Agenda Cultural: de 14 a 19 de outubro

Acompanhe as lives, debates, shows e projetos culturais da quarentena através do Jornal Dois e não perca um rolê 014

Publicado em 14 de outubro de 2021

Produção, dados e texto por Letícia Sartori e Sarah Vitória
Artes e Identidade Visual por Binho Raciocínio
Lives, debates e atividades online
Dando início aos rolês do final de semana, o Centro de Eventos da Aldeia Tereguá, na Terra Indígena Araribá em Avaí, promove o 1º Desfile Indígena de Tereguá neste sábado, das 18h às 22h. O evento é realizado com apoio da Associação Das Mulheres Da Aldeia Tereguá (ASCIT), da Aldeia Tereguá e da E.E.I. Aldeia Tereguá. A comemoração conta ainda com uma feira de artesanatos, uma praça de alimentação e uma mostra de danças Guarani Nhandewa e Terena. Quer ir mas não sabe como? Dê um alô para o pessoal do @acessopopular e da @loja_salve que estão organizando um mutirão saindo de Bauru. Mais informações nos números (14) 99670-7669 (Lilian) ou (14) 99733-9987 (Elizeu).
 
E já que falamos em Acesso Popular (@acessopopular), não perca a oportunidade de conhecer o espaço e visitar a exposição ExpoBixão, que será aberta para visitação neste sábado, 16 de outubro, e fica até o dia 28. Desenvolvida pelos artistas @ntn.099, @slbobgraff e @theboombapboy, a exposição reúne elementos do grafite, da arte de rua e da cultura do hip hop brasileiro. O local funciona de quarta a domingo, a partir das 19h.
 
No ramo visual, até o final do mês você também pode conferir as fotografias do artista Sebastião Salgado na exposição “Mina de Ouro Serra Pelada” no @sescbauru. As obras estão disponíveis ao público até 31 de outubro, de terça a sexta das 8h às 19h, sábados das 10h às 17h e domingos e feriados das 14h30 às 17h. É necessário agendar a visitação, gratuitamente, através do site do Sesc Bauru.

Fechando as exposições, que tal conferir as fotografias do projeto “Perspectivas de um Isolamento” disponíveis no Centro Cultural da USP Bauru? Aberta até o final do mês, a exposição está disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 17h. É necessário apresentar comprovante de imunização completa para o acesso. Para mais informações acesse a rede oficial da iniciativa no @centroculturaluspbauru.
 
Já no domingo, aproveite o som do @camjazznaruabauru no Parque Vitória Régia a partir das 16h. Para conhecer melhor o projeto sonoro, que tem como objetivo shows abertos e gratuitos por todo o território da cidade sem limites, acesse a página oficial da iniciativa e não perca um só show.
No final de semana atos e muita discussão, neste sábado 14/08 artistas se reúnem na esquina da resistência, histórico local de lutas em Bauru, para protestar contra o desmonte da cultura local. A partir das 13h, concentração no cruzamento da quadra 5 do Calçadão da Batista de Carvalho e da rua 13 de Maio. E na segunda-feira, 16/08, segunda rodada de protesto, desta vez em frente ao Teatro Municipal, que também abriga a secretaria de Cultura de Bauru, a partir das 10h da manhã.
 
De olho na próxima semana, fique atento ao curso da @sacbauru a respeito de políticas públicas culturais: “Orçamento municipal e sua execução.” Para aprofundar o debate crítico, inscreva-se e participe das aulas que acontecerão nos dias 17 e 18/08. Para mais informações acesse o perfil da SAC!
 
Começando pelos festivais, vídeos, cursos e editais rolando pela região! O @fuzue014 segue pesado na programação da edição Fuzuê Odara – Festival LGBTQIA+ Multicultural e 100% online, com debates e apresentações da cena LGBTQIA+ 014 até dia 15 de agosto. Acompanhe as redes sociais do Festival para não perder essa programação especial!
 
Já as inscrições do @filmabauru seguem abertas até o dia 15 de agosto, fazendo parte da 4º edição do Festival de Cinema do Interior! Confira mais informações nas redes do festival e inscreva seu curta-metragem de ficção, animação, documentário, videoclipe ou vídeo arte do interior e litoral paulista.
 
Já pelo final de semana fique de olho nas atividades dos museus bauruenses! Através das páginas do @museuhistoricobauru, da @pinacotecadebauru e do @museuferroviariobauru e do youtube da secretaria de Cultura de cidade acompanhe o lançamento de materiais de Educação Patrimonial!
 
Já pelos rumos de Podcasts 014, confira o último episódio do projeto @bololopodcast e a entrevista com @kustelinhaa, b-boy, artista e atleta, o dançarino troca uma ideia com os rappers @grdzero14 e @bima.oficiall, sobre a sua carreira e trajetória no meio artístico 014. O programa está disponível na íntegra no Youtube da iniciativa.
 
As inscrições para o Programa de Estímulo à Cultura (PEC) do município se encerram nesta sexta-feira (15). O edital da Secretaria de Cultura de Bauru conta com premiações a partir de R$10 mil para projetos de artistas, coletivos e instituições bauruenses. Para saber mais sobre a PEC, acesse o portal oficial da Secretaria: @culturaculturabauruoficial. Ainda pela pasta, confira as oficinas culturais do projeto “Formação pelo Interior” e os cursos disponíveis para o mês de outubro.
 
Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês.