Da Esquerda a Direita II: Política no Brasil

Da Colonização ao Império

Coluna publicada em 27 de janeiro de 2018

Sessão na Câmara dos Deputados na época do processo de impeachment de Dilma Rousseff (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Por Arthur Castro, colunista do JORNAL DOIS

A ideia de que o Brasil foi descoberto acidentalmente por Pedro Álvares Cabral é popular, mas falsa. Alguns anos antes, Cristóvão Colombo — esse sim por acidente — chegou ao continente americano e informou ao Império espanhol.

A Espanha era uma das maiores forças mundiais, junto com Portugal. Os dois Impérios, sabendo que existia essas novas terras da América, fizeram um acordo: cada um iria ficar com um pedaço. Era o Tratado de Tordesilhas. Em 1500, os portugueses vieram aqui para dizer “essa é a nossa parte”.

Com o tempo, tanto as terras portuguesas quanto espanhóis passaram a ser dominadas por grandes fazendeiros, os latifundiários. Muitos deles, membros da nobreza — aquela nobreza que expliquei no texto anterior. Essa elite, apoiada pelos reis europeus, destruía os povos indígenas locais e escravizava as populações africanas. Muitos anos depois — alguns séculos na verdade — esses poderosos locais vão cansar de obedecer aos poderosos da Europa e vão articular a independência.

O Brasil viria a se tornar, então, uma Monarquia: vamos ter o nosso próprio rei. E então a briga que ocorria na Europa vai chegar aqui também.

As antigas elites — ligadas à nobreza — vão se organizar em torno do PARTIDO CONSERVADOR, que defende o Rei e a Igreja Católica. A nova elite burguesa — comerciantes, principalmente das cidades — vai criar o PARTIDO LIBERAL. Os Conservadores vão ser fortes entre os fazendeiros donos de escravizados, os Liberais, entre os endinheirados urbanos.

Uma curiosidade é que, posteriormente, os defensores do Conservadorismo vão ter um jornal próprio, o Estado de São Paulo, conhecido como Estadão, enquanto os grupos liberais vão fundar a Folha de São Paulo.

Quando o Rei acaba caindo e nos tornamos uma República, ambos os partidos se fundem, dando origem aos partidos republicanos, de ideologia conservadora-liberal.

É importante mencionar que durante todo esse tempo houveram resistências populares — principalmente de povos indígenas e afrodescendentes — aos senhores da elite. Ressalta-se o Quilombo dos Palmares bem como revoltas diversas, por exemplo, a Balaiada.

Fazendeiros e Fascismo

Os dois principais Partidos eram o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM). Ambos fizeram um acordo: cada um elege um presidente por vez. Como as elites paulistas eram produtoras de café, e as mineiras, de leite, a aliança foi chamada de REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE.

À parte das forças conservadoras-liberais, começa a se desenvolver as organizações de trabalhadores assalariados para resistir ao novo modelo capitalista, que substituía a escravidão.

Os latifundiários, com uma estratégia racista, decidem “clarear” o brasileiro, promovendo imigração de europeus pobres, principalmente da Itália. O que não esperavam é que muitos eram anarquistas.

O Anarquismo, Socialismo de extrema-esquerda, começa a se espalhar entre a população pobre brasileira, tendo lideranças negras, como o operário Domingos Passos. Cresce assim, no Brasil, o Sindicalismo Revolucionário, sob influências de anarquistas. Em 1917, uma greve geral para São Paulo e no ano seguinte, uma insurreição quase toma o Rio de Janeiro.

Nessa época, na Europa, ocorria a Revolução Russa. A vitória do marxismo, na figura do Partido Bolchevique, começa a mudar as coisas. Com a União Soviética e as adaptações ideológicas adicionadas por Lênin, os marxistas passam a ganhar influência no resto do mundo, incluindo no Brasil.

A extrema-direita começa a se organizar em torno de uma ideologia inspirada no Fascismo e do Fundamentalismo Católico, o Integralismo. Esquerda e direita se enfrentam nas ruas, a tiros.

Na década de 30, Getúlio Vargas assume o poder e, falando do risco de uma ameaça comunista, dá um golpe e implanta o Estado Novo, de influência fascista. Uma de suas estratégias é vincular os sindicatos ao aparato do Estado, burocratizando-o e enfraquecendo a luta socialista. Isso combinado a repressão, esmaga o Anarquismo brasileiro. O Marxismo, organizado em torno do Partido Comunista Brasileiro (PCB), passa a ganhar força como oposição de esquerda, liderado por Luís Carlos Prestes.

Surge a União Nacional dos Estudantes, a UNE, dando um gás ao movimento estudantil.

Ditadura Militar

Quando a ditadura de Vargas cai, quem assume a liderança da direita é a União Democrática Nacional (UDN), representante das elites conservadoras-liberais.

O centro é ocupado pelo Trabalhismo, organizado por um Getúlio Vargas “mais democrático” e ligado aos sindicatos. Nos anos 50, um novo governo Vargas é derrubado por um golpe articulado pela UDN e comandado pelo jornalista Carlos Lacerda.

Quem assume a frente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), é João Goulart e Leonel Brizola, de centro-esquerda.

Em 1964, diante de medidas moderadas de reformas populares de Goulart, como reforma agrária (distribuição de terras aos pobres) e limites ao lucro de empresas estrangeiras, as forças conservadoras-liberais, da direita, financiadas pelo imperialismo norte-americano, dão um golpe militar e implantam uma ditadura. Movimentos sociais são reprimidos, pessoas são mortas e torturadas, a UNE é colocada na ilegalidade.

Agora só existem dois partidos: o governo de direita em torno da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), e a oposição de centro-direita, centro e esquerda, no Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Uma Frente Ampla para se opor a ditadura é formada por Carlos Lacerda (direita), Juscelino Kubitschek (centro direita) e João Goulart (centro esquerda), mas os três morrem misteriosamente um ano depois.

Os Marxistas se dividem em duas forças: o Partido Comunista Brasileiro (PCB), alinhado à União Soviética, defendia uma oposição moderada com atuação junto a movimentos sociais e sindicatos; e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que defende luta armada, ligado à China.

Surge um setor católico de esquerda, a Teologia da Libertação. Dão origem às pastorais católicas e às comunidades eclesiais de base.

A ditadura militar começa a pegar empréstimo estrangeiro, fazendo o Brasil ficar endividado. Com o dinheiro emprestado, o Governo começa a desenvolver as regiões urbanas e indústrias, fazendo o país “crescer”.

A tecnologia nas fazendas faz com que trabalhadores sejam demitidos, pois os latifundiários podem produzir mais com menos gente trabalhando. Isso gera um êxodo rural, ou seja, a população do interior e do campo vai para as cidades. Quem fica no campo, fica sem onde trabalhar, o que começa a luta dos sem terra, exigindo um pedaço de chão para produzir. O crescimento das cidades fazem surgir favelas e periferias, e inicia o movimento sem teto.

Nos anos 80, uma onda de greves operárias, em especial no ABC paulista, ganha força. Nesse mesmo período, a ditadura cai e começa a redemocratização.

Democracia para quem?

As lideranças sindicais fundam com estudantes de esquerda o Partido dos Trabalhadores (PT). No meio sindical surge a Central Única dos Trabalhadores (CUT); a UNE volta a existir. Nascem também o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O PT, composto por socialdemocratas, trabalhistas e marxistas, é o centro de todos esses movimentos, e está sob a liderança de Luis Inácio Lula da Silva.

Com o tempo, atitudes moderadas do PT criam rompimentos internos, e daí surgem outros partidos: Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), formado por socialdemocratas, marxistas e socialistas diversos; e os Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) e Partido da Causa Operária (PCO), ambos marxistas de orientação trotskista.

O antigo PCB abandona o comunismo e se torna o Partido Popular Socialista (PPS), hoje alinhado ao liberalismo. O PCdoB abandona a luta armada e defende alianças com o PT; sua juventude assume o controle da UNE. Mais recentemente um novo PCB surge, com o discurso original de Revolução Social.

Os Trabalhistas recriam o PTB; como o partido começa a se alinhar às antigas elites conservadoras e liberais, um racha interno ocorre e a ala socialdemocrata funda o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

O Anarquismo, enfraquecido e dividido entre várias pequenas organizações, volta a crescer nos anos 90. Hoje, a maior organização a nível nacional é a Coordenação Anarquista Brasileira (CAB).

O MDB se transforma no PMDB, de centro. Posteriormente, uma divisão liderada por Fernando Henrique Cardoso leva a criação do Partido da SocialDemocracia Brasileira (PSDB), de centro-esquerda. Com o tempo, no entanto, ambos os partidos começam a caminhar para a centro-direita.

A ditadura acabou, mas as velhas elites continuam no poder. O ARENA se divide: um setor, inicialmente comandado pelo José Sarney (depois foi para o PMDB) se torna o Partido da Frente Liberal (PFL), hoje Democratas (DEM); outra parte da origem ao Partido Progressista (PP), ligado ao Paulo Maluf.

Um nacionalista de direita, simpatizante do Integralismo, conhecido como Enéas Carneiro, funda o Partido da Reedificação da Ordem Nacional (PRONA). Depois, seu partido se funde ao Partido Liberal (PL, centro-direita) e da origem ao Partido da República (PR).

Vários outros partidos, quase todos de centro e direita, vão surgindo para negociar alianças com as elites brasileiras. São os chamados “partidos de aluguel”.

Na extrema-direita, destaca-se o Partido da Renovação Trabalhista Brasileira (PRTB), de Levy Fidelix, com conexões com o Integralismo. As organizações integralistas seguem fracas; algumas são ligadas aos grupos skinheads de direita, os Carecas. Há também outros setores conservadores radicais e populistas, ligados à Jair Bolsonaro, Olavo de Carvalho e Movimento Brasil Livre (MBL).

Nasce no Brasil, também no campo da direita, duas novas forças importadas do exterior, mas ainda minoritárias: o ultraliberalismo (libertarianismo), inspirado no Partido Libertário norte-americano, aqui organizado em torno do LIVRES; e os Eurasianos (ou Nacional Bolcheviques), influenciados por um novo fascismo russo e ligados à extrema direita europeia.

É importante observar que as elites que governam o Brasil desde a origem CONTINUAM no poder. Nunca tivemos uma Revolução que as derrubasse. As principais bases do seu poder hoje são a Bancada da Bala (militares e policiais), a Bancada Ruralista (fazendeiros) e a Bancada Religiosa (líderes católicos e evangélicos).

Hoje critica-se que os partidos de centro-esquerda, como o próprio PT, optaram por se aliar e fazer acordos com as forças conservadoras e liberais. À oposição de esquerda, no entanto, fica a autocrítica do porquê não conseguiu ainda crescer como no passado. Talvez em breve vejamos uma mudança.

No próximo texto, vou abordar Esquerda e Direita a nível mundial, suas divisões e principais acontecimentos.

As colunas são um espaço de opinião. As posições e argumentos expressas neste espaço não necessariamente refletem o ponto de vista do JORNAL DOIS.

Comments

  1. I definitely wanted to jot down a simple word so as to say thanks to you for all of the precious techniques you are placing at this website. My particularly long internet search has at the end been compensated with awesome know-how to talk about with my friends. I ‘d express that most of us readers are truly endowed to be in a perfect place with so many brilliant people with beneficial things. I feel rather privileged to have discovered the website and look forward to tons of more exciting times reading here. Thanks a lot once more for everything.

  2. I am glad for writing to make you know what a fine encounter my friend’s child obtained reading through your blog. She discovered a good number of pieces, not to mention how it is like to possess a great teaching heart to have a number of people without hassle completely grasp some extremely tough subject areas. You really did more than people’s desires. Thank you for supplying these practical, dependable, edifying and even unique tips on this topic to Evelyn.

  3. I am glad for commenting to let you be aware of what a fabulous experience my cousin’s daughter developed browsing your site. She realized such a lot of pieces, most notably what it’s like to possess an ideal teaching nature to get others completely gain knowledge of specific tortuous matters. You truly exceeded our own desires. Thank you for displaying these essential, trustworthy, revealing and unique tips on your topic to Kate.

  4. I want to express my admiration for your kindness supporting those individuals that really want assistance with this particular matter. Your real commitment to passing the solution throughout appears to be surprisingly valuable and has allowed somebody just like me to arrive at their goals. Your amazing insightful tips and hints can mean this much a person like me and somewhat more to my office colleagues. Best wishes; from all of us.

  5. I am writing to make you know of the cool discovery our girl obtained using your web page. She came to find so many issues, which include how it is like to possess an incredible giving heart to let many more without hassle learn about certain hard to do subject areas. You actually did more than our desires. Many thanks for providing such beneficial, trusted, edifying and also cool thoughts on that topic to Kate.

  6. Thank you for your own labor on this site. My mum really loves participating in research and it’s easy to see why. Many of us hear all about the dynamic mode you provide powerful guidelines on the website and in addition inspire contribution from website visitors on that situation so our child is always starting to learn a lot of things. Have fun with the remaining portion of the year. You are conducting a good job.

  7. I simply needed to say thanks once more. I am not sure the things I could possibly have implemented in the absence of the entire information contributed by you regarding this concern. Certainly was an absolute terrifying setting in my circumstances, however , taking a look at a professional fashion you managed it made me to cry for happiness. Now i’m grateful for this advice and expect you know what a great job you are always providing educating many others all through your blog post. I am sure you have never got to know any of us.

  8. I wanted to post you the little observation to give thanks once again for these spectacular advice you have documented here. It’s quite unbelievably open-handed of people like you to make extensively what exactly some people would have made available for an e book in order to make some cash for their own end, especially considering the fact that you could have tried it if you ever decided. These creative ideas as well served as a great way to understand that the rest have similar zeal similar to my very own to know the truth a whole lot more in terms of this problem. I am sure there are some more enjoyable occasions up front for individuals that browse through your site.

  9. Thanks a lot for giving everyone remarkably terrific possiblity to read critical reviews from this blog. It can be so fantastic and also packed with a good time for me and my office acquaintances to search your website no less than three times in 7 days to learn the latest issues you will have. And definitely, I am actually contented with your unbelievable ideas served by you. Some 3 tips in this post are surely the best I have had.

  10. I intended to draft you the very little observation so as to thank you over again just for the marvelous techniques you’ve shown at this time. This has been simply wonderfully open-handed with people like you giving extensively all that most of us would have supplied as an ebook to generate some cash on their own, precisely given that you might well have tried it if you wanted. Those basics additionally served to provide a easy way to know that some people have similar zeal just as my personal own to learn more and more in regard to this condition. I’m sure there are numerous more fun moments in the future for many who browse through your blog post.

  11. I am glad for commenting to make you be aware of what a remarkable experience my girl developed using your blog. She came to understand many things, including what it’s like to possess an excellent giving mindset to get most people without problems gain knowledge of certain multifaceted subject areas. You undoubtedly surpassed her expectations. Many thanks for producing these warm and friendly, healthy, edifying and also easy thoughts on the topic to Tanya.

  12. I not to mention my pals ended up checking the excellent guides found on the blog and then suddenly got a terrible suspicion I never expressed respect to the website owner for those techniques. All of the ladies were definitely so joyful to read through all of them and have now pretty much been enjoying them. Thank you for simply being very kind and then for picking certain superior useful guides most people are really needing to discover. My very own sincere regret for not saying thanks to you sooner.

  13. I not to mention my guys have been studying the great items from your site and then immediately got a terrible feeling I never thanked the web site owner for those tips. Those guys became consequently stimulated to study all of them and now have really been tapping into those things. We appreciate you turning out to be well kind as well as for deciding on this form of important information most people are really wanting to understand about. Our own sincere regret for not expressing appreciation to sooner.

  14. I have to express my appreciation to you for rescuing me from this type of circumstance. Because of browsing throughout the world-wide-web and seeing methods which were not pleasant, I thought my entire life was over. Being alive without the solutions to the issues you’ve sorted out as a result of your main posting is a critical case, and ones which could have in a wrong way damaged my entire career if I had not noticed your site. Your personal mastery and kindness in dealing with all the things was crucial. I’m not sure what I would have done if I had not come upon such a point like this. I am able to at this time look ahead to my future. Thanks a lot so much for your high quality and result oriented guide. I won’t be reluctant to endorse your blog to anybody who would need guidance on this subject matter.

  15. I want to express my affection for your kindness supporting those individuals that have the need for guidance on this particular question. Your very own commitment to getting the solution around became incredibly productive and have constantly empowered workers much like me to realize their goals. Your personal insightful useful information entails so much a person like me and still more to my office colleagues. Regards; from everyone of us.

  16. Thanks for your entire work on this website. Kate delights in conducting research and it is simple to grasp why. Almost all notice all concerning the lively method you give reliable ideas through your web site and therefore attract contribution from some other people on that area of interest and my child is actually discovering a lot of things. Take advantage of the rest of the year. You’re conducting a powerful job.

  17. Thank you for all your hard work on this blog. My mom really likes making time for investigation and it’s easy to see why. I hear all about the compelling form you give worthwhile guidance through this website and strongly encourage contribution from people on the theme plus our favorite simple princess is without a doubt starting to learn a whole lot. Have fun with the remaining portion of the new year. You are performing a first class job.

  18. I precisely had to thank you so much once more. I do not know what I would’ve taken care of without the actual techniques contributed by you on such situation. It became a frightful crisis in my view, nevertheless looking at the professional form you processed that forced me to jump over fulfillment. I am just grateful for this assistance and then believe you realize what a powerful job you’re getting into teaching men and women by way of your web page. I am certain you haven’t come across any of us.

  19. I want to express my appreciation to the writer just for bailing me out of this circumstance. After researching through the world-wide-web and obtaining strategies which are not helpful, I believed my entire life was done. Existing devoid of the solutions to the problems you have resolved by way of this guide is a serious case, as well as ones which may have in a wrong way affected my career if I hadn’t discovered your website. The capability and kindness in handling all areas was priceless. I don’t know what I would’ve done if I had not come across such a thing like this. I can also now relish my future. Thanks a lot very much for your reliable and effective help. I will not hesitate to propose your blog post to anybody who needs direction about this problem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.