Papo reto pra Bauru ficar perfeita: o que é o ‘destravamento’ da cidade?

Parte das promessas de campanha do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD), as medidas do chamado “destravamento” estão sendo discutidas e votadas pela Câmara Municipal

Reportagem publicada em 9 de junho de 2018

O crescimento ordenado e sustentável das cidades deve ser projetado no Plano Diretor, atendendo aos requisitos de participação popular nas decisões (Foto: Lucas Mendes/JORNAL DOIS)
Por Lucas Mendes

Bauru seria uma cidade com uma gestão participativa, democrática e transparente nos cem primeiros dias de 2017. Pelo menos era o que previa o Programa de Governo da coligação “Bauru sempre em frente”, que venceu as eleições levando Clodoaldo Gazzetta (PSD) a assumir a prefeitura.

Um dos destaques da nova gestão era o chamado “destravamento” da cidade. O programa prometia “uma grande força tarefa” entre “poder público, empresários, comerciantes, movimentos sociais, econômicos, sociedade civil organizada, lideranças populares e religiosas” em conjunto com a Câmara Municipal para acelerar os processos de regulamentação e destravamento da cidade. A busca era por novos investimentos visando a geração de emprego e renda além do desenvolvimento sustentável.

A primeira medida do novo prefeito foi alterar o Plano Diretor Participativo (PDP) de Bauru. Plano diretor é um conjunto de normas, com força de lei, que regulamenta o planejamento urbano e o crescimento das cidades.

O PDP de Bauru, por exemplo, proibia o uso e ocupação do solo nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs). Em Bauru, as três APAs existentes (Água Parada, Batalha e Vargem Limpa/Campo Novo) representam cerca de 66% do território municipal.

As APAs de Bauru ocupam cerca de 66% do território municipal, e possuem remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado (Foto: Reprodução/Plano Diretor Participativo de Bauru)

Para atender o que tinha sido prometido em campanha, a prefeitura encaminhou um projeto de alteração dos artigos 38 e 73 do plano diretor, para que fosse possível aproveitar o uso do solo nas APAs.

Qualquer alteração dentro das áreas de proteção ambiental precisa passar por um processo anterior. É necessário elaborar planos de manejo — um documento feito com estudos sobre o meio ambiente da região, estabelecendo normas, restrições para o uso e ações que podem ser desenvolvidas dentro das APAs.

Palácio das Cerejeiras, em Bauru, sede do Poder Executivo municipal. A prefeitura sob a gestão Gazzetta articula a flexibilizar a legislação ambiental e urbana, sob a bandeira do “destravamento” da cidade (Foto: Lucas Mendes/JORNAL DOIS)

Em julho de 2017, após realização de três audiências públicas, os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade a alteração do PDP. Estava aberta ali a movimentação pelo destravamento de Bauru.

(Arte: Ana Carolina Moraes/ JORNAL DOIS)

Vai destravar o quê?

Um dos argumentos a favor do destravamento é a possibilidade de fazer negócios. Empresários e imobiliários defendem a simplificação de processos e da burocracia para investir em Bauru.

“Bauru sempre foi uma cidade difícil nesse sentido. Destravar é exatamente criar mecanismos para que as coisas não fiquem fáceis de mais, a ponto de não ter nenhum tipo de controle, mas não ficar procurando “pelo em ovo”, com dificuldades que são intransponíveis e fazendo exigências absurdas e sem sentido”, afirmou o vereador José Roberto Segalla (DEM), que também é presidente da Assenag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos) de Bauru.

Na mesma pegada vem o vereador Sandro Bussola (PDT), presidente da Câmara Municipal. “Nós sabemos que a cidade vive um momento difícil de desemprego, e uma forma de impulsionar a geração de empregos na cidade é o investimento na construção civil, tendo em vista que a cidade tem um viés positivo nessa área”, avalia.

O vereador defende que é possível o “meio ambiente e o progresso da cidade caminharem juntos”. Ainda pontua: “Nas APAs, quando você faz um projeto de flexibilização, na verdade é você permitir, [mas] com uma responsabilidade que vem acompanhando (…) desde que se respeite esse plano de manejo que está sendo elaborado”.

Nas APAs de Bauru predominam variações da Mata Atlântica e de Cerrado. Os dois biomas estão bastante degradados e restaram-se trechos preservados, chamados de “ilhas de vegetação”.

(Arte: Ana Carolina Moraes/ JORNAL DOIS)

O cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, depois da floresta amazônica — ocupa cerca de 22% do território brasileiro. Só na região de Bauru, o cerrado ocupa cerca de 2,5 mil hectares, e o bioma conta com a proteção de leis, uma municipal, da década de 1990, e outra estadual, de 2009.

Em 2015, a prefeitura assinou o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado, com a ONG (Organização Não Governamental) SOS Mata Atlântica. O documento possui protocolos de ações para preservação do cerrado. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, “foi pioneiro no país no sentido de incluir o bioma cerrado em um plano de conservação municipal”.

ZICS e a expansão do perímetro urbano

Duas propostas dentro do “pacote de destravamento” de Gazzetta estão no centro do debate nas últimas semanas: a regulamentação das ZICS (Zonas de Indústria, Comércio e Serviços) e a expansão do perímetro urbano.

O JORNAL DOIS acompanhou a primeira audiência pública que discutiu essas duas propostas, em janeiro deste ano. Você pode ver mais detalhes dos projetos na matéria sobre a audiência.

Criadas pelo Plano Diretor Participativo, são 26 áreas de ZICS espalhadas pela cidade. Como o próprio nome já diz, são espaços delimitados para a instalação de indústrias e empresas do comércio ou prestadoras de serviços. O uso das ZICS surgiu como medida para incentivar a instalação de empreendimentos no município.

Já a expansão do perímetro urbano trata de alargar a fronteira que separa a parte urbana da parte rural da cidade, com a finalidade de aumentar as áreas disponíveis para loteamentos e construções, o que segundo os autores do projeto, traria investimentos e gerando desenvolvimento e emprego.

A proposta de expansão do perímetro urbano envolve cinco áreas que, somadas, correspondem a quase 1680 campos de futebol (Foto: Reprodução/PL34-2018)

O projeto da prefeitura envolve cinco áreas de expansão, todas fora das APAs. Somadas, as cinco áreas dão mais de 12 milhões de m², o equivalente a aproximadamente 1680 campos de futebol ().

De acordo com o entendimento da prefeitura, as áreas das ZICS passaram a apresentar outras vocações, diferentes do seu uso original para indústria, comércio ou serviços. Assim, o projeto flexibiliza o uso das ZICS ao dividi-las em três categorias, passando a permitir sua utilização para fins residenciais.

“É uma forma de flexibilizar, fazer a cidade crescer com responsabilidade”, alega Bussola. Para o vereador, a medida vai possibilitar o desenvolvimento do entorno de Bauru, “onde haviam algumas construtoras e imobiliárias que tinham seu interesse de construir na beira de rodovias”.

Bussola também defende a expansão do perímetro urbano, pois “quando você amplia, você abre a disputa de mercado” e isso, segundo ele, poderia baratear o preço da terra. “A realidade do preço do metro quadrado de terra em Bauru parece que você compra e tem petróleo embaixo. Tem muita terra na mão de pouca gente”, afirma.

O projeto da regulamentação das ZICS foi aprovado por unanimidade pelos vereadores no início de maio, e passa a valer como Lei Municipal 7066/2018. A proposta de expandir o perímetro urbano estava na Comissão de Economia, Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, sob a relatoria do vereador Ricardo Cabelo (PPS), mas sua tramitação está parada pois o vereador solicitou as seguintes informações ao prefeito:

  • Quem são os proprietários das áreas que estão sendo incluídas ao perímetro;
  • Quais os projetos de empreendimentos;
  • Quais as contrapartidas que serão oferecidas pelos empreendimentos ao município;
  • Quem se responsabilizará pela construção de vias;
  • Quais os investimentos que o município precisará fazer nessas áreas.

“Grandes vazios especulativos”

A concordância de opiniões sobre o destravamento que se vê entre os vereadores da Câmara Municipal, e é estimulada pela mídia da cidade, não se reflete no conjunto da sociedade.

“São grandes vazios especulativos que estão sendo produzidos, sem planejamento e sem absoluta previsibilidade de onde colocar”, afirma o arquiteto e urbanista José Xaides Alves, professor da Unesp de Bauru. “Os empreendedores vão poder fazer lá na divisa com Agudos, criar ruas e avenidas longas. Isso vai encarecer o transporte coletivo, as questões de iluminação pública, a manutenção desses sistemas viários, questões de prejuízos ambientais”, critica.

De acordo com o professor, a defesa da ampliação do município não se justifica. “Os dados das nossas pesquisas são preocupantes. Na área do município, existe hoje algo em torno de 30% [do território] de vazios urbanos, então já existe um passivo de área que se houvesse a aplicação correta dos instrumentos do Estatuto da Cidade, Bauru não precisaria crescer para fora”, defende.

Os prédios do centro da cidade enfileiram-se ao ponto de vista do bairro Bauru XVI. Vazios urbanos são obstáculos para uma urbanização contínua e menos dispersa (Foto: Lucas Mendes/JORNAL DOIS)

A posição do professor não é compartilhada com o prefeito Gazzetta. Na justificativa do projeto de Lei 34/2018, que trata da expansão do perímetro urbano, o cenário mostrado aponta para uma realidade em que a maioria das glebas (terrenos) vazias já foram ocupados.

No entendimento da prefeitura, restam poucas áreas disponíveis para loteamento. “O fato é que essa escassez de glebas parceláveis tem impactado no mercado imobiliário, criando um desequilíbrio que corroborou para transformar Bauru numa das cidades com maior valor de metro quadrado do interior de São Paulo”, aponta o prefeito.

Nas contas de Xaides, se fosse aplicada nos vazios urbanos uma urbanização semelhante ao que se tem hoje em Bauru, com as quadras normais de 24 lotes e um prédio de 25 andares em cada quadra, daria para colocar cerca de 150 mil pessoas a mais nesses espaços. “É um contingente muito grande de pessoas que a cidade poderia absorver sem precisar expandir”, ressalta.

Ele cita como exemplos de vazios urbanos as áreas atrás do Bauru Shopping, a região do final da avenida Getúlio Vargas, a região da avenida Nações Norte e a área entre os bairros Gasparini e Pousada da Esperança, além do eixo ferroviário.

Audiência pública para quê?

“Essa proposta foi colocada em três das cinco audiências. Eles tinham que acatar essa proposta, mas a administração não quis. É mais um erro que eles não poderiam fazer”, dispara Nelson Fio, representante do Movimento Popular de Bauru.

Ele se refere à proposta de destinar como ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) 20% de cada uma das cinco áreas de expansão do perímetro urbano. Após apresentar a ideia nas audiências públicas, Fio agora está colhendo assinaturas para um abaixo assinado a ser encaminhado aos vereadores. “No Estatuto da Cidade está que toda vez que se amplia o perímetro urbano tem que deixar uma área para habitação social”, afirma.

Audiências públicas em Bauru ocorrem sem a preparação ou capacitação da comunidade para discutir os temas, e não contemplam todos os setores da cidade (Foto: Reprodução/Pedro Romualdo-Câmara Municipal de Bauru)

O Estatuto da Cidade regulamenta a Constituição Federal no que diz respeito à política urbana. Nele consta que “os municípios que pretendam ampliar o seu perímetro urbano deverão elaborar projeto específico que contenha a previsão de áreas para habitação de interesse social por meio da demarcação de zonas especiais de interesse social e de outros instrumentos de política urbana, quando o uso habitacional for permitido”.

No projeto de lei encaminhado à Câmara, não foram demarcadas as ZEIS pois “entendeu-se que essa questão deve ser tratada na revisão do Plano Diretor”. Segundo a prefeitura, o objetivo da demarcação de ZEIS é assegurar moradias populares em áreas consolidadas e bem servidas de infraestrutura e equipamentos, “o que não é o caso das áreas que se pretende incluir no perímetro, que se configuram como regiões periféricas e ainda sem infraestrutura”.

Além das audiências públicas, outro espaço de participação popular nas questões urbanas é o Conselho do Município de Bauru (CMB). No grupo participam membros do Poder Público, de entidades de classe, ONGs, universidades e representantes de bairros e setores da cidade.

As propostas de expansão do perímetro urbano e flexibilização das ZICS foram aprovadas dentro do CMB. Raeder Rodrigo Porcaro Puliesi, presidente do Conselho, considera como “positivas” ambas as medidas.

“Diferente do que ocorria, agora será possível construir residências em ZICS, ou seja, será permitido que loteamentos sejam aprovados em tais áreas, ajudando a diminuir o déficit habitacional, bem como o preço da terra, combatendo assim a especulação imobiliária”, explica.

Mesmo com alguns espaços de participação popular, o formato não agrada a todos. “Deveriam ser acatadas as propostas da sociedade. A audiência pública você tem que primeiro convocar o pessoal do bairro, e eles não fazem nada disso. Colocam no Diário Oficial, mas quem que vai ver o Diário Oficial?”, protesta Nelson Fio.

“Aqui em Bauru, tudo é audiência”, afirma Xaides, explicando que na cidade não ocorre uma preparação ou explicação dos temas a serem discutidos nas audiências. “Já vai pras reuniões com o projeto pronto e sem discutir as abrangências. Aqui também não tem uma lei que regulamente a participação. Então a informação não é levada corretamente, o prazo pra avisar e dar publicidade não é respeitado, e também não são debatidos os veículos de comunicação para fazer chegar a informação às pessoas”, explica.

Para Raeder, as audiências públicas foram “suficientes para que todas as dúvidas da população fossem respondidas”. Em sua visão, “a participação popular se deu de forma plena”.

() Nas medidas oficiais da FIFA e da CBF, um campo de futebol deve ter 105 metros de lateral e 68 metros de linha de fundo, o que dá uma área de 7.140 m2. Dividindo a área total de expansão do perímetro urbano pela área do campo de futebol, temos 1.680,71, ou aproximadamente 1680 campos de futebol.

Comments

  1. My husband and i got very excited when Emmanuel could deal with his research through your ideas he discovered using your site. It is now and again perplexing just to always be making a gift of things which usually men and women have been making money from. We really understand we have the writer to appreciate because of that. The most important explanations you’ve made, the easy website navigation, the relationships you assist to promote – it is most astonishing, and it is making our son and us recognize that this subject is amusing, and that is particularly important. Thank you for all the pieces!

  2. I have to show my gratitude for your generosity giving support to people who must have help with in this matter. Your special commitment to getting the message all over had become extremely advantageous and have in every case encouraged men and women just like me to reach their pursuits. Your new insightful instruction signifies a lot to me and a whole lot more to my office workers. Best wishes; from everyone of us.

  3. Thank you so much for providing individuals with such a nice possiblity to read in detail from here. It is often so ideal and as well , packed with a good time for me and my office mates to search your web site at the least 3 times in one week to study the newest guidance you have. And indeed, I am also actually astounded concerning the surprising tactics you serve. Certain 3 points in this posting are in truth the simplest we have ever had.

  4. I enjoy you because of every one of your efforts on this site. Kate loves carrying out research and it’s really obvious why. We hear all regarding the dynamic means you produce powerful guidance on your blog and therefore encourage participation from other ones on that theme then our simple princess is without a doubt being taught a lot. Enjoy the remaining portion of the year. You are always carrying out a really great job.

  5. I am also writing to make you understand of the impressive discovery my cousin’s child undergone going through your web site. She came to understand a wide variety of issues, with the inclusion of how it is like to have an awesome teaching character to have many people without problems master various very confusing issues. You actually surpassed people’s expectations. Many thanks for supplying the important, trusted, educational and as well as easy tips about that topic to Emily.

  6. I and also my guys happened to be viewing the best solutions from your web blog and then before long came up with a terrible feeling I never thanked you for those strategies. My young men are already consequently thrilled to learn them and now have really been enjoying those things. Thank you for indeed being indeed considerate as well as for considering certain important ideas most people are really desperate to understand about. My very own sincere apologies for not expressing gratitude to you earlier.

  7. I am commenting to make you know of the extraordinary discovery my cousin’s daughter gained checking your site. She came to understand such a lot of issues, with the inclusion of what it’s like to possess an awesome teaching mindset to make folks easily completely grasp various complex matters. You truly surpassed our desires. I appreciate you for providing the effective, safe, revealing and also easy thoughts on the topic to Gloria.

  8. I precisely desired to appreciate you once again. I’m not certain what I would’ve followed without the type of thoughts shared by you on such area of interest. It was a very frightful matter for me personally, however , spending time with a new specialized approach you managed the issue forced me to leap over contentment. Now i’m thankful for the assistance and thus trust you find out what a great job you happen to be doing teaching people all through your web blog. I am sure you’ve never come across all of us.

  9. I’m writing to make you know what a perfect encounter my wife’s girl experienced going through the blog. She figured out lots of pieces, including what it’s like to have a great giving style to let others without problems grasp several specialized topics. You actually did more than my desires. Thanks for rendering those good, safe, edifying not to mention cool tips on that topic to Gloria.

  10. Thank you for your whole work on this website. Ellie loves carrying out investigation and it’s easy to see why. Almost all notice all about the lively form you present informative thoughts through the web blog and as well as strongly encourage contribution from visitors on the theme so our simple princess has been understanding so much. Take pleasure in the remaining portion of the year. You are always carrying out a superb job.

  11. I must show my thanks to the writer just for bailing me out of such a matter. As a result of searching throughout the search engines and meeting views which are not powerful, I believed my entire life was gone. Existing minus the approaches to the difficulties you have fixed by way of this short post is a critical case, as well as those which might have badly affected my entire career if I had not noticed the website. Your talents and kindness in controlling every item was tremendous. I don’t know what I would’ve done if I hadn’t come across such a step like this. I am able to at this time relish my future. Thanks a lot very much for this specialized and sensible guide. I will not be reluctant to refer your site to any individual who needs support about this matter.

  12. I must show my appreciation to you just for bailing me out of such a problem. Because of surfing around through the search engines and getting techniques which were not pleasant, I was thinking my entire life was well over. Being alive devoid of the solutions to the issues you have resolved as a result of the guideline is a crucial case, and ones that could have in a negative way damaged my entire career if I hadn’t noticed your site. The know-how and kindness in controlling the whole lot was useful. I am not sure what I would’ve done if I had not come upon such a point like this. I’m able to at this time look ahead to my future. Thanks very much for this reliable and result oriented help. I will not hesitate to endorse your web blog to any individual who should have recommendations on this area.

  13. I wish to convey my respect for your kind-heartedness giving support to men and women who must have assistance with this one subject matter. Your special commitment to getting the solution around had been quite useful and has always empowered individuals just like me to reach their pursuits. This warm and helpful hints and tips implies this much a person like me and especially to my mates. Best wishes; from all of us.

  14. I must express my admiration for your generosity supporting those who need help on this one subject matter. Your personal dedication to getting the solution all through became especially beneficial and have in every case encouraged guys and women like me to realize their dreams. Your amazing insightful guide can mean much to me and even more to my colleagues. With thanks; from all of us.

  15. I am just writing to let you be aware of what a awesome discovery my cousin’s girl experienced reading through your webblog. She came to find plenty of details, most notably how it is like to have an awesome coaching heart to make the mediocre ones smoothly know just exactly certain impossible subject matter. You truly did more than our own expected results. Thanks for rendering these good, safe, explanatory and as well as cool tips on that topic to Evelyn.

  16. I precisely had to appreciate you again. I’m not certain the things I would’ve handled without those techniques discussed by you directly on such a topic. Entirely was the terrifying dilemma for me personally, nevertheless looking at this well-written avenue you solved the issue forced me to cry for gladness. I’m thankful for this advice and even believe you realize what a powerful job that you’re getting into instructing people today thru your web blog. Most probably you have never met any of us.

  17. I and my guys were found to be digesting the good items found on your website and so all of the sudden developed a terrible suspicion I never expressed respect to the web blog owner for those secrets. All of the young boys are actually joyful to see all of them and now have really been making the most of them. We appreciate you indeed being indeed accommodating and also for settling on some fine ideas most people are really wanting to discover. Our honest apologies for not expressing gratitude to you earlier.

  18. I wish to point out my affection for your kind-heartedness supporting men and women who have the need for help with this particular area. Your real commitment to getting the solution along became astonishingly interesting and has truly allowed ladies like me to arrive at their goals. Your entire insightful tutorial indicates much a person like me and substantially more to my colleagues. Thank you; from each one of us.

  19. Thank you so much for giving everyone an exceptionally spectacular possiblity to read articles and blog posts from this web site. It is often so nice and also stuffed with a good time for me personally and my office colleagues to visit your website no less than 3 times in 7 days to learn the latest guidance you will have. Not to mention, I am just usually contented with all the terrific information served by you. Certain 4 areas in this posting are indeed the most suitable I’ve ever had.

  20. I in addition to my pals have already been analyzing the great tricks located on the website and so instantly developed a terrible feeling I had not thanked you for those strategies. All the ladies happened to be excited to study all of them and have sincerely been making the most of them. Thank you for genuinely quite accommodating and then for making a choice on such outstanding subjects millions of individuals are really desperate to discover. My honest apologies for not expressing appreciation to you earlier.

  21. Thanks for all your valuable work on this website. My daughter takes pleasure in working on investigations and it is obvious why. Almost all notice all of the lively manner you create worthwhile guidance through the web site and as well as recommend response from some others on that topic then our favorite daughter is really understanding a whole lot. Take pleasure in the rest of the year. You are conducting a terrific job.

  22. I precisely needed to thank you so much once more. I do not know the things that I would have undertaken without the type of solutions revealed by you about such a situation. This has been a very daunting circumstance in my position, however , looking at a specialised approach you solved that forced me to leap for fulfillment. I will be happy for this guidance and thus trust you find out what a powerful job you happen to be getting into educating others all through a site. Probably you haven’t come across all of us.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.