Ambiente pacato do aeroporto chegou a impressionar o apresentador de TV Luciano Huck, quando o avião em que viajava precisou descer em Bauru devido às condições climáticas (Foto: Gustavo Lustosa / JORNAL DOIS)

Por Gustavo Lustosa, colaboração para o Jornal Dois


Filas para check-in e outras para embarque e desembarque. Aglomeração de pessoas, grande fluxo de táxis, carros e ônibus. A busca por uma tomada e um lugar para sentar, um cafezinho e um pão de queijo. Essas e outras coisas são parte da rotina de um aeroporto.

Não se você for até o aeroporto de Bauru. Na maior parte do dia o lugar fica praticamente vazio e opera com duas companhias aéreas. Ambas possuem poucos vôos diários.

Filas de Check-in vazias: Duas empresas operam no aeroporto (Foto: Gustavo Lustosa/JORNAL DOIS)

Criado em 2006, o aeroporto recebeu o nome de Moussa Nakhal Tobias — uma homenagem a um empresário local de origem libanesa. Por conta da localização estratégica de Bauru, ocupando um território no centro do estado de São Paulo, esperava-se que o aeroporto se tornasse um grande entroncamento para a região.

Mas não é o que ocorre. Doze anos se passaram e desde sua inauguração as administrações da prefeitura não traçaram planos de ação para esse desenvolvimento.

O atual prefeito, Clodoaldo Gazzetta, citou o Moussa Tobias duas vezes em seu plano de governo. Na primeira, o trata como um desafio a ser enfrentado para melhorar a integração regional. Depois, no capítulo sobre a temática, é comentada a intenção de realizar estudos para implantar parques, polos e centros de inovação junto ao aeroporto.

Os desafios da prefeitura

Aline Fogolin é a responsável pela Sedecon (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda) da Prefeitura de Bauru e conta que essa pauta está sendo discutida e planos de ação têm sido tomados.

Ela reitera que a Sedecon e a prefeitura têm feito um trabalho de reconhecimento dos problemas e das demandas para que o aeroporto possa se tornar um Centro Logístico.

Movimentação de passageiros e aeronaves em outubro de 2018 nos principais aeroportos paulistas administrados pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) (Dados: Daesp)

“Há muitos anos que o aeroporto não era colocado num planejamento focado no desenvolvimento regional, já que ele não pode ser pensado só localmente. Somos um polo em Bauru, tanto universitário quanto logístico. Então, o modal é importantíssimo nesse cenário, tanto para passageiros quanto para cargas”, afirma a secretária.

Fogolin conta que a prefeitura tem analisado o cenário atual para entender quais medidas devem ser tomadas. Segundo ela, o poder público tem se reunido com companhias aéreas, agências turísticas, empresários e especialistas no assunto para compreender melhor a conjuntura, já que a Sedecon ou a prefeitura nunca realizaram esses estudos antes.

O Aeroporto Estadual Moussa Nakhal Tobias está localizado entre as cidades de Bauru e Arealva, a cerca de 20 km do centro da cidade (Foto: Gustavo Lustosa/JORNAL DOIS)

O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), é a companhia que administra o local. Vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, o Daesp divulgou licitações para melhorias no aeroporto que, até agora, não deram resultado.

Com o fim do período eleitoral, o compromisso é que prefeitura e Sedecon vão auxiliar na busca por investidores. Fogolin afirma que o Moussa Tobias tem uma área pública interessante que pode ser potencializada e precisa de mais hangares.

Com isso, o espaço conseguiria receber mais empresas para fazer pouso e decolagem para conexões e se tornar uma área de armazenamento comercial e distribuição, dando suporte ao Porto Seco da cidade — a Estação Aduaneira do Interior (EADI), local de movimentação, armazenagem e despacho de mercadorias e bagagens.

A questão econômica

O desenvolvimento no entorno do aeroporto poderia melhorar a arrecadação da cidade. Para Jacomo Buranello, despachante aduaneiro, seria interessante utilizar o Moussa Tobias como uma fonte de escoamento de produtos, mas ele ressalta que atualmente não dá para saber se o frete compensaria mais do que o modal rodoviário.

Guilherme Torga, economista, pensa que apesar dos esforços para fazer o aeroporto atingir mais empresários e movimentar mais exportações, os tipos de mercadorias produzidas na cidade não compensam os gastos para fazer esse transporte pelo Moussa Tobias.

“Mais de 70% das exportações de Bauru e região se concentram em produtos do agronegócio ou da indústria siderúrgica, que geralmente se caracterizam por um grande volume, o que torna o modal aeroviário pouco interessante para esse fim”, afirma Guilherme.

O economista acrescenta que caso seja necessário um transporte por avião, já existe a opção do aeroporto de Viracopos em Campinas, que fica a 260 km das terras bauruenses.

O modal aéreo é indicado para mercadorias “urgentes”, ou seja, que precisam ser entregues rapidamente. Segundo estudo do Ietec (Instituto de Educação Tecnológica), que reuniu dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os custos de um modal aéreo são maiores em comparação a outros modais.

Levando em consideração os tipos de produtos que Bauru exporta, os dados mostram que não há necessidade de um centro logístico aeroviário na cidade. Isso se deve a questões de manutenção e combustível das aeronaves, o que acaba encarecendo o valor final dos produtos.

Barras de ferro ou de aço não ligadas consistem em 39% de todos os produtos exportados de Bauru, somam a quantia de 63 milhões de dólares em vendas (Foto: Reprodução / Pixabay)

De acordo com os dados do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), anualmente Bauru exporta em torno de 200 milhões de dólares, sendo a 46ª cidade com mais exportações do estado e a 154ª do Brasil. São 57 empresas ou pessoas exportadoras na cidade, e o valor corresponde a 0,4% de todo o arrecadado no estado.

O despachante Jacomo Buranello acredita que outro fator que prejudica o potencial exportador de uma empresa é a alta taxa tributária, o que acaba reduzindo investimentos.

Exportações de Bauru em dinheiro (dólares) ou em porcentagem de produtos (Gráfico: Julia Mendonça)

Por conta disso, o economista Guilherme Torga ressalta que seria mais interessante que o aeroporto tivesse um investimento para se tornar um terminal regional de aviação doméstica na região central do estado, já que a mesorregião de Bauru conta com 1,5 milhão de habitantes distribuídos em 56 municípios.

A secretária Fogolin, acredita que existam produtores que possam se beneficiar do aeroporto, mas que é preciso unir as oportunidades às pessoas interessadas.

“Agora, juntando a questão da inovação, um investimento nas universidades para fomentar a pesquisa e conectar, começamos a encontrar os produtos. Bauru tem o potencial, mas está tudo meio desconectado, para o aeroporto ser mais funcional e atrativo precisa ter o outro lado, não adianta ter estrutura se não tiver produto”, salienta.

O caso Luciano Huck

No dia 17 de setembro o Moussa Tobias tomou uma notoriedade nacional.

O avião que levava Luciano Huck, apresentador da TV Globo, precisou fazer um pouso de emergência na região devido às condições climáticas. Luciano desceu do avião e gravou diversos Stories para seu Instagram, mostrando sua surpresa e indignação ao fato de que, em um dia comum no período da tarde, o aeroporto de Bauru não oferecia um meio de saída até a cidade, que fica a 23 km de distância.

Huck afirma em vídeo mostrando a frente do aeroporto vazia: “Acho que vai ser fácil sair daqui, de táxi, de ônibus, de Uber, de carro de boi…”.

Vídeos gravados pelo apresentador Luciano Huck quando esteve no aeroporto de Bauru

Uma nota não oficial da Sedecon sobre o fato circulou por grupos de Whatsapp dias depois. A mensagem afirmava que a unidade havia ficado feliz que seu avião conseguiu pousar sem problemas, explicou que, pelo fato de Bauru ser uma cidade de médio porte, existem poucos horários definidos para chegadas e partidas e que Uber’s e táxis estão à disposição em qualquer horário do dia.

A nota também respondia à insatisfação de Luciano e finalizava convidando o apresentador para conhecer Bauru. Aline Fogolin afirma que não houve posicionamento oficial da Sedecon e a própria secretária decidiu não publicar nada, pois não houve pedido de Huck ou de sua equipe. O apresentador retratou-se dias depois do ocorrido via redes sociais, afirmando que possui uma relação de infância com o município.

A situação evidenciou a questão do acesso ao aeroporto. Localizado a pouco mais de 20 km do centro da cidade, existe uma linha de ônibus que vai até lá, fazendo o trajeto com saída do Centrinho da USP.

Em dias de semana o percurso é feito seis vezes, com intervalos grandes entre os horários. Aos finais de semana, há apenas transporte nos horários próximos aos voos — os táxis seguem esses mesmos horários.

Ônibus em um raro momento no Moussa Tobias (Foto: Gustavo Lustosa / JORNAL DOIS)

O que vem pela frente?

Aline Fogolin afirma que, nos próximos meses, a Sedecon iniciará um período de “chamamento” para capacitação do receptivo turístico. Isso inclui taxistas, cadeia hoteleira e restaurantes. Assim, ela acredita que a cidade estará preparada para receber o turista que vem para negócios ou passeio.

Estão agendadas reuniões com as empresas aéreas que já operam na cidade para entender as razões dos horários reduzidos. Além disso, a secretária afirmou que fará parcerias com as prefeituras da região para que haja um fluxo maior de passageiros no Moussa Tobias.

Comments

  1. Thanks a lot for providing individuals with an extremely memorable possiblity to read in detail from this blog. It’s always so good plus full of amusement for me and my office mates to visit your website a minimum of three times in 7 days to find out the newest items you have got. Not to mention, we are at all times contented considering the magnificent tips and hints you give. Selected 4 areas on this page are ultimately the finest we have had.

  2. Thank you a lot for giving everyone a very pleasant opportunity to read critical reviews from this web site. It can be so ideal and also jam-packed with fun for me and my office friends to search your site not less than three times per week to see the fresh items you have got. Not to mention, I am also certainly happy for the astonishing solutions served by you. Some 4 ideas in this post are surely the best we’ve had.

  3. I definitely wanted to write a simple comment to thank you for all the lovely tips and hints you are giving here. My long internet lookup has at the end been honored with brilliant information to talk about with my company. I would suppose that we readers actually are undeniably fortunate to dwell in a very good place with so many perfect people with very beneficial strategies. I feel quite happy to have used your entire site and look forward to some more enjoyable moments reading here. Thanks once more for all the details.

  4. My husband and i have been absolutely excited Ervin could conclude his web research via the ideas he acquired through your site. It is now and again perplexing to just always be freely giving hints which men and women might have been selling. And we all discover we now have the writer to give thanks to because of that. Most of the illustrations you have made, the straightforward blog navigation, the friendships you help foster – it’s everything amazing, and it is facilitating our son in addition to the family feel that that topic is enjoyable, which is particularly fundamental. Thanks for all the pieces!

  5. I intended to send you a tiny remark so as to say thanks a lot over again for these remarkable suggestions you’ve documented on this website. It’s simply surprisingly generous of you to allow unhampered precisely what a number of people would’ve sold as an e book to help make some cash for themselves, principally seeing that you might well have tried it in case you considered necessary. Those things also served as the easy way to realize that other people online have the identical interest the same as my personal own to find out more and more concerning this issue. I believe there are several more enjoyable situations in the future for many who scan your site.

  6. Thank you a lot for giving everyone such a nice chance to read from this site. It is always so amazing and as well , jam-packed with amusement for me personally and my office peers to visit your website the equivalent of 3 times every week to study the fresh items you have. And of course, I am just always amazed for the perfect methods served by you. Selected 1 ideas on this page are surely the best I’ve ever had.

  7. I precisely had to say thanks all over again. I’m not certain what I would have implemented without the type of techniques discussed by you over that topic. Certainly was a very daunting setting for me, but spending time with the very skilled avenue you treated it made me to leap for gladness. I’m just grateful for your assistance as well as hope you find out what a powerful job you happen to be accomplishing training many others using your web page. I am sure you have never come across all of us.

  8. I truly wanted to compose a small message so as to express gratitude to you for all of the awesome recommendations you are writing on this website. My time intensive internet search has now been compensated with extremely good facts and strategies to share with my partners. I would say that many of us readers are rather endowed to live in a useful network with very many lovely professionals with insightful concepts. I feel very grateful to have discovered your web page and look forward to some more fabulous moments reading here. Thanks a lot again for a lot of things.

  9. I really wanted to write a small remark to be able to appreciate you for all the fantastic advice you are posting on this site. My rather long internet search has at the end been compensated with sensible information to exchange with my close friends. I ‘d believe that many of us visitors are very much blessed to exist in a fine place with very many lovely professionals with very beneficial ideas. I feel truly lucky to have encountered your entire site and look forward to plenty of more brilliant moments reading here. Thank you again for all the details.

  10. I simply wanted to appreciate you once more. I am not sure the things that I might have tried in the absence of the type of tips and hints discussed by you about that area. It seemed to be the difficult matter in my view, however , taking a look at a new well-written tactic you processed that forced me to cry over happiness. I will be thankful for the service and even trust you find out what a great job that you are putting in instructing the mediocre ones by way of your web site. I know that you have never got to know any of us.

  11. I must express some thanks to this writer for rescuing me from this type of scenario. Just after searching through the world-wide-web and finding tricks which were not powerful, I thought my entire life was well over. Living minus the strategies to the difficulties you have solved all through this site is a serious case, and ones which could have in a negative way damaged my career if I hadn’t noticed your website. Your main capability and kindness in taking care of all areas was very helpful. I am not sure what I would have done if I had not come upon such a thing like this. I can also now look ahead to my future. Thanks a lot very much for the reliable and results-oriented guide. I will not think twice to recommend the website to anyone who should receive recommendations about this matter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.