Loop Sessions Bauru: encontro online de beatmakers apresenta live nessa sexta à noite

Começou hoje, ao meio-dia, o workshop de produtores musicais para criar os sons que serão transmitidos ao vivo às 20h30; você acompanha o show na página da Loop Sessions Bauru no Facebook

Publicado em 15 de maio de 2020

Sessão online é inspirada na Beat Brasilis, que fez o primeiro evento do tipo pela internet nessa quarentena (Arte: @loopsessionsbauru/Reprodução)
Por Bibiana Garrido 

Nessa sexta (15) Bauru tem a sua primeira sessão online de beatmakers durante a quarentena em combate ao coronavírus. A proposta convida produtores musicais a samplear um álbum escolhido – criar um novo som a partir das músicas que já existem. O evento começou ao meio-dia de hoje, e o resultado será apresentado em uma live na parte da noite, às 20h30 na página da Loop Sessions Bauru.

Sample é como se chama a técnica de usar trechos de outras músicas para criar uma nova composição. A partir de um som que já existe, os beatmakers criam os beats, as “batidas” que ditam o ritmo da música.

O evento é inspirado na reunião de beatmakers, DJs, músicos e produtores que acontecia presencialmente às quartas-feiras em São Paulo, com o Beat Brasilis. “Vão na loja de discos e a pessoa que chega primeiro escolhe o disco. Todo mundo tem que samplear e depois rola um feedback, eles ouvem o beat de todo mundo, não é uma competição”, explica Gabriel Belinelo, organizador da versão online de Bauru.

Reuniões como essa acontecem em diversos lugares do mundo, e tiveram que ter uma pausa – como todas as atividades não essenciais – assim que a pandemia da covid-19 se alastrou. Dada a nova situação, organizadores investiram no encontro pela internet na ideia de continuar reunindo as pessoas pela música e gerar novos contatos para os profissionais da área.

“Desde que entramos na pandemia, o pessoal começou a fazer essas Loop Sessions online. Eu mesmo nunca tive a oportunidade de participar quando era em São Paulo, e depois da pandemia comecei a participar de quase todas. Entrei em 23 sessões e isso ajudou a criar aqui em Bauru”, conta Gabriel. “A ideia do projeto é iniciar com as sessões online, e no pós-pandemia dar início às sessões presenciais em Bauru”.

A sessão online dessa noite tem um disco escolhido pelo organizador como tema: Coisas, de Moacir Santos (1965). Pernambucano, nascido em 1923, Moacir foi um arranjador, compositor, maestro e multi-instrumentista brasileiro.

O LP foi eleito pela revista Rolling Stone do Brasil como o 23º melhor disco brasileiro de todos os tempos.

“Envolve essa cultura do disco de vinil,  é uma forma de reciclar, transformar um som antigo num som novo”, diz Gabriel.

Além de serem apresentados nessa noite de sexta, todos os beats participantes também ficarão em uma playlist no canal da Loop Sessions Bauru no Soundcloud a partir de amanhã (16).

O cronograma de hoje para os beatmakers participantes é que devem enviar seus beats até as 19h e a duração máxima da faixa pode ser de 2 minutos.

Para quem quiser curtir o som, é só se ligar na live às 20h30 na página da Loop Sessions Bauru no Facebook.

Segundo Gabriel, que já está recebendo as composições dos artistas, cerca de 40 a 80 beats devem ser apresentados ao público essa noite. A estimativa é que o evento fique no ar até as 22h.

Arte: @loopsessionsbauru
Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.