Projeto A2: Jô Moura e rapper B8 se unem no R&B

Com composições inéditas e autorais, pré-lançamento do projeto acontece neste sábado (11), a partir das 21h30, no Arte Café Eixo 6

Publicado em 10 de junho de 2022

Por Victória Ribeiro

Conhecida por sua trajetória no samba, Jô Moura, em parceria com o rapper B8, apresenta “A2”, seu primeiro trabalho no estilo R&B. O lançamento do álbum, que começou a ser produzido há 3 anos e tem Tim Maia, All Green, Marvin Gaye e Beyoncé como referência, acontece neste sábado (11), às 21h30, no Arte Café Eixo 6, com apresentação de Ayoluwa Joias e patrocínio de Siqx Lingerie. 

Com letras marcantes e melodia envolvente, Rhythm and Blues, ou R&B, é um gênero musical que se originou nos Estados Unidos por volta de 1940. Se popularizou entre artistas negros e, atualmente, é considerado um dos estilos musicais mais ecléticos que existem, com influências de Soul, Funk, Hip Hop, Jazz, Blues e outros. 

Novos caminhos

Jô Moura conta que seu contato com o gênero aconteceu em 2019, através de B8, que é natural de Botucatu e rapper há 22 anos. De acordo com ela, a identificação com o estilo aconteceu de forma gradual, após estudar, entender as batidas e a origem da sigla. “Antes do R&B, teve o jazz, teve o blues. Quando entendemos isso, também entendemos que o estilo carrega uma conotação negra, de vivências e histórias”, destacou. 

Para além da identificação e, ainda que mais habituada com o samba, é com “A2” que Jô Moura se arrisca, pela primeira vez, na composição. De acordo com ela, o trabalho autoral demanda atenção e, por esse motivo, o projeto tem sido seu maior foco. Apesar disso, deixar o samba não faz parte dos planos. “O estilo se diferencia, mas a música bate da mesma forma. Além do mais, não sabemos como o interior e as casas bauruenses vão receber esse tipo de show. A ideia é explorar, ir além das plataformas digitais”, afirmou.

Em abril de 2020, uma prévia do potencial de “A2”, pôde ser percebida através da divulgação do single “Paraíso Astral”, com clipe produzido pela OP Films. A chegada da pandemia, no entanto, impediu que as outras faixas do projeto fossem divulgadas. Apesar da mudança de planos, na opinião de Jô Moura e B8, a pausa rendeu um processo de preparação necessário para uma retomada com “mais profissionalismo, veracidade e consistência”.

Afetos e sexualidade

O nome “A2”, de “à dois”, não é por acaso. As letras das seis músicas que compõem o álbum, de acordo com B8, falam sobre a noite e as relações, com foco na união negra-afetiva. “É sobre relações, interraciais ou não, mas principalmente sobre o casal preto e sobre como agimos para além dos holofotes. A intenção é mostrar algo mais profundo, mais gueto, mais quebrada. O R&B é sexy, envolvente, quente, assim como outras tendências do hip-hop, buscamos enfatizar isso com o álbum”.

Segundo o rapper, a expectativa por trás do projeto, produzido pela DiCativeiro Rec, é que as pessoas, não apenas de Bauru, “possam entender que a música negra tem outra extensão”. “É importante que as pessoas percebam que existe um universo musical para além dos que nos foi ensinado. E se aparecer outros artistas como nós, ficaremos felizes, porque é a cultura caminhando. Acima de mim, da Jô, e acima do samba e do rap, temos uma cultura negra existente, que deve se fortalecer cada vez mais”. 

O despertar da mulher em relação à sexualidade, é outro ponto que, segundo Jô Moura, está dentro das expectativas. “Penso em despertar um lado que mulheres, principalmente as negras, não costumam expressar. Somos barradas, desde pequenas, a discutir sexualidade, porém, precisamos explorar esse ponto, para além da possibilidade de ter um companheiro, diariamente, dentro do padrão esperado. As músicas do “A2” procuram trazer essa libertação”, comentou.

Serviço 

Com organização da Fumacê e apoio da Fmc Comunica e Jambrilha, o evento de lançamento do projeto “A2” tem entrada limitada. Com valores de R$ 20 a R$ 30, os convites podem ser adquiridos através do Whatsapp (14) 8174-2814. 

O Arte Café Eixo 6 está localizado na rua Bandeirantes, 4-2, no centro da cidade.

 

Conheça Jô Moura e B8

Carlos Alberto Alves, 35 anos, é conhecido como B8 no universo do Hip Hop. Iniciou sua carreira há 22 anos, no grupo Filosofia Gangsta de Botucatu-SP, se destacando como MC, participando de festivais regionais e também na capital. É integrante do DVG MOB, coletivo que compõe a DiCativeiro Rec, sua gravadora. Também é fundador da Batalha do CASH!, onde é mestre de cerimônia. Participou da gravação de 2 coletâneas (SeMentes Livres Hi-Fi e 014 no Bang) e gravou um álbum em parceria com D.V.G-mob e 5 álbuns solo. Abriu shows dos MC’s SNJ, Ndee Naldinho, Função RHK, Realidade Cruel, Dexter, Inquérito, Detentos do Rap, Edi Rock e Mano Brown e já produziu rappers como Big Nelson, Vertoo, Bruno BL, Mina Min, entre outros artistas locais. Atualmente, está produzindo o projeto A2, em parceria com a cantora Jô Moura.

Jô Moura, sambista da cidade de Bauru, caminha para seu 10° ano de carreira. Engajada nas causas sociais, é uma premiada Zumbi dos Palmares por sua luta contra o racismo através da musicalidade. A cantora já dividiu palco com Arlindo Cruz e, na militância, caminhou em parceria com a Deputada e sambista Leci Brandão. Em 2019, lançou o EP Tempo de Brilhar, seu primeiro trabalho inédito de samba e empoderamento negro. Em 2020, lançou o single “Paraíso Astral”, que deu vida ao projeto A2, produzido em parceria com o rapper B8, se tornando oficialmente compositora de suas músicas. Em abril de 2022, lançou o show “Rainha de Copas”, no segmento da Black Music e Pop-jazz. Jô viaja nas raízes dos sons e musicalidade negra, em todas suas vertentes. A abordagem das músicas varia do Sagrado ao Profano e explora, com atitude e estilo, as multi facetas de uma artista negra.

 

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.