Definida a ordem dos Desfiles de Carnaval 2018

Escolas e Blocos já sabem o dia e a hora que entrarão no sambódromo

Reportagem publicada em 28 de dezembro de 2017

Paulo Ferreira apresentou um esboço de desfile que foi acatado pela maioria das agremiações (Foto: Bibiana Garrido/JORNAL DOIS)
Por Lorenzo Santiago

Pode começar a esfregar as mãos e aquecer o gogó. O Desfile de Carnaval 2018 já está totalmente definido. Pelo menos no que diz respeito a ordem do desfile das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos. Os dias ficaram assim:

Sábado 10/02

19h15 — Abertura com a Corte

19h30 — Bloco Periferia Legal

20h00 — Bloco Farofeiros

20h50 — Bloco Império da Lagoa do Sapo

21h40 — Bloco Estação Primavera

22h30 — Bloco Esquadra da Indepa

23h20 — Escola Águia de Ouro

00h30 — Escola Acadêmicos da Cartola

01h40 — Escola Tradição da Bela Vista

Segunda Feira 12/02

19h15 — Abertura com a Corte

19h30 — Bloco Estação 1 de Agosto

20h00 — Bloco Ouro Verde 100% Arte

20h50 — Bloco Estrela de Tibiriçá

21h40 — Bloco Pé de Varsa

22h30 — Bloco Pérola Negra

23h20 — Escola Tradição da Zona Leste

00h30 — Escola Mocidade Unida de Vila Falcão

01h40 — Escola Coroa Imperial

A reunião desta quarta feira, 27, que definiria o sorteio da ordem dos desfiles foi encaminhada de outra forma. A começar pelo fato de que não houve sorteio.

O diretor do Departamento de Ação Cultural da Prefeitura, Paulo Ferreira, chegou com uma sugestão de ordem do desfile: os blocos originalidade seriam os primeiros a desfilar nos dois dias, seguido dos blocos especiais, com encerramento das escolas de samba.

Segundo Paulo, “a escolha deste modelo foi feita porque no último desfile houve muitas críticas. Desta vez foi por bem padronizar o desfile”. O diretor se refere à padronização porque, no ano passado, blocos especiais e escolas se intercalaram enquanto os blocos originalidade foram os primeiros e os últimos a entrar no sambódromo.

Após uma série de discussões, a proposta foi colocada em regime de votação. Das seis escolas que vão desfilar no sambódromo, quatro aprovaram o modelo; entre os blocos a decisão de manter a proposta foi unânime.

A reunião também debateu questões financeiras e de estrutura do Carnaval 2018 (Foto: Bibiana Garrido/JORNAL DOIS)

Definida a ordem, começou a se discutir outras questões relacionadas ao desfile e principalmente à verba que a prefeitura dispõe para as agremiações. Para o desfile ficou definido que não haverá recuo da bateria.

Paulo Madureira é presidente da Cartola. Durante a reunião, fez críticas à forma como as alegorias das escolas são tratadas ao término do desfile.

O debate que demandou mais tempo foi acerca da verba disposta para as escolas pela prefeitura. Surgiram questionamentos sobre a previsão de chegada do dinheiro para as escolas e o diretor Paulo não soube responder. Segundo ele, o responsável por esse lançamento é o Secretário de Cultura Luiz Fonseca, que não estava presente na cerimônia.

A escolha do Rei Momo e da Rainha de Bateria (que fazem a abertura nos dois dias de desfile) será feita no dia 27 de Janeiro. Não poderão concorrer ao posto pessoas que já tenham sido Rainha e Rei.