Grafiteiros em intervenção artística nos muros da Escola Estadual Ada Cariani (Foto: Divulgação/ Ada Cariani)

Por Letícia Sartori


O último dia de setembro amanheceu com o tempo fechado, domingo de chuvas constantes por toda a cidade. Na zona leste de Bauru não foi diferente, no bairro do Mary Dota as pancadas começaram antes da hora do almoço e se estenderam durante todo o dia.

Mas nem a chuva nem o tempo fechado foram suficientes para afastar dezenas de jovens da Escola Estadual Prof.ª Ada Cariani. Protegidos do aguaceiro no pátio interno da escola, estavam famílias, crianças, adolescentes e jovens adultos que aproveitaram o evento “Hip Hop no Ada.”

Inaugurado em 1991 o Mary Dota já foi considerado o maior conjunto habitacional da América Latina. Atualmente conta com uma população estimada em 18 mil habitantes, maior do que diversas cidades da região. Além de ser o principal bairro da zona leste, servindo de centro de comércio, atividades e entretenimento para outros bairros como o Núcleo Beija-Flor, Jardim Chapadão, Quinta da Bela Olinda e Núcleo Nobuji Nagasawa.

É preciso conhecer esse histórico para entender a importância da única escola estadual do bairro, a Ada Cariani, para a comunidade. E o reflexo que um evento deste porte tem para os estudantes e suas famílias.

O movimento Hip Hop no Ada é organizado desde 2017. Uma ação conjunta de alunos, ex-alunos e professores da escola. Sendo mais direta, por Marcela Gonçalves Educadora Universitária e ex-aluna do Ada Cariani. Pelo rapper e estudante do 9º ano Pedro Miranda, também conhecido como Drop. E pela professora de geografia Nilva Pereira, responsável pela gestão do programa Escola da Família.

Além de ser um simples entretenimento para a juventude do bairro e de outros lugares da cidade, o rap atua como um forte agente transformador da realidade, segundo Marcela. “Traz uma ideologia diferente pra eles, um conceito diferente sobre o mundo.” Não à toa o movimento Hip Hop em Bauru sempre foi muito ligado às escolas públicas da cidade.

Seja em eventos independentes como o Hip Hop no Ada e outras iniciativas como o Hip Hop Atitude, organizado pelo Coletivo Avanço Ação na Escola Estadual Prof.ª Marta Aparecida H. Barbosa, CAIC, na Zona Oeste da cidade. Ou então no momento de ápice da cultura hip hop na em Bauru, a Semana do Hip Hop. Em que sua programação há o Combo Cinco Elementos, no qual a Casa do Hip Hop organiza debates e apresentações da cultura hip hop nas diversas escolas públicas de Bauru.

O contexto da cultura hip hop, nascida diretamente da realidade da população negra a coloca em cheque com a política conservadora e racista dos seus primórdios até os dias atuais. Em um processo muito parecido com o Samba, que no início do século XX era criminalizado com diversos músicos presos por “vadiagem”. Assim como o Funk, movimento que enfrentou processos de criminalização na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e diversas instâncias políticas.

Além do grafite e shows, durante a tarde os jovens puderam aproveitar uma batalha de rima (Foto: Letícia Sartori/Jornal Dois)

E Bauru?

No começo de setembro, Benedito Meira (PSB), vereador e ex-coronel da PM, chamou em sessão na Câmara Municipal o antigo prédio da estação ferroviária de “reduto de nóia”. E que o prédio além de não servir de abrigo para a Secretaria de Educação, uma antiga proposta da prefeitura, abrigava “alguma coisa da deseducação, negócio de hip hop não sei o que, essa porcariada toda de funk.” O vereador seguiu ainda os comentários: “Isso não leva a nada, não educa ninguém. Isso deseduca as pessoas. Mas tá lá sendo usado. Ah! Cultura é legal. Legal o caramba, aquilo ali tem que ser usado para com finalidade educativa.”

Atualmente o prédio da antiga estação ferroviária abriga a Casa do Hip Hop, ponto cultural responsável pela organização de um dos maiores festivais de hip hop da América Latina e pelo Cursinho Popular Acesso Hip Hop, destinado a alunos de baixa renda e provenientes de escola pública. Ponto cultural cujos projetos e oficinas foram recentemente aprovados no Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (PROAC), destinado a programas ligados ao Hip Hop. Além disso, a estação ainda é casa da Orquestra Municipal, cursos de teatro, desenho e circo da Divisão de Ensino às Artes (DEA), ligado a Secretaria de Cultura de Bauru; da Academia Bauruense de Letras e outros diversos projetos artístico-culturais de cunho educacional.

Sobre o ataque do vereador Pedro coloca “Como que a gente é Nóia? A gente tá fazendo um movimento dentro de uma escola, um lugar pedagógico. Se tivesse um conteúdo pesado a gente não ia poder estar aqui. A nossa diretora não ia ceder o espaço pra gente. A gente veio trazer mais educação pras pessoas mesmo.” Com a experiência de quem com quinze anos já organiza eventos educacionais, ele é mestre de cerimônia de uma das principais batalhas da cidade (ZL) e tem consciência da importância de seu trabalho.

Marcela concorda com o rapper. “É o que ele falou. Pô, trouxe pra uma escola um evento desses. Completamente diferente trazer um conceito diferente de mundo, uma filosofia diferente pra qualquer um que tá aqui. Tanto que teve família aqui, com as crianças e bebês. Então todo mundo gosta quando tem esses eventos, a comunidade gosta.”

Cerca de 60 pessoas se reuniram para aproveitar o domingo e a cultura hip hop (Foto: Letícia Sartori/Jornal Dois)

Imagem e som como cultura

O evento começou logo cedo com a reunião de diversos grafiteiros redecorando o muro do Ada, mas a arte teve que ser interrompida pela chuva. Assim a pintura se transportou para o lado de dentro da escola, nas paredes e muros do pátio interno.

Já o som começou à uma hora da tarde, reunindo MCs e grupos da zona leste e diferentes bairros da cidade. Contando com nomes como Estrofe, Raízes da Alma, Xard, GRD e outros artistas locais, o Ada Cariani se tornou naquele momento o epicentro do mundo do hip hop em Bauru. Artistas que variam dos 15 aos 20 e poucos anos de idade, mas que independente da pouca idade lutam pelo hip hop no seu dia a dia.

O grafite continuava sendo produzido enquanto os MCs e grupos se apresentavam. Ao final das apresentações espera-se pela continuação do show: a famosa batalha de rima. Pra quem não conhece o andamento da coisa, formam-se as chaves de batalha de acordo com a quantidade de MCs que se inscrevem. E uma dupla por vez, os MCs devem batalhar entre si num combate individual, o voto para ver quem irá para a próxima fase da batalha é sempre da plateia.

No modelo da batalha escolhido, de sangue, os MCS devem se atacar e apontar falhas do seu adversário. Sejam elas físicas, de caráter, conhecimento, postura e mesmo cobranças de batalhas anteriores.

É nesse momento que se entende que o hip hop é uma cultura e universo próprio dentro da cidade de Bauru. Além de debater questões políticas da cidade e das eleições que estão chegando, os MCs presentes no palco se conhecem, jogam truco, bola, assistiram os mesmos filmes e muito provavelmente já se encontraram em outras batalhas. São jovens que além de estudar, trabalhar e viverem suas vidas cotidianas, transmitem seus pensamentos críticos sobre a realidade em forma de arte.

É de se pensar o peso que a cultura hip hop tem dentro da cidade, aquém de um reconhecimento político que há com certeza de vir, mas mais na vida material da juventude. Para mais que um final de semana de Escola da família, o que por si só já deve ser reconhecido como um projeto de extrema importância, o que se viu no Ada Cariane no último domingo do mês passado foi uma juventude crítica, atuante politicamente e para além de uma organização externa, reconhece a importância da arte e cultura dentro da comunidade.

Além de movimentar os laços de economia criativa locais. O ganhador da batalha, Estrofe MC, levou para casa um beat produzido pelo beatmaker ZZ Beats. Prêmio constante nas diversas batalhas que acontecem por Bauru. Para o segundo lugar, uma camiseta da grife do rapper Dom Black, uma referência musical para os diversos artistas que se apresentaram nessa tarde.

Com o fim da batalha, se anuncia o término do evento. Os jovens saem da escola em grupos e partem para aproveitar o final da tarde, num domingo que no fim do dia a chuva resolveu dar uma trégua e abrir um céu azul.

Classificação da Batalha de Rima (Arte: Letícia Sartori/Jornal Dois)

Comments

  1. I wanted to write you a very little word just to thank you so much again just for the striking principles you’ve contributed in this case. It is certainly pretty open-handed with people like you to make unreservedly just what a few people would have offered for sale as an e book to help make some bucks for their own end, most notably since you might well have done it in case you considered necessary. The secrets in addition served to become a great way to recognize that most people have similar fervor just like my own to find out very much more with regard to this condition. I know there are lots of more pleasant times up front for those who browse through your website.

  2. Needed to draft you a bit of note to be able to give thanks as before about the extraordinary techniques you’ve shared in this case. This is certainly remarkably generous with people like you to grant unreservedly just what a lot of folks could have distributed as an electronic book to make some cash for themselves, and in particular now that you could have tried it in the event you considered necessary. Those points additionally worked to be the great way to know that many people have the same fervor just like my personal own to see somewhat more around this matter. I know there are a lot more fun times ahead for many who view your website.

  3. I wanted to send a small note so as to thank you for those amazing tips and hints you are giving out here. My extended internet lookup has at the end been recognized with good information to write about with my company. I ‘d point out that most of us website visitors are unequivocally endowed to exist in a decent website with so many wonderful people with very beneficial advice. I feel truly blessed to have used your webpages and look forward to really more cool moments reading here. Thanks again for everything.

  4. I’m just commenting to let you be aware of what a perfect experience my cousin’s daughter obtained going through the blog. She realized many details, not to mention what it is like to possess an amazing helping character to have the mediocre ones really easily completely grasp a number of complicated things. You undoubtedly did more than her expected results. I appreciate you for offering these warm and friendly, healthy, informative as well as easy thoughts on this topic to Tanya.

  5. I wanted to develop a word in order to thank you for the pleasant tactics you are posting at this website. My particularly long internet look up has now been recognized with reasonable facts to go over with my family. I ‘d tell you that many of us readers are undeniably fortunate to dwell in a wonderful website with so many perfect individuals with useful ideas. I feel pretty happy to have discovered the webpage and look forward to some more enjoyable times reading here. Thank you once more for a lot of things.

  6. I intended to compose you one tiny observation to help thank you very much once again with the gorgeous solutions you have contributed on this site. It is unbelievably generous with you to present without restraint all that most of us could have supplied for an e book to make some profit on their own, particularly now that you could have tried it in case you considered necessary. Those good tips in addition acted like the great way to fully grasp that some people have a similar eagerness just like mine to realize way more in respect of this matter. I believe there are numerous more fun times up front for individuals who view your blog.

  7. Thanks for your entire hard work on this website. My aunt really likes doing investigations and it is simple to grasp why. I notice all about the compelling means you convey both useful and interesting ideas via the blog and as well inspire participation from other individuals on the concept then our own child is undoubtedly studying a lot of things. Take advantage of the remaining portion of the year. You have been performing a glorious job.

  8. I happen to be writing to let you understand of the terrific encounter my friend’s princess gained viewing your web page. She mastered a wide variety of things, including what it is like to possess an awesome helping mood to have others without difficulty thoroughly grasp specific very confusing subject matter. You undoubtedly did more than visitors’ expectations. Thank you for producing those insightful, safe, revealing and as well as fun tips about this topic to Gloria.

  9. A lot of thanks for your whole effort on this blog. Betty loves conducting investigation and it is easy to see why. My spouse and i learn all of the compelling method you deliver effective suggestions by means of the blog and as well improve contribution from website visitors on the subject matter so my daughter has always been understanding a great deal. Take advantage of the rest of the year. You’re performing a wonderful job.

  10. I not to mention my pals ended up studying the good tips and hints found on the website while before long got a terrible feeling I never thanked the website owner for those strategies. The guys are already for that reason excited to read all of them and now have surely been tapping into those things. Appreciate your really being quite thoughtful as well as for opting for certain decent topics most people are really desirous to be aware of. My honest regret for not saying thanks to you earlier.

  11. I really wanted to type a quick remark to thank you for those marvelous ways you are posting at this site. My incredibly long internet lookup has finally been paid with pleasant knowledge to go over with my family. I ‘d assert that many of us readers actually are unequivocally endowed to be in a useful website with so many lovely individuals with useful methods. I feel really grateful to have encountered your website and look forward to tons of more exciting moments reading here. Thanks again for a lot of things.

  12. I as well as my friends were found to be reading through the good guidelines located on your web site then then came up with a terrible suspicion I never thanked the site owner for those techniques. All the men became certainly passionate to read through all of them and have seriously been making the most of those things. Thanks for getting very thoughtful and also for selecting such notable ideas most people are really needing to know about. My personal honest apologies for not expressing gratitude to you sooner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.