O mapa do coronavírus em Bauru

Prefeitura divulgou a quantidade de casos da Covid-19 nos bairros da cidade; o Jornal Dois compilou as informações em uma plataforma interativa

Publicado em 01 de julho de 2020

Plataforma reúne os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e mortes pela Covid-19 nos bairros de Bauru.
Por Ana Carolina Moraes

No começo dessa semana, a Prefeitura de Bauru passou a incluir os bairros na divulgação dos casos da Covid-19 do município. Foi com base nesta atualização que o Jornal Dois construiu um mapeamento dos casos e das mortes por coronavírus na cidade. 

O bairro com maior número de casos confirmados é o Mary Dota, com 57, seguido do Núcleo Geisel, com 47, e do centro, com 40. Sobre as mortes por Covid-19 o Geisel é o bairro com mais registros: 4 óbitos até o momento, seguido de Mary Dota, centro e Vila Independência, cada um com duas mortes.

A plataforma disponibiliza os dados da Covid-19 nas regiões da cidade: cada ícone vermelho indica o bairro onde foram registrados os casos do coronavírus; já os ícones em amarelo representam as localidades que tiveram óbitos confirmados pela doença. Ao clicar nos ícones, é possível verificar qual é o bairro e quantos casos ou mortes foram confirmados por lá:

De acordo com os dados da Prefeitura, o vírus está presente em quase todos os bairros da cidade. Se no começo da pandemia em Bauru, a concentração de casos da doença estava na região sul, hoje a Covid-19 incide majoritariamente na periferia da cidade. A Zona Oeste e a Zona Norte são as regiões que reúnem os maiores números da doença. Com relação as mortes, a Zona Leste possui o maior número do óbitos.

Defasagem

Os dados da Covid-19 por bairros divulgados pela Prefeitura são incompatíveis com a quantidade total de casos e mortes pela doença em Bauru. Durante o processo de elaboração do mapeamento, a equipe do Jornal Dois somou os números informados em cada bairro e total foi de 718 casos – um número 48% menor do que a quantidade casos informada pela Prefeitura na segunda-feira (29), de 1470 registros da doença.

No último boletim informativo sobre o coronavírus, publicado na noite dessa terça-feira (30), Bauru tinha 1.561 pessoas diagnosticadas com Covid-19 e 30 mortes causados pela doença.

No mês de junho, que foi marcado pela flexibilização da quarentena, os casos de coronavírus tiveram um aumento de 429% na comparação dos registros nos dias 1º e 30 de junho.

Prefeitura não deu as informações

O Jornal Dois pediu para a prefeitura esses dados da Covid-19 por bairro desde o dia 13 de abril, via Lei de Acesso à Informação (LAI). A prefeitura descumpriu a LAI e deixou de fornecer essas estatísticas. Pela legislação federal, o prazo para a resposta obrigatória dos órgãos públicos é de no máximo 20 dias. 

Em Bauru, apesar da divulgação feita pelo órgão do mapa da cidade, ilustrando “pontos” e “cores” para as diferentes regiões, conforme a maior ou menor incidência de casos e mortes pelo vírus, não havia transparência no número exato de pessoas afetadas em cada bairro. A reportagem pediu a informação para a assessoria da prefeitura antes de entrar com a LAI.

Na época, a assessoria de comunicação da prefeitura se limitou a informar que “com a redução de funcionários por conta da pandemia, alguns processos ficaram parados, no entanto serão respondidos o mais breve possível”.

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.