Câmara Municipal realiza sessão solene em memória de Roque Ferreira

Ex-vereador, ferroviário e militante comunista, o falecimento de Roque Ferreira completa um ano em 4 de setembro

Publicado em 3 de setembro de 2021

Por Camila Araujo
A Câmara Municipal de Bauru promoveu nesta sexta-feira (3), às 9h, uma sessão pública em memória de Roque Ferreira, militante comunista, ferroviário e ex-vereador por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016. O ato foi chamado e presidido pela vereadora Estela Almagro (PT).
 
Roque morreu de covid-19, aos 65 anos, no dia 4 de setembro de 2020, deixando a esposa Tatiana Calmon, os filhos Dandara, Tales, Michele e Vinícius, os netos Giulia e Arthur, além de amigos e companheiros de militância, alguns dos quais presentes na homenagem.
 
O encontro contou com a presença de representantes de partidos políticos de esquerda, PT, PCB, PSOL, PSTU e PCO, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e da Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários, do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (STEFBUMS).
Na ocasião, Roberval Placce, coordenador do STEFBUMS, leu uma moção em homenagem a Roque, aprovada em congresso interestadual de ferroviários. Clodoaldo Cardoso, ex-presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos, ressaltou que Roque representava a identidade ferroviária bauruense e que essa questão, da ferrovia e dos trabalhadores da ferrovia, está se perdendo, assim como a identidade bauruense, lamentou o ex-conselheiro.
 
Junto de Clodoaldo, Roque participou da elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos, da Comissão da Verdade de Bauru, e integrou o Conselho de Direitos Humanos, além do Conselho Municipal da Comunidade Negra.
 
Em sua fala, Silvio Durante, professor e militante do PSOL, mostrou uma foto junto de Roque à frente do Gabinete Móvel do Mandato Operário do homenageado. Ele também lembrou que o ferroviário construiu ao seu lado o PSOL, agremiação que Roque presidiu por dois mandatos. Leandro Siqueira, professor universitário e militante do PCB, também homenageou Roque Ferreira, com quem construiu a vertente política Esquerda Marxista.
 
Greice Kelly, representante do Conselho da Comunidade Negra, também esteve presente, e chamou Roque, como o fazia em vida, de “mestre”. Tatiana Calmon, ex-companheira do ferroviário, lembrou que o marido “colocava tijolos no mundo” e tinha compromisso com a construção da luta da classe trabalhadora. Ela afirmou que o companheiro era acima de tudo um comunista e pediu que, por ele, “sejamos fagulhas”.
 
“Roque presente, hoje, sempre e para sempre”, concluiu Tatiana. A cerimônia foi encerrada ao som do hino A Internacional Comunista, momento em que as e os presentes levantaram o punho para o alto e assim permaneceram até o final da música.

Veja nas fotos de Camila Araujo/Jornal Dois e Câmara Municipal de Bauru/Reprodução. 

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.