“Não, senhor!”: representantes da educação rejeitam projeto de escola cívico-militar em Bauru

Audiência pública sobre implantação de escolas cívico-militares foi marcada por críticas ao Executivo, ausência da prefeita Suéllen Rosim, e interrupção de fala dos oradores; discussão teve lotação máxima da sala virtual de transmissão; anúncio da adesão ao modelo de ensino foi feito no dia 15 de fevereiro e secretária da Educação não tem conclusões sobre o projeto

Publicado em 14 de maio de 2021

17 entidades representativas estiveram presentes e se manifestaram contrárias ao projeto (Foto: Reprodução)
Por Camila Araujo

Bauru supostamente já começou a preparar o terreno para a implantação do modelo de escola cívico-militar na cidade.

A informação teria partido de dentro da secretaria de Educação e aponta que a pasta iniciou consultas nas escolas visando dar início ao projeto. Um funcionário da prefeitura até já estaria fazendo um curso para a promoção da plataforma.

A suspeita foi levantada por Estela Almagro (PT), vereadora, em audiência pública convocada por ela e organizada pela Câmara Municipal na quinta-feira (13) para discutir a adesão de Bauru ao modelo de ensino cívico-militar. Na ocasião, Ana Maria Baraviera, membro do Conselho do Município e diretora da Escola Municipal Santa Maria, no bairro Vila Nova Santa Luzia, endossou o cenário.

Segundo a servidora, a informação de que o Executivo municipal já estaria se movimentando para implantar o modelo chegou até ela por meio de “uma pessoa de dentro da secretaria da Educação”.

O projeto é uma iniciativa do governo Jair Bolsonaro (sem partido). O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma parceria do Ministério da Educação com o Ministério da Defesa. O modelo traz mudanças nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa das escolas.
A proposta é implantar 216 escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, num ritmo de 54 por ano. Poderão participar da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares.

Em 15 de fevereiro, a prefeita Suéllen Rosim (Patriota) anunciou que Bauru participará do projeto de implementação das escolas cívico-militares. Ao lado de Milton Ribeiro, ministro da Educação, e Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, que estiveram na cidade, Suéllen informou que o município seria contemplado com a criação de uma escola cívico-militar, a partir do programa do Governo Federal.

Suéllen Rosim (Patriota), posa ao lado dos ministros Milton Ribeiro e Marcos Pontes, e da Secretária de Educação municipal, Maria do Carmo Kobayashi (Fotos: Thayna Polin/Prefeitura de Bauru)
Sem diálogo

Na abertura da audiência, Almagro, que presidiu a mesa, afirmou que não houve consulta à comunidade escolar ou ao Conselho Municipal da Educação sobre o assunto.

“Um tema dessa envergadura não pode ser implementado sem o envolvimento de atores interessados, através de fóruns permanentes e conferências municipais”, afirmou a vereadora, vestida com uma camisa da Apeoesp, o sindicato dos professores da rede estadual de ensino.

Ela disse ainda que o Conselho Municipal não pode ser ignorado, uma vez que o instrumento é responsável por auxiliar na formulação e implementação de políticas públicas na sociedade.

Convocada, Suéllen Rosim não compareceu à audiência e justificou ausência por meio ofício. Segundo Estela, é o quarto documento desse tipo que ela recebe da prefeita.

Presente na audiência, Maria do Carmo Kobayashi, secretária da Educação, disse que estava lá só para ouvir e que não tem conclusões sobre o assunto. “Meu papel é montar o cenário para que se faça o debate”, declarou.

“Como pode a secretária não ter opinião sobre o assunto se a secretaria já está dialogando com outras pastas sobre a implementação da escola?”, indagou Estela. Kobayashi respondeu que não houve diálogo com as secretarias, mas há a intenção de uma consulta.

Modelo militar

A diretora Ana Maria Baraviera defendeu que o currículo escolar local já prevê que a ou o aluno seja um cidadão crítico e que não há problemas graves de indisciplina na cidade que justificaria a adoção do novo sistema.

Uma carta de repúdio da categoria foi lida por Baraviera, em que consta que os diretores não foram “minimamente” consultados da decisão. O documento define a atitude como uma ruptura com a forma com que as ações eram tomadas antes no âmbito escolar da cidade.

“A postura adotada nos causa surpresa e indignação uma vez que ao longo de sua campanha eleitoral, a prefeita garantiu a manutenção do legado cumprido até o momento e o respeito aos servidores da Educação”, diz trecho da carta.

Baraviera foi interrompida no meio de sua fala, quando um espectador afirmou que o discurso estava muito grande. A interrupção foi rebatida por uma outra espectadora: “é esse o modelo militar das escolas”.

Na sequência, ocorreu uma discussão envolvendo o vereador Coronel Meira (PSL): “Eu sou militar e tenho orgulho de ser militar”, exclamou o ex-comandante geral da Polícia Militar de São Paulo.

Deputados presentes

Tenente Coimbra (PSL), deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar pela implementação das escolas cívico-militares do Estado de São Paulo, esteve presente de forma presencial na Câmara. Em sua fala no início, o deputado reclamou que no começo da audiência não havia sido perguntado nada de forma “objetiva” e, segundo ele, apenas promoção de “suposições” e “palanque político”.

O argumento foi endossado por Marcelo Afonso (Patriota), vereador representante do Executivo na Câmara. 

O deputado Coimbra informou que o programa está sendo implementado em nove cidades do estado no momento. Afirmou que o modelo tem bons resultados, como melhores notas na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade do ensino.

As escolas civis militarizadas têm nota 7 para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, enquanto a média nacional das escolas públicas fica em 4,9 para a mesma etapa de ensino. Uma escola militar recebe recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Defesa, além de um maior investimento com infraestrutura, compra de material escolar, reformas, além de outras intervenções, do que uma escola pública regular.

Contrários ao modelo defendem que esses recursos deveriam ser investidos em melhorias de infraestrutura de escolas regulares.

Tenente Coimbra (PSL)é deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e esteve presente de forma presencial na Câmara (Foto: Reprodução)

Professora Bebel (PT), deputada estadual e presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Estadual de São Paulo (Apeoesp), afirmou que o Projeto Político Pedagógico do modelo cívico-militar não é levado em conta na discussão.

Ela acredita que haverá diminuição da capacidade de autocrítica e interferência na formação das identidades dos estudantes, uma vez que esse tipo de escola avalia, com notas, o comportamento.

“Quem for mal avaliado e não chegar no topo, cai fora”, aponta. Para a deputada, o modelo remonta à ditadura militar, “em que as escolas tinham esse papel de formatar o conhecimento”.

“A população quer fortalecimento da escola pública, da forma como está, mas com qualidade de ensino e professores bem remunerados”, disse. A deputada pontuou que transformar escolas civis em militares “na marra” seria uma ditadura. E que “caso minha filha queira ser militar, já existem escolas militares para isso”.

Professora Bebel (PT) é deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e participou da reunião de forma virtual como convidada (Foto: Reprodução)

Carlos Giannazi (PSOL), deputado estadual e professor, também participou e defendeu que o projeto de ensino cívico-militar apresentado pelo governo Jair Bolsonaro é “altamente autoritário, excludente, obscurantista, que quer marginalizar a periferia” além de desviar “todo o foco das conquistas históricas” da categoria e da luta em defesa da escola pública, laica e de qualidade. Para ele, trata-se de um projeto de escola “doutrinadora” e “com partido”.

“Que gestão de excelência militar seria essa?”, indagou sobre a justificativa utilizada por defensores do modelo de ensino. “Olha o Pazuello, Bolsonaro, e a quantidade de militares no governo… olha o desastre que está o país com mais de 430 mil vidas perdidas”. O país atingiu a posição de 2º com mais mortos e 11º na proporção de mortes por milhão de habitantes.

“A educação brasileira tem que preparar o aluno com pleno desenvolvimento da cidadania e desenvolver o senso crítico. Tenho certeza que esse não será o projeto pedagógico no modelo”, afirmou. Para ele, aceitar esse tipo de intervenção seria atestar a incapacidade de um diretor ou diretora em dirigir a escola.

Carlos Giannazi (PSOL) é deputado estadual da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e participou da reunião como convidado de forma virtual (Foto: Reprodução)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm) também é contrário à implementação do modelo.

“Me decepciona e me surpreende o posicionamento da secretaria da Educação. Com a decisão já tomada pela prefeita, Maria do Carmo Kobayashi vem dizer publicamente que desconhece o projeto”, pontua o advogado. “Assim como a Prefeitura de Bauru se tornou mero cartório do governo Bolsonaro, a Secretaria da Educação se tornou mero cartório do Palácio das Cerejeiras”.

Manifestações

“Ninguém nasce sabendo ser democrático, a gente aprende. A função da escola é também ensinar sobre a democracia”, defendeu Marília Alves. Representando o Conselho Regional de Psicologia, ela pontuou que o argumento de que alunos são violentos e por isso é preciso implantar esse modelo de ensino é uma contradição.

“E a violência de um Estado que não garante políticas públicas, segurança familiar, alimentar, e vacina para a população?”, indagou.

A fala de Marília foi interrompida.

Marcos Chagas, professor e dirigente da Apeoesp de Bauru, igualmente interrompido em sua fala, pediu que a contribuição dos militares com a educação acontecesse por meio do controle de armas e drogas nas estradas e fronteiras do país. “Não sabe nem fechar o microfone e ouvir, e quer falar de disciplina?”, indagou o sindicalista.

O Sindicato de Supervisores de Ensino de SP (Apase), representado por Maria José dos Santos, o Conselho Municipal de Direitos Humanos, por meio de Katia Souza, o Sindicato dos Professores da Unesp (Adunesp), na figura de Juliana Pasqualini, o curso de Pedagogia da Unesp de Bauru, representado por Maria José Fernandes, e o núcleo de Bauru da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), representado por Gabriel Arfeli, também demonstraram-se contrários à implementação do modelo na cidade.

Maria José e Juliana defenderam que o “medo” não é um sentimento pedagógico e mobilizador.

Uma pessoa que se identificou por Paulo Henrique teceu comentários críticos acerca do uso do gênero neutro na fala de uma oradora no espaço. O cidadão também expressou que “graças a Deus” aconteceu uma “limpeza” em Jacarézinho, em referência ao episódio de chacina que ocorreu em 6 de maio em uma operação da Polícia Civil no Rio de Janeiro. A presidente da mesa, Estela Almagro, informou que a fala em questão tratava-se de um crime.

O Pastor Ismael Pereira (PSD), ex-candidato a vereador, escreveu no chat da sala virtual que “as crianças não devem ter uma educação sobre sexo diferente do que são, e aliás, o STF não é padrão de moralidade pra ninguém”.

A discussão contou com a presença de 17 entidades representativas e lotação máxima da sala virtual, que tem espaço para 100 pessoas.

Assista a audiência na íntegra:

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês. 

Comments

  1. My husband and i felt very relieved that Chris could finish up his homework through the ideas he obtained through your site. It is now and again perplexing just to always be offering tips and hints some other people might have been selling. And we all remember we’ve got the website owner to be grateful to for this. These illustrations you have made, the straightforward site navigation, the relationships your site give support to instill – it is many amazing, and it is facilitating our son and our family recognize that that concept is pleasurable, and that is particularly mandatory. Thanks for all the pieces!

  2. I actually wanted to send a remark so as to appreciate you for these marvelous steps you are giving out on this website. My considerable internet research has at the end been recognized with extremely good knowledge to exchange with my friends. I would tell you that we readers are unequivocally endowed to exist in a really good community with very many lovely people with very helpful basics. I feel very blessed to have discovered your entire site and look forward to many more fun minutes reading here. Thanks a lot again for everything.

  3. My husband and i have been really fortunate Chris managed to complete his inquiry from the precious recommendations he got from your own web pages. It is now and again perplexing to just always be giving for free guides that many some people might have been making money from. Therefore we figure out we have the writer to give thanks to for that. The type of illustrations you made, the easy web site navigation, the friendships you will make it easier to promote – it’s got mostly remarkable, and it is facilitating our son in addition to us reckon that this issue is entertaining, and that is extremely serious. Many thanks for all!

  4. I would like to voice my gratitude for your kindness supporting those individuals that need guidance on this one niche. Your real commitment to getting the solution throughout had been quite significant and have truly encouraged people much like me to achieve their pursuits. Your entire warm and helpful publication means this much to me and further more to my office workers. Regards; from all of us.

  5. I intended to create you that very little word to finally say thank you over again on your pleasant advice you have featured in this case. It is so unbelievably generous with people like you to convey openly exactly what many individuals could have sold as an e book to help make some bucks for their own end, precisely given that you might well have tried it if you ever desired. These basics additionally worked as the good way to recognize that other people online have a similar fervor just as my personal own to understand lots more on the topic of this matter. I know there are thousands of more fun situations up front for people who go through your blog post.

  6. I must express my passion for your kindness in support of those people that need assistance with this idea. Your personal commitment to getting the solution all over had been remarkably good and have continually made guys just like me to achieve their endeavors. Your important information entails so much to me and far more to my mates. Many thanks; from each one of us.

  7. Thanks a lot for giving everyone an extremely special opportunity to read from this blog. It really is very pleasurable and packed with a great time for me and my office mates to search your site more than thrice in 7 days to read the new issues you will have. Of course, I am usually happy concerning the attractive strategies you give. Certain 2 ideas on this page are definitely the most efficient we’ve ever had.

  8. Thanks a lot for providing individuals with an extraordinarily special opportunity to check tips from here. It is always so terrific and as well , stuffed with a great time for me and my office co-workers to visit your web site nearly thrice in one week to see the newest tips you will have. And lastly, we are certainly happy with all the attractive creative ideas served by you. Certain 4 points in this article are easily the most effective we’ve ever had.

  9. My wife and i were so more than happy Albert could do his reports via the ideas he grabbed using your blog. It is now and again perplexing to just continually be handing out guidance that many some people have been selling. And we acknowledge we now have the website owner to thank for that. Most of the explanations you have made, the simple site navigation, the relationships your site make it easier to engender – it’s everything powerful, and it is leading our son and our family imagine that this article is cool, and that is incredibly fundamental. Thank you for all!

  10. I must show thanks to the writer just for rescuing me from such a problem. As a result of looking out throughout the internet and getting tricks that were not helpful, I thought my entire life was gone. Being alive without the strategies to the difficulties you’ve resolved all through your report is a critical case, and the kind that might have negatively affected my career if I had not discovered your blog post. Your actual expertise and kindness in playing with every item was crucial. I’m not sure what I would’ve done if I hadn’t come upon such a solution like this. I am able to at this moment look ahead to my future. Thank you very much for the professional and results-oriented help. I won’t hesitate to propose your blog post to anybody who should receive counselling on this area.

  11. Thanks so much for providing individuals with remarkably pleasant chance to discover important secrets from this site. It is often very lovely plus full of fun for me and my office peers to visit your blog at a minimum 3 times weekly to read the newest guides you will have. Not to mention, I am also always happy with the wonderful points you serve. Certain 4 areas in this post are without a doubt the best I’ve ever had.

  12. I simply wanted to appreciate you again. I am not sure the things that I would’ve accomplished without these tactics discussed by you concerning such a area of interest. This was a challenging case for me personally, but being able to view your professional tactic you handled it made me to jump for gladness. Now i am thankful for the work and thus trust you recognize what a powerful job you have been putting in teaching other individuals all through a web site. More than likely you have never encountered any of us.

  13. I would like to express my respect for your kind-heartedness in support of folks that have the need for help with this concern. Your very own commitment to passing the message all through had become certainly valuable and has continually enabled some individuals just like me to arrive at their aims. Your new informative instruction entails so much a person like me and even further to my colleagues. Warm regards; from each one of us.

  14. Thanks for your entire labor on this web site. My daughter really loves doing internet research and it’s really simple to grasp why. Most people learn all relating to the powerful tactic you create great tactics via the blog and in addition inspire contribution from visitors on the concept and my girl is studying a lot of things. Take advantage of the remaining portion of the year. You’re conducting a useful job.

  15. I and also my guys were actually checking out the great guides from your website and so suddenly I got a terrible feeling I never thanked the site owner for those techniques. All of the women are actually as a consequence passionate to see all of them and have absolutely been taking advantage of those things. Many thanks for actually being so thoughtful and then for utilizing these kinds of nice subject areas millions of individuals are really desperate to know about. My sincere regret for not expressing appreciation to you earlier.

  16. A lot of thanks for your whole work on this blog. Gloria really loves engaging in investigations and it’s really easy to understand why. My spouse and i hear all of the dynamic manner you deliver sensible tips and tricks via the web site and in addition welcome contribution from others on the article then our simple princess is undoubtedly understanding a whole lot. Enjoy the remaining portion of the year. You’re conducting a brilliant job.

  17. I wish to show my thanks to this writer for bailing me out of such a problem. Right after looking out through the world wide web and coming across views that were not productive, I was thinking my life was over. Living devoid of the solutions to the issues you’ve resolved by way of your good website is a critical case, as well as ones that could have adversely damaged my entire career if I hadn’t come across your website. Your personal training and kindness in maneuvering all the pieces was excellent. I’m not sure what I would have done if I had not discovered such a point like this. I am able to now look ahead to my future. Thanks a lot very much for your expert and results-oriented guide. I won’t hesitate to refer your web blog to anyone who needs and wants recommendations on this topic.

  18. I’m also writing to make you know of the cool discovery my friend’s girl developed checking the blog. She discovered a good number of details, which included how it is like to have a marvelous coaching mood to get other folks just fully grasp a variety of advanced subject matter. You really exceeded her expected results. Thanks for churning out those useful, trustworthy, informative and even cool guidance on this topic to Janet.

  19. I precisely desired to say thanks yet again. I am not sure what I would have handled without the strategies provided by you relating to this topic. It actually was a frightening circumstance for me personally, however , understanding your professional fashion you resolved that forced me to weep for delight. I am just happy for this service as well as sincerely hope you are aware of a great job you are always accomplishing teaching many others all through your web blog. Probably you have never come across all of us.

  20. Thank you so much for providing individuals with such a spectacular possiblity to read from this site. It’s usually so enjoyable plus full of a great time for me and my office colleagues to search your blog minimum thrice in a week to find out the new stuff you have. And definitely, I’m so certainly fulfilled with all the surprising pointers served by you. Some 2 areas in this posting are absolutely the most effective we have ever had.

  21. I just wanted to type a quick note to appreciate you for the precious steps you are sharing on this website. My extensive internet lookup has at the end of the day been compensated with reputable content to go over with my good friends. I would assume that most of us website visitors actually are undeniably endowed to exist in a fantastic website with very many awesome professionals with interesting opinions. I feel very lucky to have come across your entire site and look forward to plenty of more enjoyable moments reading here. Thanks a lot once again for everything.

  22. I have to voice my affection for your kindness giving support to those who absolutely need guidance on this important matter. Your very own dedication to passing the solution up and down ended up being especially significant and has surely encouraged ladies just like me to attain their ambitions. Your personal warm and helpful information entails so much to me and still more to my office workers. Many thanks; from each one of us.

  23. I simply needed to appreciate you yet again. I am not sure the things I might have achieved in the absence of those strategies shared by you on that situation. It was before a very depressing condition in my position, however , observing the specialised manner you handled it took me to leap for joy. I’m thankful for this work and even believe you know what a great job that you are carrying out educating most people via your webblog. I’m certain you have never encountered all of us.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.