Indígenas da aldeia Tereguá promovem roda de conversa na ocupação Levante Pelas Raízes, na Praça Portugal

Manifestantes acampam na praça desde quinta-feira, 16 de setembro, e seguem sem data para desocupar o local

Publicado em 19 de setembro de 2021

Delegação indígena esteve em Bauru para prestar apoio à mobilização de munícipes (Foto por Daniela Rodrigueiro/Reprodução)
Redação
Indígenas da aldeia Tereguá, da reserva indígena de Araribá em Avaí, estiveram presentes na ocupação Levante Pelas Raizes, na Praça Portugal, em Bauru, neste sábado (18).
 
Na ocasião, na tarde do terceiro dia de acampamento em protesto contra a supressão de árvores na cidade, a população indígena promoveu cânticos tradicionais e uma roda de conversa sobre a luta ambientalista encabeçada pelos povos originários no Brasil. “A gente deve cuidar da nossa terra como um filho cuida da sua mãe”, declarou Thiago Nhandewa, professor e antropólogo, morador de Araribá.
Neste domingo (19), manifestantes que ocupam a praça seguem no local sem prazo para o encerramento do acampamento. Duas atividades estão programados para esta tarde. O ato “Abrace a Praça Portugal” às 16h, tem a proposta de promover um minuto de silêncio, com flores e cartazes, “pelas árvores e pássaros mortos” de acordo com a organização, entre a população presente no local. Em seguida, uma palestra sobre Direito à Cidade será ministrada pelo arquiteto e urbanista Marcelo Fernandez.
 
Na terça-feira (21), dia que se comemora o Dia da Árvore, a Comissão Permanente de Fiscalização e Controle da Câmara Municipal convocou uma audiência pública às 10h para que a administração pública “preste esclarecimentos” sobre a ação de intervenção na Praça Portugal, que “surpreendeu a sociedade bauruense”, diz ofício da comissão.
Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.