Classe artística organiza ato contra o corte de verba da Secretaria da Cultura

A mobilização de nome “Silêncio, a Cultura dorme” aconteceu no calçadão da Batista na tarde deste sábado (14)

Publicado em 14 de agosto de 2021

Por Camila Araújo
O tradicional ponto de encontro de artistas e intelectuais bauruenses, localizado na quadra 5 da rua Batista de Carvalho e batizado de Esquina da Resistência, abrigou na tarde deste sábado (14) o primeiro ato “Silêncio, a Cultura dorme” da classe artística de Bauru. A mobilização, que está marcada para acontecer também na segunda-feira (16) às 10h em frente ao Teatro Municipal, é motivada “contra o desmonte da cultura”.
 
Com apresentações musicais, declamação de poesia, dança, leitura de manifesto, as e os artistas presentes no ato disseram: “viva a cultura!”
 
Na semana anterior, reportagem do Jornal Dois explicou o cenário da Secretaria de Cultura e mostrou algumas ações do poder público municipal frente ao setor: R$ 1,4 milhão foi retirado do orçamento da pasta previsto para o ano de 2021, e nenhum edital de fomento havia sido publicado até este sábado (14), ainda que a prefeita Suéllen Rosim (Patriota) tenha anunciado em maio que até junho e julho ao menos quatro editais seriam publicados.
 
Em 2 de agosto, após um grupo de artistas divulgarem as manifestações “Silêncio, a Cultura dorme”, Suéllen anunciou que publicaria um edital unificado no valor de R$200 mil. Às 6h deste sábado (14), a prefeitura publicou o instrumento público, intitulado de “Edital Expedições”.
Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.