Chamada aberta: Jornal Dois abre vaga para novos membros

Repórteres, produtores audiovisuais, designers e demais profissionais da comunicação em Bauru estão convidados a participar; é necessário ler as instruções neste texto e preencher o formulário de seleção até o dia 18 de fevereiro

Publicado em 17 de janeiro de 2021

(Arte: Bibiana Garrido/Jornal Dois)
Divulgação

A equipe vai crescer! O J2 está à procura de novos membros para integrar o time de colaboradores na cidade de Bauru. As vagas são para áreas de comunicação, reportagem, fotografia, audiovisual, social media e design. Buscamos pessoas comprometidas com a informação crítica, aprofundada e responsável.

Um resumo da história

O Jornal Dois atua há mais de três anos na cidade de Bauru. Contamos histórias sobre política, cultura, direitos humanos, de uma maneira que não é coberta pela mídia tradicional. Travamos um diálogo olho no olho com a população da cidade e somos comprometidos com as pautas dos trabalhadores.

Esses são alguns dos nossos pilares enquanto mídia independente e sem amarras. Nosso objetivo é sempre contribuir com o debate público, por isso a necessidade do tratamento cuidadoso nas pautas. Para além de notas rápidas e de manchetes superficiais, procuramos chegar à raiz dos problemas com um jornalismo humanizado e crítico.

Saiba mais sobre a linha editorial do Jornal Dois clicando aqui

Como reconhecimento deste trabalho, fomos contemplados por editais públicos, inseridos no Atlas da Notícia e citados no Observatório da Imprensa. Desenvolvemos parcerias com demais grupos e mídias independentes de outras cidades e da capital, participamos de eventos em escolas, universidades, movimentos sociais, sindicatos e conselhos municipais.

O maior reconhecimento de todos é o apoio mensal que recebemos de leitores e leitoras na Dois + 1, nossa campanha de financiamento coletivo.

Faça parte

Para participar da chamada para novas vagas, é preciso preencher o formulário, informando seu nome, telefone, onde você mora, disponibilidade semanal para executar o trabalho, link para acessar um trabalho feito por você, quais temas você gostaria de cobrir e uma sugestão de pauta. 

Quer fazer parte da mídia independente que é referência no interior de São Paulo? Então clique aqui e participe! As inscrições vão até dia 18 de fevereiro.

Compartilhe suas ideias

Reportagem – Descreva o tema da pauta, o enfoque, os elementos que serão utilizados no texto (infográfico, vídeo, áudio, imagens) e as possíveis fontes. A proposta deve ser relacionada à cidade de Bauru, dentro das editorias trabalhadas pelo J2: política, direitos humanos, direito à cidade, movimentos sociais, cultura e esportes (futebol amador, entre outras modalidades).

Fotografia – Indique o tipo de cobertura que você gostaria de fazer: atos, jogos de futebol, etc. Envie fotos já produzidas em trabalhos anteriores no campo correspondente.

Audiovisual – Faça a sugestão de um vídeo e tema que você gostaria de ver no jornal, com roteiro e indicação de quais elementos você usaria na edição. Compartilhe produções anteriores no campo correspondente.

Social media – Faça uma breve avaliação das nossas páginas nas redes sociais do jornal, indicando sugestões e pontos nos quais você trabalharia para melhorar. Você pode fazer uma proposta de texto, como exemplo, para uma de nossas publicações que já foram ao ar.

Design – escolha uma das nossas reportagens já publicadas, e faça uma sugestão de arte que poderia ilustrar a matéria no site e nas mídias sociais.

Ajuda de custo

Nosso trabalho é sustentado pela contribuição financeira de quem acredita no jornalismo como ferramenta de transformação da sociedade. Por isso, todo fim do mês dependemos do valor arrecadado no nosso financiamento coletivo para fechar as contas. 

Uma parte do que fazemos ainda é voluntário, mas, graças ao crescente fortalecimento vindo da campanha Dois + 1, passamos a ter condições de remunerar a equipe com uma ajuda de custo. 

Esse apoio é distribuído conforme a qualidade e originalidade das produções, com valores correspondentes a cada tipo e formato de conteúdo.

Os selecionados e selecionadas passarão por um período de treinamento com membros e cofundadores do Jornal Dois para que as demandas do projeto sejam alinhadas. Boa sorte!

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.