Indígenas se manifestam em frente ao STF contra reintegração de posse de terras em Santa Catarina

Julgamento do caso seria feito na tarde de quarta-feira, 25 de agosto, mas foi adiado; cerca de seis mil manifestantes estiveram presentes para acompanhar a sessão

Publicado em 25 de agosto de 2021

Por Joyce Rodrigues e Victória Ribeiro
Milhares de indígenas acampados em Brasília ocuparam a Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta (25) para se manifestar pela demarcação de terras indígenas. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), eram seis mil.
 
O ato foi realizado em oposição ao julgamento da reintegração de posse de terras do povo Xokleng, de Santa Catarina. Esse caso tem repercussão geral, ou seja, o que os ministros decidirem valerá para todas as instâncias da Justiça em processos de demarcação de terras indígenas. Estão em jogo os direitos dos povos originários e a tese do marco temporal, que dificulta o reconhecimento de territórios.
 
Como o STF usou a sessão de hoje para debater e votar a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 6.696, que diz respeito à autonomia do Banco Central, a votação sobre os povos indígenas passou para quinta-feira (26).
David Terena, professor-coordenador na aldeia Ekeruá, da Reserva Indígena de Araribá a cerca de 45km de Bauru, diz que o adiamento já era esperado. “Tivemos o aval e o apoio para realizarmos essa manifestação, mas sabemos que existem muitos interesses políticos nessa decisão”, avalia o professor. Para ele, o STF tem agido de maneira “positiva” ao não intervir nas manifestações.
 
Um telão foi posicionado para que os manifestantes acompanhassem a sessão em tempo real. Houve também uma performance realizada pelo International Artists Solidarity (ISA), coletivo artístico sediado em Nova York, junto com indígenas da etnia Guarani-Kaiowá de Mato Grosso do Sul. Um líquido vermelho foi despejado no chão, enquanto cânticos tradicionais eram entoados pelos indígenas. “Não é justo os indígenas estarem sozinhos na linha de frente”, disse Adriana Varela, uma das organizadoras da apresentação.

Clique para carregar as fotos:

A convite da Terra Indígena de Araribá, o Jornal Dois acompanha a delegação dos povos indígenas da região de Bauru em Brasília até domingo (28). O transporte foi custeado pelo Sindicato dos Servidores Públicos, Sindicato dos Bancários e a Apeoesp.

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.