Câmara Municipal rejeita título de Cidadão Bauruense a Jair Bolsonaro

Foram 9 votos contrários à proposta e 7 favoráveis. Projeto é de autoria do vereador Eduardo Borgo (PSL) 

Publicado em 9 de agosto de 2021

Por Joyce Rodrigues e Victória Ribeiro
A Câmara Municipal de Bauru rejeitou nesta segunda-feira (9) na 23ª Sessão Ordinária o projeto 153/2021 de autoria do vereador Eduardo Borgo (PSL) que propunha a concessão do título de cidadão bauruense ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Foram 9 votos contrários à proposta e 7 favoráveis. Coronel Meira (PSL) declarou-se impedido de votar. Veja abaixo como votou cada vereador.
 
“Hoje é um dia que pode entrar para a história do município, caso esse título não venha a ser concedido.”, declarou Borgo no início da discussão da proposta, que precisava do voto favorável de dois terços dos parlamentares presentes.
 
Contrária a proposta, a vereadora Estela Almagro (PT) declarou que o presidente, com uma postura que ela descreveu como misógina e preconceituosa para com as populações LGBTQIA+, negras e indígenas, não deveria ser homenageado. Durante seu discurso, a vereadora lembrou atitudes que reforçariam seu argumento e mencionou a situação envolvendo a deputada federal Maria do Rosário (PT), quando Bolsonaro afirmou que não estupraria a deputada porque ela não merecia.
 
Para o vereador Guilherme Berriel (MDB), o título de cidadão bauruense deve ser concedido somente a pessoas que prestaram serviços de utilidade pública para a cidade e que ele não vê Bolsonaro se encaixando nessa situação. “Ele nunca prestou algo relevante para a cidade. Não fez nada além da obrigação dele enquanto presidente da República”, declarou.
 
Eduardo Borgo (PSL), autor do projeto de lei, afirmou durante a sessão ordinária, que o voto em favor do projeto de lei seria uma “condição óbvia de quem luta pela família, pela pátria e contra a corrupção”.
 
Cerca de 30 manifestantes se reuniram em frente à casa legislativa para demonstrar o descontentamento com o projeto de lei. A princípio impedidos de entrar, eles expuseram cartazes em protesto à proposta na fachada do edifício, e acompanharam a discussão por meio de uma caixa de som. Eduardo Borgo chamou os manifestantes de “meia dúzia de marmanjos” e classificou a situação como “vexatória”.
 
“A gente vai entrar para história como a terceira cidade que negou o título de cidadão a esse senhor que a gente já sabe que tem políticas genocidas”, disse Cátia Machado, cantora bauruense presente no ato. Para ela, a manifestação serviu como um “recado” para o presidente em relação às próximas eleições de 2022. “Ano que vem ele não ganha, e também não vai ganhar aqui hoje”, disse.
 
Como votaram os vereadores:
 
Favoráveis a proposta:
Edson Miguel (Republicanos)
José Roberto Segalla (DEM)
Eduardo Borgo (PSL)
Marcelo Afonso (Patriota)
Sérgio Brum (PDT)
Júnior Rodrigues (PSD)
Pastor Birq (PODE)
 
Contrários a proposta:
Beto Móveis (Cidadania)
Chiara Ranieri (DEM)
Estela Almagro (PT)
Guilherme Berriel (MDB)
Júlio Cesar (PP)
Carlinhos do PS (PTB)
Lokadora (PP)
Manoel Losila (MDB)
Markinho Souza (PSDB)
Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.