Big Brother Bauru: câmeras na rua aumentam a segurança?

Cidade passará a ser vigiada por 10 câmeras em pontos “estratégicos” na tentativa de combater a criminalidade e reduzir violência

Publicado originalmente em 28 de março de 2018

Antes de virar nome de reality show da TV, “big brother” fazia referência ao “grande irmão” — personagem do livro ‘1984’ de George Orwell, que conta a história de uma sociedade em constante vigilância (Imagem: Dziga Vertov/Reprodução)
Por Lucas Mendes
Defensores do videomonitoramento apontam o combate ao crime e o uso para melhorar o trânsito (Foto: Lucas Mendes/JORNAL DOIS)
(Arte: Lucas Mendes/JORNAL DOIS)

Segundo dados da SSP, Bauru conseguiu ao longo dos anos diminuir seus índices de violência. De maneira geral, percebe-se uma diminuição dos crimes em todos os cenários, o que dificulta a atribuição dos resultados ao sistema de monitoramento. O período de comparação é de 2014 a 2018 porque corresponde aos anos em que os sistema foi ampliado na Praia Grande, e implantado em Itu.

(Infográfico: Ana Carolina Moraes/ JORNAL DOIS)
Comparação entre as cidades mais vigiadas do mundo e as mais seguras. Câmeras na rua nem sempre se traduz em segurança para a população. (Infográfico: Chupadados/Reprodução)
Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.