Nova diretriz do livro didático prejudica ensino infantil municipal, apontam educadoras

Secretaria de Educação determina uso do material para crianças de 0 a 5 anos e vai na contramão da proposta curricular pedagógica do município; professoras e diretoras da rede pública expõem riscos ao aprendizado e se mobilizam contra a medida

Publicado em 1° de agosto de 2021

Educadoras apontam que diretriz da Secretaria de Educação pode fragmentar o sistema de ensino infantil e prejudicar a atual proposta curricular do município (Foto: Michel F. Amâncio/Jornal Dois)
Por Michel F. Amâncio
Edição Bibiana Garrido

Professoras e diretoras protestam contra determinação da Secretaria Municipal da Educação para a educação infantil em Bauru. A diretriz da atual gestão, em sintonia com o programa de livros do governo Bolsonaro (sem partido), é para que as unidades escolares escolham livros didáticos para serem trabalhados com crianças de 0 a 5 anos, o que é visto por especialistas entrevistados pelo Jornal Dois como um retrocesso.

Prejuízos ao aprendizado, mecanização do ensino e oferta de materiais pobres em atividades para as crianças são alguns pontos da crítica. A secretaria também esbarra na proposta curricular para a educação infantil de 2016, construída com participação da comunidade escolar bauruense, e que não prevê o uso de livros didáticos, mas a preparação de aulas por cada professor e professora responsável.

A mobilização contra a medida teve início assim que ela foi divulgada, no dia 14 de julho, em uma circular do Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais (DPPPE), órgão subordinado à Secretaria de Educação. O documento é assinado pela secretária da pasta, Maria do Carmo Kobayashi e por outros dois diretores de departamentos da secretaria: Wagner Antonio Junior e Érika Jacob Navarro.

Servidoras da educação reagiram ao que consideram uma “imposição sem diálogo” por parte da secretaria. Até o momento, elas formaram grupos em aplicativos de mensagens, realizaram abaixo-assinado e buscaram apoio na Câmara Municipal dos vereadores, entre outras ações. Todas as professoras e diretoras entrevistadas fazem a mesma crítica: de que a secretaria não respeita a proposta curricular para a educação infantil do sistema municipal.

Críticas aos livros didáticos e defesa da atual proposta curricular

A circular da Secretaria de Educação tem como assunto o Programa Nacional do Livro Didático do próximo ano, conhecido como PNLD 2022. O programa é do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo selecionar coleções de livros didáticos e literários para o ensino infantil de todo o país, que posteriormente devem ser escolhidos e utilizados pelos municípios. A compra dos livros é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

No documento municipal, é informado às unidades que as equipes escolares devem escolher uma entre as opções de livros didáticos ofertadas pelo PNLD. A escolha por parte de gestoras e professoras da rede de ensino infantil está programada para o 2º semestre de 2021, com a previsão de serem entregues às crianças até fevereiro de 2022. A determinação da secretaria destaca que as coleções de livros didáticos que formam o programa nacional passam por análises técnicas do MEC.

O Ministério da Educação não cumpriu etapas necessárias para o PNLD, como a escolha da comissão de avaliação e seleção dos livros. Os nomes que compõem a comissão técnica só foram publicados oficialmente em abril deste ano, sendo que o edital do programa foi publicado em maio do ano passado. Esse seria um dos motivos que levam especialistas da educação a avaliar que o PNLD 2022 representa um prejuízo educacional, de acordo com o posicionamento de entidades citado ao final desta reportagem.

Conversamos com duas diretoras de unidades de ensino infantil em Bauru que são contrárias à determinação da Secretaria Municipal de Educação. Nenhuma das duas quis se identificar por receio de represálias e por estarem à frente do movimento contra a implementação dos livros didáticos. Uma delas, diretora há seis anos na rede municipal e a quem chamaremos de Raquel, afirma: “Como educadora, eu digo que Bauru não necessita de livro didático no ensino infantil”. Ela também critica “a péssima qualidade das atividades propostas no livro que desvaloriza o trabalho do professor”.

A diretora avalia que os livros sugeridos pelo PNLD são contrários à atual proposta curricular de Bauru. “A gente batalhou muito na construção dessa nova proposta que é realmente emancipatória, e de repente chega um livro superficial e com uma doutrina completamente diferente”, diz Raquel.

A proposta curricular para a educação infantil em Bauru é um documento elaborado ao longo de cinco anos e publicado em 2016, quando Rodrigo Agostinho (PSB) ocupava o Poder Executivo e a secretária da Educação era Vera Caserio. A proposta teve como objetivo criar um guia pedagógico para a atuação de educadores do município e envolveu professoras e diretoras da rede municipal, além da Faculdade de Ciências da Unesp. Juliana Pasqualini, professora universitária e uma das coordenadoras da elaboração do documento, defende o atual currículo em Bauru:

“Por ter sido elaborada por pessoas da rede, por pessoas que estão no chão da escola, ela é uma proposta que conversa muito com a realidade do município. Quem realmente colocou a mão na massa pra produzir a proposta foram as diretoras e professoras. Por que, então, a gente tem que aderir a uma coleção de livros didáticos que vai contra essa conquista histórica do município?”, questiona a professora.

Outra diretora que pediu para não ser identificada, a quem chamaremos de Cristina, aponta que o conjunto de livros proposto pela secretaria “prioriza a cópia e empobrece o ensino e a aprendizagem dos alunos”. Cristina explica que a criança não deve apenas decorar a escrita do próprio nome, pois o que importa é ela entender “o porquê está escrevendo o nome dela”. A diretora pontua que essa é uma função que o livro didático não consegue cumprir.

Déborah Miranda Alvares, professora da educação infantil municipal, diz que os livros que a secretaria está oferecendo às escolas através do PNLD são “muito pobres, com exercícios que não desenvolvem o pensamento e a imaginação”. De acordo com a professora, o uso desses livros é uma desvalorização da educação infantil: “Pro professor é muito cômodo aceitar um livro desses. Ele não precisaria mais preparar material e nem estudar mais”.

É o mesmo raciocínio de Juliana: “Por que o livro didático, muitas vezes, tem apelo? Porque planejar aula é difícil, é trabalhoso, requer tempo, recursos. E o livro é fácil, é só seguir”, argumenta. Ela explica que essa facilidade reduz o papel das professoras em sala de aula, já que elas apenas reproduziriam o conteúdo do livro de forma mecânica. “A gente tá discutindo qualidade do ensino e vendo a reedição de práticas há muito superadas”, diz a professora.

Fragmentação do sistema de ensino bauruense

O comunicado da Secretaria de Educação à categoria não menciona se as escolas teriam o direito de recusar a escolha dos livros didáticos. Depois de diversas reclamações de diretoras e professoras, Wagner Antonio Junior, diretor do Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais (DPPE), afirmou às educadoras por e-mail que as equipes escolares poderiam optar pelos livros. O Jornal Dois buscou contato com Wagner, que confirmou a possibilidade da recusa ao material.

Essa possibilidade não é suficiente para o movimento de professoras e diretoras. Elas argumentam que isso dispersa o sistema de ensino municipal, já que cada escola estaria “à própria sorte”, na fala de Déborah. Perguntado sobre uma possível fragmentação da educação infantil, Wagner defende: “Essa prática não fragmenta o sistema, mas fortalece a autonomia das comunidades escolares e da gestão democrática e participativa, preconizadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”.

Cristina, como diretora de escola, critica essa postura:

“Acho que a secretaria tá achando que cada escola é um mundo e cada um vai poder fazer do jeito que quiser. Nós somos um sistema de ensino. Eu trabalho com a proposta, nós temos um projeto político pedagógico. Supondo que ano que vem eu receba uma professora de outra escola que aderiu ao livro, como vai ser o trabalho dela aqui? Isso vai comprometer a qualidade de ensino da minha escola”.

Posições contrárias à secretaria também partem da diretora Raquel: “Deixarem opcional continua ferindo a nossa proposta. Se a gente tem a proposta pro município, não pode deixar pro diretor escolher usar ou não o livro didático. Se fica cada um a seu critério, a gente vai se perder. Essa fala do departamento é muito preocupante”.

Raquel diz não saber quais são as razões para a secretaria ir contra a proposta do município. Já Cristina atribui a responsabilidade ao diretor do departamento pedagógico, já que, segundo ela, “Wagner nunca quis a atual proposta curricular”. A educadora afirma que o diretor desconhece o conteúdo de má qualidade dos livros didáticos, e que ele “só quer defender algo contrário à proposta”.

“A gente sabe que ele tem ditado muitas regras na educação por estar no departamento pedagógico. Tanto que foi só depois que a gente reagiu que ele mandou dizendo que as escolas poderiam optar pelo livro. E ele fala que isso é democrático. Isso não é democrático, isso é uma forma da própria secretaria tirar o corpo dela fora”, conclui Raquel.

Questionado pelo J2 sobre as críticas que envolvem seu nome, Wagner preferiu não as responder: “Sou servidor público há 17 anos e trabalho em prol de um Sistema Municipal de Ensino que atende a aproximadamente 23 mil estudantes e 1,4 mil professores. É nosso papel efetivar políticas públicas que garantam uma educação de qualidade para todos os nossos alunos, missão que está acima de convicções pessoais. Portanto, meu posicionamento pessoal, seja ele qual for, é irrelevante nesse contexto”.

Ações das educadoras em defesa da proposta curricular

O movimento de educadoras contra a implementação dos livros no ensino infantil tem buscado diferentes caminhos para responder à determinação da secretaria. De acordo com Cristina, as educadoras que defendem a proposta curricular do município têm construído um cronograma de ações para as próximas semanas. Até agora, já foi elaborada uma carta onde as professoras explicam a história da elaboração do atual currículo. No mesmo documento, foram usados critérios técnicos da área da educação para questionar a qualidade dos livros didáticos disponibilizados.

 As educadoras acrescentaram à carta um abaixo-assinado pela não adesão aos livros do PNLD, conseguindo 261 assinaturas de professoras, diretoras e pessoas que compõem a comunidade escolar pública de Bauru. A carta com as assinaturas foi enviada para a Secretaria Municipal de Educação no dia 20 de julho, com o título: “Repúdio à qualidade do material de divulgação do programa PNLD 2022 para a Educação Infantil Pública Municipal de Bauru”.

 A mobilização ainda buscou apoio legislativo através da vereadora Estela Almagro (PT). Déborah relata que a vereadora foi procurada porque “é a única oposição ao governo municipal”. A professora diz que já estava em contato com Estela devido à dificuldade na comunicação com a Secretaria de Educação sobre outros problemas que não o atual, e que desde meados de julho elas têm dialogado sobre a questão dos livros didáticos.

 Em entrevista ao J2, Estela defendeu a atual proposta curricular de Bauru e criticou ao que vê como uma imposição da gestão municipal: “Uma das vitrines da cidade é nossa educação infantil, em que a base é a pedagogia histórico-crítica. É referência não só no estado, como no Brasil. Se nosso ensino infantil é elogiável Brasil afora, por que mudar agora? E mais, mudar agora com qual debate? Eles querem impor, igual fizeram com a discussão da escola cívico-militar”.

 A vereadora alega ter sido procurada por diversas professoras e diretoras do município logo depois da determinação da secretaria. Como resposta à categoria, Estela não descarta a convocação de audiência pública e, no dia 27 de julho, se manifestou em sessão da Câmara dos Vereadores em apoio às críticas das educadoras. Ela afirma ainda que pretende elaborar um requerimento para que a Secretaria de Educação explique a medida: “Nós vamos perguntar à secretaria com base no Artigo 18 da Câmara: isso dos livros passou por quais fóruns? Onde foi aprovado? Foi discutido com os professores? Isso é muito grave, é desrespeitar a categoria e quebrar os mecanismos de controle social”.

O Artigo 18 faz parte da Lei Orgânica do Município de Bauru, e é por meio dele que os vereadores podem solicitar “informações  ao Prefeito e aos responsáveis pelos órgãos da administração direta e indireta”. Os pedidos por informação com base no artigo devem ser respondidos pelas autoridades em até 15 dias, período que pode ser prorrogado por mais 15 dias. Um de seus incisos também prevê a convocação de secretários municipais “para esclarecer assuntos pré-determinados”. 

Para Estela, as professoras e diretoras deveriam se abster de escolher livros didáticos: “Eu tenho dito para os professores que receberam a circular, que até que a gente consiga tomar providências via legislativo, e se precisar via judiciário, que se recusem a escolher”. A vereadora segue com críticas à gestão municipal, destacando a relação do Executivo bauruense com o governo Bolsonaro (sem partido): “Eles não são só negacionistas da pandemia, são negacionistas de tudo. Negam um projeto pedagógico que deu certo e negam até o debate”.

De acordo com Deborah, o movimento de educadoras pela defesa da atual proposta curricular pretende construir um fórum para a educação, cujo objetivo seria estabelecer um diálogo com a Secretaria Municipal de Educação e com a sociedade sobre a questão dos livros no ensino infantil: “Seria uma instância de gestão democrática e participativa, que contaria inclusive com a participação da secretaria. Assim fica mais transparente pra população, que precisa estar a par do que tá acontecendo”.

Sem diálogo

Cristina acredita que o fato de as educadoras terem entrado em contato com Estela Almagro “pode ter incomodado a secretaria”. A diretora afirma que a busca por apoio do Legislativo se deu pela falta de comunicação do órgão: “As professoras recorreram à vereadora após várias tentativas de contato com a secretária de educação, e nunca houve resposta”.

Ela afirma que a secretária de Educação Maria do Carmo Kobayashi chegou a passar seu contato pessoal para as educadoras há algum tempo. Para a diretora, isso não foi suficiente para melhorar o diálogo com as servidoras: “Já faz uns cinco meses que estamos esperando uma reunião com ela e nada. Nós tentamos muitos caminhos pro diálogo, e não só na questão do livro. Como isso não tá funcionando, a gente já entendeu que as portas não estão abertas para diálogo, e foi aí que a gente resolveu começar a agir”.

Ao J2, Wagner afirma que seu departamento está à disposição para orientar as diretoras novamente sobre o PNLD. E complementa: “Caso seja necessário, faremos reuniões. Gostaria de reforçar que é papel da Secretaria Municipal da Educação efetivar as políticas públicas a bem do Sistema Municipal de Ensino, abrindo possibilidades para diálogos e reflexões entre as equipes escolares”.

Déborah enxerga a relação das educadoras com a gestão municipal de outra forma: “A gente tá tendo muito problema de diálogo com a Secretaria de Educação, e a promessa dessa gestão, como um todo, foi conversar. Na época da campanha era só promessa de diálogo. Não teve plano de governo, mas teve bastante ‘vamos conversar’. E é isso que não tá tendo”, critica a professora.

Reação da comunidade escolar à medida

A professora da educação infantil diz acreditar que a maioria de seus colegas da rede municipal são contrários à determinação da secretaria: “É uma minoria de professores que, talvez por falta de conhecimento, vai querer adotar o livro e seguir aquilo, abrindo mão da cátedra docente”, opina Déborah.

Raquel concorda com a avaliação da professora: “Eu falo pela minha escola e pelo pouco que eu conheço da realidade das outras colegas, e a grande maioria é completamente contra essa posição da secretaria. Aqui na minha escola todas as professoras assinaram o abaixo-assinado, e eu vejo uma grande mobilização contrária aos livros”, conta a diretora.

Sobre a posição de pais e mães em relação ao uso dos livros didáticos na educação infantil, Cristina diz que em sua escola há “mães que são contra por já participarem do cotidiano da escola”. A diretora explica que foi formado um grupo em defesa da proposta curricular e contra os livros do PNLD em que esses responsáveis estão presentes, junto às professoras e diretoras.

“Quando a gente faz reunião aqui na escola, nós explicamos pros pais como a criança aprende. E por conta da pandemia isso não tem acontecido. Se tem pais que são favoráveis aos livros didáticos, é puro desconhecimento. Infelizmente isso acontece”, destaca Cristina.

Interesses e o PNLD no Brasil

Em maio de 2020, 116 entidades ligadas à educação no Brasil iniciaram representação no Ministério Público Federal e no Tribunal de Contas da União exigindo a suspensão do edital do PNLD 2022. O argumento dos grupos, representados pela Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), era de que o edital descumpria critérios técnicos e poderia gerar prejuízos para a educação nacional.

Déborah chama a atenção para as motivações por trás da forma como o PNLD vem sendo imposto pelo governo federal: “Esses livros vão usar um dinheiro público contra tudo o que nós professores estudamos sobre desenvolvimento infantil. Nós não fomos consultados e parece ser algo pra atender aos interesses do capital”, diz a professora, em referência aos lucros que as editoras teriam com a venda de livros didáticos para o ensino público infantil.

Grandes editoras nacionais têm interesse no PNLD 2022, e a FTD é uma das empresas que têm distribuído amostras de livros em escolas públicas de Bauru; o objetivo é convencer as educadoras a aderir ao material (Foto: Michel F. Amâncio/Jornal Dois)

A respeito dos possíveis interesses mercadológicos de editoras, Juliana destaca que isso é algo que não pode ser desconsiderado: “Sempre que a gente fala em políticas educacionais, tem que se perguntar: como nós estamos investindo os recursos e quem tem interesse que esse seja o foco do investimento? Quando se compra livros de editoras através do PNLD, você tá mexendo com o interesse do mercado editorial”.

São 6,5 milhões de crianças matriculadas na educação infantil em escolas públicas em todo o Brasil pelo Censo Escolar 2020. Como os livros ainda estão em processo de seleção pelos municípios, não há como saber o total de dinheiro público que será utilizado na compra. Tendo como base a compra de R$ 458 milhões em livros do PNLD em 2019, para 12 milhões de alunos do ensino fundamental, vê-se que o montante para a educação infantil também atingiria cifras milionárias.

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês. 

Comments

  1. My spouse and i ended up being so relieved Edward managed to conclude his inquiry through your precious recommendations he came across from your weblog. It’s not at all simplistic just to choose to be releasing techniques that many men and women may have been trying to sell. Therefore we realize we need the blog owner to give thanks to for that. The specific explanations you’ve made, the easy web site menu, the friendships you will help to instill – it is mostly terrific, and it’s really letting our son and our family reckon that the subject matter is thrilling, and that is truly fundamental. Thank you for everything!

  2. I and my buddies appeared to be taking note of the nice information on the website and then unexpectedly I had an awful suspicion I never thanked the web site owner for those techniques. Most of the people had been very interested to read all of them and have absolutely been using those things. Appreciation for simply being quite considerate as well as for making a decision on this form of superb guides millions of individuals are really needing to be aware of. My sincere apologies for not saying thanks to sooner.

  3. I just wanted to write a quick comment in order to thank you for all the superb solutions you are giving at this website. My extended internet investigation has now been honored with good suggestions to talk about with my close friends. I ‘d repeat that many of us readers are very blessed to exist in a useful community with many outstanding people with useful concepts. I feel very much blessed to have discovered your entire website and look forward to really more thrilling minutes reading here. Thanks once more for a lot of things.

  4. I together with my guys have already been taking note of the good recommendations from the website then suddenly I had a horrible feeling I never expressed respect to the blog owner for those secrets. These ladies were definitely so excited to see them and have in effect sincerely been making the most of them. We appreciate you turning out to be so kind and then for selecting this sort of beneficial resources millions of individuals are really desirous to be informed on. Our sincere regret for not expressing gratitude to sooner.

  5. I am commenting to make you understand of the helpful discovery my wife’s girl had reading yuor web blog. She noticed a good number of things, most notably how it is like to have an awesome teaching character to have other folks without hassle know several tricky subject areas. You actually did more than readers’ desires. Thanks for providing the useful, safe, edifying as well as fun thoughts on this topic to Jane.

  6. My wife and i have been quite thrilled Raymond could finish up his homework out of the ideas he came across out of your weblog. It’s not at all simplistic to simply find yourself offering procedures which often a number of people may have been making money from. We really keep in mind we have you to appreciate for this. The explanations you have made, the straightforward blog navigation, the friendships you can help create – it is everything spectacular, and it’s aiding our son in addition to the family do think the situation is fun, which is certainly wonderfully essential. Thank you for the whole thing!

  7. Needed to post you this very small observation so as to say thanks a lot yet again for your personal wonderful strategies you have discussed in this case. It’s certainly seriously open-handed with you giving extensively all that numerous people could have distributed for an e book to generate some cash for themselves, particularly since you could possibly have tried it in case you decided. The tactics additionally worked to become a good way to be aware that other people online have a similar dreams similar to my very own to figure out many more concerning this problem. I’m sure there are many more pleasurable times up front for folks who browse through your website.

  8. I and also my guys were actually going through the excellent tips and hints on your web page and then all of a sudden developed an awful suspicion I had not expressed respect to the site owner for them. My young boys were definitely for that reason happy to learn all of them and now have extremely been loving them. We appreciate you turning out to be simply considerate and also for finding varieties of superior areas most people are really wanting to understand about. Our own honest apologies for not saying thanks to you sooner.

  9. I needed to compose you this tiny observation just to give thanks the moment again for all the beautiful thoughts you’ve shared above. It has been certainly shockingly open-handed of people like you to present extensively what many individuals might have made available for an ebook in order to make some dough for their own end, and in particular considering that you might have tried it in the event you decided. Those secrets in addition acted as a good way to fully grasp most people have the same passion the same as my very own to know the truth significantly more with regards to this issue. I’m certain there are several more enjoyable situations ahead for many who scan through your site.

  10. I precisely wanted to say thanks yet again. I am not sure the things I might have created in the absence of these advice contributed by you regarding that field. It had become a real distressing crisis for me, but being able to see a new well-written style you solved that forced me to leap over contentment. I’m just thankful for the service and even expect you really know what an amazing job that you are doing educating many people using a web site. I am sure you have never encountered all of us.

  11. Thanks so much for giving everyone remarkably nice opportunity to read from this site. It is often very enjoyable plus stuffed with a good time for me personally and my office colleagues to visit your website at minimum thrice every week to see the fresh issues you have got. And indeed, we are at all times happy concerning the mind-boggling things served by you. Certain 3 points on this page are undeniably the very best I’ve had.

  12. I simply desired to thank you very much once again. I do not know what I would have sorted out without the type of aspects shown by you on this theme. It was a alarming crisis for me personally, however , finding out the very specialised tactic you handled it made me to cry with delight. I am just happy for your guidance and as well , wish you comprehend what an amazing job you have been accomplishing educating people today via your blog post. I am sure you haven’t met any of us.

  13. I wanted to send you a bit of observation to finally give thanks over again about the nice views you’ve contributed at this time. This has been so open-handed with people like you to supply easily exactly what a few people might have supplied for an e book in making some dough for their own end, precisely considering the fact that you could have tried it in case you desired. These good ideas as well worked as the fantastic way to comprehend other people have similar zeal just as my own to figure out more regarding this issue. I’m certain there are a lot more pleasant periods up front for people who check out your blog.

  14. Thanks for every one of your labor on this site. Kim delights in setting aside time for internet research and it is simple to grasp why. My spouse and i hear all regarding the dynamic way you deliver good ideas on this web site and strongly encourage response from other people on the content plus our girl is certainly learning a lot of things. Have fun with the remaining portion of the new year. Your conducting a brilliant job.

  15. My husband and i were so more than happy when Michael could finish off his researching through your ideas he got in your web pages. It is now and again perplexing just to choose to be offering instructions which a number of people could have been making money from. And now we do understand we have got the writer to appreciate for this. The most important explanations you’ve made, the straightforward blog menu, the friendships you help engender – it’s got mostly astonishing, and it is making our son in addition to our family feel that this concept is fun, and that is unbelievably serious. Many thanks for all!

  16. My wife and i ended up being quite cheerful that Emmanuel managed to carry out his research from your ideas he obtained in your weblog. It’s not at all simplistic to simply choose to be releasing thoughts which many people have been trying to sell. And now we recognize we have got the writer to give thanks to for that. The main illustrations you have made, the easy web site menu, the friendships you will make it easier to promote – it’s mostly great, and it’s really facilitating our son in addition to our family reason why the article is excellent, which is certainly extremely vital. Many thanks for the whole thing!

  17. I wanted to compose you that little bit of observation to be able to give thanks yet again just for the pleasing opinions you’ve shown on this site. It has been simply incredibly generous with you to deliver publicly exactly what a lot of people might have offered as an electronic book in making some cash for themselves, precisely given that you could possibly have tried it in case you desired. These tips likewise served like the fantastic way to be sure that other people have a similar fervor like mine to know the truth a whole lot more with reference to this condition. I’m certain there are many more pleasurable times in the future for many who go through your blog post.

  18. I wanted to type a quick remark to be able to say thanks to you for these fabulous solutions you are sharing here. My particularly long internet research has at the end been honored with excellent facts to go over with my two friends. I would admit that most of us website visitors are undoubtedly endowed to live in a remarkable site with many perfect people with interesting hints. I feel truly lucky to have come across your website page and look forward to so many more amazing minutes reading here. Thanks a lot again for a lot of things.

  19. I precisely needed to thank you so much once more. I am not sure the things that I would’ve undertaken in the absence of the entire thoughts shared by you over that problem. It absolutely was a real frightening difficulty in my opinion, but finding out the well-written avenue you solved that forced me to jump over joy. I’m grateful for the advice and even wish you really know what a great job you were putting in instructing others via your blog post. I know that you’ve never met any of us.

  20. I definitely wanted to develop a small comment to say thanks to you for all the superb facts you are posting at this website. My time-consuming internet investigation has at the end been paid with reliable facts and techniques to share with my companions. I would assert that we site visitors are very much blessed to be in a superb website with very many brilliant people with great ideas. I feel extremely lucky to have come across your webpages and look forward to some more entertaining times reading here. Thanks a lot once more for a lot of things.

  21. I really wanted to send a quick comment in order to appreciate you for some of the splendid advice you are showing at this website. My extended internet lookup has at the end been honored with sensible details to go over with my companions. I ‘d mention that many of us visitors actually are quite fortunate to live in a fine community with many wonderful people with good things. I feel pretty fortunate to have encountered your entire site and look forward to so many more brilliant minutes reading here. Thank you once again for all the details.

  22. I am writing to make you understand what a useful encounter my cousin’s girl developed checking the blog. She came to understand numerous issues, most notably how it is like to possess an ideal teaching mindset to get others effortlessly learn about specific tricky issues. You really exceeded our own expectations. Thanks for offering such important, dependable, explanatory and cool guidance on the topic to Sandra.

  23. I simply needed to appreciate you again. I’m not certain the things that I might have accomplished without those concepts provided by you relating to my subject. This was the frightening problem for me personally, but taking note of the expert form you managed the issue took me to weep with contentment. Extremely happy for your service and thus trust you really know what an amazing job you happen to be doing training many people using your webpage. Probably you haven’t encountered any of us.

  24. I wanted to compose you one bit of remark to be able to say thank you once again about the beautiful opinions you have documented here. It was so seriously generous with people like you in giving freely all most of us could possibly have distributed for an e-book to end up making some profit for their own end, certainly since you could possibly have done it if you ever considered necessary. The strategies in addition served to provide a fantastic way to understand that other people online have the same zeal much like my own to see much more pertaining to this matter. Certainly there are many more fun moments ahead for those who look into your blog.

  25. I precisely had to thank you so much once again. I’m not certain what I might have made to happen in the absence of these secrets contributed by you concerning my industry. It was before a very alarming dilemma in my position, nevertheless spending time with the professional form you handled that took me to leap for delight. I will be grateful for this information as well as hope that you realize what a great job you happen to be putting in training most people through the use of a site. I am certain you have never encountered any of us.

  26. I intended to post you a little bit of observation just to thank you so much again for the pretty suggestions you have documented on this website. This is so open-handed of people like you to provide extensively just what a few people would have sold as an e book in order to make some bucks for themselves, precisely given that you could possibly have tried it in case you considered necessary. The secrets additionally served to provide a fantastic way to fully grasp the rest have similar zeal just as my very own to figure out many more on the topic of this condition. I think there are lots of more fun periods in the future for those who examine your website.

  27. Thank you a lot for giving everyone an extremely remarkable opportunity to read in detail from this website. It is usually very pleasant and also full of amusement for me personally and my office co-workers to visit your blog on the least 3 times in a week to read the latest guidance you have. And indeed, I’m certainly fulfilled concerning the fabulous creative ideas you give. Certain 3 areas on this page are surely the finest I’ve ever had.

  28. Thank you for each of your effort on this site. Kate takes pleasure in going through investigation and it’s obvious why. We know all about the lively way you give insightful ideas on this web blog and as well recommend response from visitors on the concern plus our favorite simple princess is in fact being taught a lot. Take pleasure in the rest of the year. You are always doing a fantastic job.

  29. I have to point out my love for your kind-heartedness in support of visitors who really want help on your subject. Your special commitment to getting the message throughout became extraordinarily practical and have surely helped those like me to arrive at their goals. The invaluable hints and tips implies a lot a person like me and far more to my office colleagues. Best wishes; from all of us.

  30. I actually wanted to write a message so as to say thanks to you for those precious suggestions you are writing at this website. My incredibly long internet look up has finally been recognized with professional facts and techniques to talk about with my relatives. I ‘d say that we website visitors actually are very blessed to be in a really good place with many outstanding people with good points. I feel very happy to have encountered your site and look forward to really more fun minutes reading here. Thanks once more for everything.

  31. I simply needed to appreciate you yet again. I’m not certain what I might have tried in the absence of these aspects documented by you about my subject matter. It truly was a very challenging difficulty in my opinion, nevertheless seeing this specialized manner you treated that forced me to leap over delight. I am thankful for this assistance and thus sincerely hope you realize what an amazing job you are always doing educating the mediocre ones all through a site. I’m certain you haven’t come across all of us.

  32. I wish to show my appreciation to this writer for bailing me out of this situation. Because of browsing throughout the the web and seeing ideas that were not productive, I believed my entire life was well over. Living devoid of the solutions to the difficulties you have resolved by way of this article content is a critical case, and those which might have in a wrong way affected my entire career if I hadn’t discovered your blog post. Your own ability and kindness in handling all the things was helpful. I don’t know what I would’ve done if I had not encountered such a solution like this. I can now look forward to my future. Thanks for your time so much for your high quality and effective guide. I won’t hesitate to endorse your site to anyone who needs and wants guidelines on this situation.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.