Moro institucionaliza a matança de pobres e negros

O Projeto de Lei de Sérgio Moro legaliza no ordenamento jurídico do país uma “licença para os policiais matarem”, o que já fazem atualmente sem serem penalizados pelos seus atos. No mundo real, qualquer pessoa considerada suspeita pode ser morta

Coluna publicada em 14 de fevereiro de 2019

(Ilustração: Laerte/Reprodução)
Por Roque Ferreira, colunista do Jornal Dois

O Ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, apresentou no dia 4 de fevereiro um pacote que, segundo ele, vai fortalecer o combate à corrupção, aos crimes violentos e ao crime organizado. A proposta estabelece alterações em 14 leis, reduz o direito de ampla defesa, institucionaliza a licença para policiais e agentes de segurança matarem, e cria a figura do acordo entre Ministério Público e investigado que, mediante confissão, permite fixar uma pena sem necessidade de abertura de uma ação penal no judiciário.

O Brasil tem hoje a terceira maior população carcerária do mundo, mantendo 725 mil pessoas presas, ficando atrás apenas da China (1,6 milhão) e dos EUA (2,1 milhão) em população carcerária. A taxa de ocupação das prisões no Brasil é de 200%, ou seja, os presídios estão super lotados, a maioria em condições precárias, onde os presos são mantidos em condições desumanas e degradantes.

Outro dado chocante é o número de mulheres presas: 42 mil mulheres estão presas, o que coloca o país na quarta posição dos países que mais encarceram mulheres.

Outro absurdo, é que destes 725 mil presos, em torno de 385 mil são presos provisórios, que foram acusados de um crime e são mantidos presos até o julgamento. A eles não vem sendo aplicado o princípio constitucional (artigo 5º, LVII) da Presunção de Inocência, todas as pessoas ainda não julgadas são consideradas inocentes. As prisões do país têm uma taxa de ocupação de 200% — ou seja, elas têm capacidade para receber somente a metade do número de presos.

O “plea bargain” de Moro institui o acordo entre Ministério Público e investigado. Este, se confessar o crime pelo qual está sendo investigado, permite ao juiz fixar uma pena sem necessidade de abertura de uma ação penal no judiciário, ou seja, não haverá julgamento.

Entre os 2000 e 2015, enquanto os EUA aumentaram em 14% sua população carcerária, no Brasil houve uma alta de aproximadamente 170%. Esta explosão está intimamente ligada à aplicação da Lei Antidrogas, cujos dados revelam que é aplicada com muita dureza contra os pobres, negros, a juventude e as mulheres. Se pertencem a estes estratos sociais e são pegos com droga são traficantes. Se forem brancos de classe média e ricos são usuários. O racismo institucional funciona com uma perfeição brutal.

Esta medida com certeza aumentará em muito o número de encarceramentos, e os mais atingidos serão os pobres, negros e jovens negros. E por que isso? A resposta é muito simples. A tortura ainda é o método mais eficiente para se obter confissões, assim como a prática de forjar flagrantes tanto por parte da PM, como da Polícia Civil. Para se livrar da tortura, muitos presos aceitarão estes acordos sem serem acompanhados por um advogado.

Ela cumprirá vários objetos: será um critério de meritocracia tanto para as Polícias Civis e Militares, Ministério Público e Judiciário, que passarão a impressão que estão combatendo o crime, encarcerando pobres, negros e jovens. O outro objetivo é garantir matéria-prima para as prisões que serão privatizadas e que receberão por “cabeça”. Quanto mais presos os empresários e instituições do setor receberão, muito mais dinheiro. Isso é o capitalismo, onde o Estado e suas instituições se tornam em instrumentos para ampliar a acumulação de riqueza dos capitalistas.

Licença para matar

O Projeto de Lei de Sérgio Moro legaliza no ordenamento jurídico do país uma “licença para os policiais matarem”, o que já fazem atualmente sem serem penalizados pelos seus atos. Esta proposta viola vários princípios da Constituição Federal e com certeza atingirá em cheio jovens das periferias, em sua maioria pobres e negros. O policial ser tornará a lei e o executor, e isso fará aumentar em muito o número de homicídios no Brasil, que entre 20016 e 2018 chegou a 62,5 mil pessoas mortas de maneira violenta. O Brasil superou a taxa de 30 homicídios a cada 100 mil habitantes. Os dados são do Ministério da Saúde e fazem parte do Atlas da Violência 2018.

Chamam a atenção os dados quanto à mortalidade juvenil e a participação do homicídio como causa de mortalidade masculina. Dos jovens mortos, 94,6% são do sexo masculino. Entre jovens de 15 a 29 anos, 50,3% do total de óbitos era causado por violência. Se reduzirmos a faixa e considerarmos apenas os homens entre 15 e 19 anos, esse indicador chega a 56,5%. Os dados ainda mostram que 71,5% das pessoas que foram assassinadas no país em 2016 eram pretas ou pardas.

Com a licença para matar que o Projeto de Lei de Moro concede as policiais, este número tende a explodir, pois se sentirão impunes. A “legítima defesa” para os policiais apresentada agora, foi uma proposta de campanha do próprio Bolsonaro. Os policiais poderão matar quando há conflito ou risco iminente de conflito, como prevenção de uma agressão. No mundo real, qualquer pessoa considerada suspeita pode ser morta, independentemente de estar cometendo crime ou não, simplesmente porque o policial julgou que a pessoa é suspeita.

(Ilustração: Carol Ito, do Salsicha em Conserva/Reprodução)

O Projeto de Lei altera o Código de Processo Penal, e permite que os policiais e agentes de segurança respondam aos inquéritos e processos em liberdade. O resultado deste enredo é previsível. Ocorrerá o aumento da violência e da letalidade das policias, por conta da impunidade e do corporativismo. Quem investigará os policiais e seus atos serão os próprios colegas e como estarão em liberdade, poderão ameaçar e eliminar testemunhas.

Este Projeto de Lei para entrar em vigor precisara ser aprovado pela Câmara dos Deputados. Com certeza o governo, a classe média e setores da classe dominante desenvolverão uma ampla campanha para construir na “opinião pública” uma posição favorável a aprovação desta sandice sanguinária orquestrada por Bolsonaro, se utilizando de todos os meios para manipular a população, inclusive de fake news.

Esta será mais uma dura batalha que a classe trabalhadora, a juventude e a população negra terão que travar neste teatro onde se desenvolve esta guerra de classes. Este governo, o Estado e todas as suas instituições são inimigos declarados da classe trabalhadora, da população negra e da juventude.

Agem se utilizando do parlamento onde estão seus deputados e senadores, do poder judiciário, das forças armadas, das policias, das igrejas, dos veículos de comunicação, dos grandes grupos empresariais e suas entidades, para aprofundar a exploração com seus planos de ajustes estruturais, sendo que legalizar a violência do estado é uma destas medidas.

Precisamos dizer as coisas como são. Não podemos colocar o destino de nossas vidas dentro do parlamento. Ficou demonstrado nas eleições para a presidência da Câmara e do Senado, que a maioria dos deputados e senadores não tem nenhum compromisso com a classe trabalhadora e a preservação de suas conquistas. Os poucos parlamentares com vínculo com a classe trabalhadora necessitarão de um forte movimento de base organizada, para que possam travar o combate para que este PL seja rejeitado.

Os negros e negras devem se mobilizar procurando romper com todas as posições que nos empurram para a integração no estado burguês e que nos separam da classe trabalhadora, como se fosse possível conquistarmos coletivamente qualquer grau de emancipação dentro do sistema capitalista. Se somos a maioria da classe trabalhadora no país temos que nos organizar plenamente enquanto classe, raça e gênero, para combater o racismo e todas as formas de exploração que servem aos interesses do capitalismo e da burguesia decadente.

Não há mais espaço para conciliação e integração pacífica como defenderam e defendem muitas organizações e ativistas negros. A teoria de ocupação de espaço por dentro do sistema serve hoje aos que abdicaram da luta revolucionária contra o racismo, e se contentam em viver dentro desta ordem podre e racista, desde que alguns poucos possam escapar do círculo vicioso da pobreza, enquanto milhões continuarão a agonizar e a morrer diariamente para alimentar este sistema parasitário, que é o capitalismo em sua fase de decomposição.

As colunas são um espaço de opinião. As posições e argumentos expressas neste espaço não necessariamente refletem o ponto de vista do Jornal Dois.

Comments

  1. I and also my pals were checking the good advice located on your web site while then I had an awful suspicion I never thanked the site owner for those tips. Those guys were definitely as a consequence very interested to see all of them and now have very much been loving these things. I appreciate you for being well helpful as well as for considering this sort of perfect subject matter millions of individuals are really desirous to understand about. My very own honest apologies for not expressing gratitude to earlier.

  2. I’m just writing to make you know of the beneficial discovery our girl undergone visiting your web page. She noticed numerous details, not to mention what it is like to possess an incredible helping mood to have certain people clearly fully grasp various hard to do matters. You really surpassed our own expectations. I appreciate you for churning out the warm and helpful, trustworthy, explanatory and also easy thoughts on the topic to Jane.

  3. I not to mention my guys were studying the nice tips and tricks located on your web blog and instantly I got a horrible suspicion I never expressed respect to the web blog owner for those techniques. All the women had been very interested to read them and already have in truth been using those things. Appreciate your really being considerably thoughtful and for pick out some ideal subject areas most people are really desirous to be informed on. Our honest apologies for not expressing gratitude to you earlier.

  4. I definitely wanted to post a small remark to appreciate you for all the lovely concepts you are posting at this site. My rather long internet lookup has finally been honored with awesome tips to share with my neighbours. I would mention that most of us readers actually are unequivocally endowed to dwell in a fabulous network with so many brilliant professionals with great plans. I feel pretty happy to have come across your entire webpage and look forward to so many more fabulous times reading here. Thank you again for a lot of things.

  5. Thanks for your entire labor on this web site. My daughter really likes going through investigation and it’s easy to understand why. A number of us learn all about the dynamic medium you present effective tips via the web site and as well as foster participation from some others on the article while my child is really studying a lot of things. Have fun with the rest of the new year. You are performing a really good job.

  6. I wanted to make a simple message to say thanks to you for those awesome hints you are sharing on this website. My prolonged internet research has at the end of the day been compensated with reputable insight to go over with my good friends. I would assume that we website visitors actually are unequivocally endowed to dwell in a fabulous website with so many outstanding professionals with helpful advice. I feel somewhat privileged to have seen your entire webpage and look forward to tons of more fun moments reading here. Thanks a lot again for all the details.

  7. I’m also writing to let you understand of the nice experience our girl developed visiting your webblog. She noticed plenty of details, not to mention what it is like to have an ideal giving mindset to let many people smoothly know just exactly selected hard to do matters. You truly surpassed readers’ expectations. I appreciate you for offering these insightful, dependable, revealing as well as easy guidance on this topic to Emily.

  8. I have to show some thanks to this writer for rescuing me from this challenge. After browsing through the online world and seeing techniques which are not pleasant, I assumed my life was over. Existing without the presence of answers to the difficulties you’ve sorted out all through your entire site is a serious case, and the kind which might have badly affected my entire career if I hadn’t come across your web blog. Your personal know-how and kindness in playing with every item was precious. I don’t know what I would have done if I hadn’t come across such a step like this. I can at this moment look forward to my future. Thanks so much for the impressive and effective help. I won’t hesitate to endorse the blog to any person who should have direction on this subject matter.

  9. I simply had to appreciate you again. I’m not certain the things I could possibly have carried out without the pointers provided by you relating to such problem. Completely was an absolute difficult problem in my position, however , discovering this skilled approach you solved it forced me to weep for gladness. I am grateful for the support and thus expect you recognize what a powerful job you are doing instructing people with the aid of your webblog. I know that you have never come across any of us.

  10. I precisely wished to thank you very much yet again. I am not sure what I would have accomplished without the entire ways contributed by you over such a situation. Completely was a horrifying condition for me, but being able to see a professional manner you processed that made me to leap for delight. I will be happier for your assistance and as well , hope that you really know what a powerful job that you are doing training men and women all through your web blog. Probably you have never come across all of us.

  11. I must express appreciation to you for rescuing me from this type of incident. Because of scouting through the internet and getting tips that were not productive, I assumed my life was gone. Existing without the presence of approaches to the difficulties you’ve fixed as a result of your main guideline is a serious case, and the kind which could have negatively damaged my career if I hadn’t discovered your web site. Your main talents and kindness in maneuvering a lot of things was important. I don’t know what I would have done if I hadn’t discovered such a solution like this. I’m able to at this point look forward to my future. Thanks for your time very much for the impressive and result oriented guide. I will not be reluctant to recommend your web page to any person who would need direction on this subject matter.

  12. I precisely desired to appreciate you once again. I do not know the things I might have tried without the actual strategies discussed by you concerning such a area of interest. It became an absolute horrifying issue in my view, but looking at your specialized approach you processed that forced me to weep with joy. I will be happier for your help and even believe you are aware of a great job you’re putting in teaching some other people all through your blog post. I know that you’ve never got to know any of us.

  13. My wife and i were really glad when Louis managed to conclude his web research through the ideas he obtained when using the web pages. It is now and again perplexing to simply choose to be handing out concepts which many people could have been trying to sell. And we fully grasp we have the blog owner to be grateful to for this. All the explanations you made, the simple blog navigation, the friendships you will make it easier to promote – it’s many fabulous, and it is aiding our son and the family understand this situation is thrilling, which is tremendously indispensable. Thanks for everything!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.