara, de oposição, em relação ao governo municipal e que deveríamos chamar o vereador Serginho Brum para prestar contas de seu mandato ao partido.

Afirmei inúmeras vezes, na reunião, que o mandato era do PDT e não do vereador e que ele tinha a obrigação de nos informar sobre seus projetos na Câmara Municipal. Porém, não fui ouvida. Ao contrário, o presidente Gérson Alves Pinheiro se omitiu em relação a minha solicitação e o vice-presidente do diretório André Neves defendeu que “ainda era cedo e que tínhamos de dar um voto de confiança a prefeita”.

Tal declaração me deixou ainda mais indignada e eu cheguei afirmar que jamais ela teria meu apoio, citando inclusive uma resolução do PDT que proíbe qualquer tipo de apoio a Bolsonaro. Minha defesa ao PDT e a seus ideais foram totalmente ignorados.

Lembro que esta não foi a primeira vez que o PDT teve seu nome e seus ideais desrespeitado dentro do diretório. Na época das últimas eleições, o coordenador da campanha majoritária mandou que eu enfiasse as cores do PDT numa das partes íntimas do meu corpo.

Na época, o coordenador recebeu todo o apoio do presidente do partido e continuou o seu trabalho, o que para mim significou uma violência contra a mulher e contra o partido.

Não posso continuar compactuando com esse tipo de comportamento. Em nome do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, do qual sou presidente em Bauru, peço ao PDT a exclusão do vereador Serginho Brum do PDT e o afastamento imediato dos presidentes e vice-presidentes do diretório municipal.

Inês Ferreira é ´presidente do Diretório Municipal do Movimento Darcy Ribeiro (MCDR), integrante da diretoria do MCDR do Estado de São Paulo e dos diretórios Municipal e Estadual do PDT.

Nota do PDT São paulo 

Os movimentos que assinam esta nota vêm a público repudiar a atuação do vereador Serginho Brum (PDT), que compõe um partido histórico de luta pelo povo brasileiro, ao votar a favor de conceder título de cidadão bauruense para um traidor do nosso país, o presidente Jair Bolsonaro. Projeto foi votado nessa segunda-feira (9) na Câmara Municipal de Bauru. 

Não há razões ou justificativas que sustentem um voto favorável a essa pauta, em qualquer instância. Uma votação para um título honorário deveria ser um momento de celebração dos valores democráticos e republicanos. Bolsonaro é o oposto desses valores, e por isso não cabe qualquer gesto favorável a esse facínora.

Junto com todos os movimentos subscritos, deixamos claro que ser PDT é um compromisso com o Brasil e nossa democracia. Repudiamos não apenas este caso, mas anunciamos que não há outro alinhamento trabalhista que não seja o de oposição total ao fascismo vigente em nosso país.

Não há qualquer possibilidade de um quadro trabalhista se postular favorável a um traidor da nossa pátria. Atuaremos mais e mais para garantir o combate ao fascismo e obscurantismo que é o bolsonarismo, assegurando sempre que essa postura não tem espaço entre os trabalhistas.

O Trabalhismo sempre carregou como valor central a defesa do nosso país. O atual governante, com sua inoperância e incompetência, comprovou o que já apontávamos: Bolsonaro a cada dia leva nosso país para uma condição ainda mais submissa e degradante.

O compromisso do PDT é de oposição a essa derrocada, e é por isso que reafirmamos sempre nossos compromissos com a democracia, a justiça e a soberania do nosso país. Aqueles que impedem o desenvolvimento nacional, justo, equânime e soberano, são nossos opositores.

Viva o Socialismo Moreno!
Viva Leonel Brizola!

Assinam a nota:

Bárbara Guimarães – Presidente Estadual da Juventude Socialista do PDT
Iberê Moreno – Presidente Estadual do Movimento Eco Trabalhismo
Felipe Pinheiro – Presidente Estadual Diversidade
Roblez de Oxossi – Presidente Estadual do Movimento Axé
Nice Couto – Presidente Estadual MCT
Solange Theodoro – Presidente Estadual MCDR
Gleides Sodré – Presidente estadual AMT
Gislene Coelho Araújo – Cristãos Trabalhistas

As colunas são um espaço de opinião. Posições e argumentos expressos neste espaço não necessariamente refletem o ponto de vista do Jornal Dois.
Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.