Artistas promovem serenata solidária no Dia das Mães

Iniciativa ‘De Grão em Grão em Canção’ vai sortear três serenatas para serem apresentadas no domingo, dia 9; os vencedores do sorteio vão escolher até três músicas para serem tocadas na apresentação

Publicado em 3 de maio de 2021

Da esquerda para direita, Cátia Machado, Silvia Souto, Nél Marques e Tatiana Calmon (Foto: Reprodução com edição de Camila Araujo/Jornal Dois)
Por Camila Araujo 

Desde o começo da pandemia muitas pessoas têm recorrido à arte, aos livros, às músicas e às lives para enfrentar o período de isolamento, comenta Cátia Machado, cantora que vai se apresentar na serenata solidária “De Grão em Grão em Canção”. A atividade, segundo ela, tem como objetivo usar a cultura como instrumento para suprir “as faltas que as famílias estão sentindo”, levando arte e comida para as pessoas.

A proposta do “De Grão em Grão em Canção” é promover um sorteio de serenatas para serem realizadas no dia das mães, sendo que três pessoas irão receber o prêmio. O valor do cupom de sorteio, pago via pix, é de R$5 e o concorrente deve escolher de antemão três músicas, entre as 20 elencadas pelo projeto (informadas ao final da matéria), ao realizar o pagamento. Os artistas que vão se apresentar, junto de Cátia, são Nél Marques, Silvia Souto e Tatiana Calmon.

“Música é algo que todo mundo gosta de ganhar”, opina Calmon, que é também uma das organizadoras do projeto colaborativo De Grão em Grão. Enquanto ela fala, por telefone, a música “Baby” do Tim Maia toca ao fundo. Ela informa que a ideia é ir à frente das casas das pessoas indicadas pelos vencedores, serão três, e presenteá-las, do lado de fora, com as músicas. “É presentear com emoção”, aponta Tatiana. Para Cátia, trata-se de um presente que fica registrado na memória afetiva: “é resgatar a felicidade em meio a tanta tristeza”.

O dinheiro arrecadado será destinado em parte ao projeto De Grão em Grão, que distribui cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, e outra parte será destinada a artistas que também estão enfrentando dificuldades com o cenário da covid. “Quem vive só de arte não tem mais para onde correr”, explica Tatiana, destacando que “a prefeitura não desenvolveu nenhum edital esse ano, além dos casamentos que foram cancelados, e os bares que ficaram fechados”.

No dia 27 de abril a prefeitura divulgou, em nota, que a Secretaria de Cultura se prepara para o lançamento de editais. De acordo com o comunicado, quatro editais serão divulgados entre junho e julho, e “os detalhes serão divulgados posteriormente”. Outros seis, diz a nota, serão lançados entre agosto e dezembro.

Músicas

As músicas disponíveis para serem apresentadas na serenata são: É preciso saber viver (Roberto Carlos), Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos), Você (Tim Maia), Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro), Hoje (Taiguara), Se eu não te amasse tanto assim (Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle), Eu sei que vou te amar (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes), Felicidade/Luar do Sertão (João Pernambuco), Canteiros (Fagner), Romaria (Renato Teixeira), Fico Assim Sem Você (Abdullah), Epitáfio (Sérgio Britto), Detalhes (Roberto Carlos), Pensar em você (Chico César), Beijinho Doce (Nhô Pai), Chalana (Mário Zan), Xodó (Dominguinhos), O Xote das Meninas (Luiz Gonzaga), Maria Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant) e Fogão de Lenha (Carlos Colla).

Serviço

Para participar do sorteio, é necessário realizar um pix no valor de R$5 para a chave de CPF 05838753862, informando a escolha de três músicas dentre as opções abaixo. O participante deve enviar o comprovante do pagamento pelo WhatsApp (14) 99132-4759. O sorteio será realizado na sexta-feira, dia 7 de maio, às 21h, no Facebook do De Grão em Grão.

Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.