A vitória de Pirro – ou nadar para morrer na praia

Não vai ter quem ganhar ou perder, vai todo mundo perder

Publicado em 4 de agosto de 2021

Pirro, o rei grego que invadiu a Itália e venceu, mas perdeu (Reprodução/Autor desconhecido)
Por Arthur Castro, colunista do J2

O rei Pirro havia acabado de vencer uma importante batalha contra os romanos. Ao ver seus próprios soldados comemorando, dizem, ele falou que não havia o que comemorar. Venceram a batalha, mas o custo foi muito alto: metade das forças haviam morrido, vários aliados estavam recuando, faltavam recrutas. Pirro podia ter vencido a batalha, mas perdeu a guerra.

Por causa dessa história, “Vitória de Pirro” passou a ser uma expressão, uma forma de dizer “ganhou perdendo”. Basicamente, quando você consegue o que queria, mas mesmo assim perde. E podemos dizer com tranquilidade que isso resume a política brasileira dos últimos anos.

A guerra dos tronos

Com o final da ditadura militar, o sistema político passou por profundas mudanças. O principal partido de oposição – o MDB – se tornava o lar de uma série de lideranças políticas envolvidas com esquemas de corrupção e coronelismo, o que causou um racha interno. Nasceu, assim, o Partido da Social-Democracia Brasileira, PSDB.

Inspirado na centro-esquerda europeia, esse partido caminhou para o centro e depois para a centro-direita durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Não é o objetivo desse texto discutir as políticas econômicas adotada pelos tucanos, mas é importante indicar que, após a eleição de Lula, se tornaram a principal força de oposição direitista.

Conforme os anos passaram, o PSDB se dividiu em três lideranças: Aécio Neves, de Minas Gerais, e José Serra e Geraldo Alckmin, de São Paulo. Após os dois paulistas terem sido candidatos e terem perdido, o mineiro teve a chance de ser o escolhido para a eleição de 2014.

Aécio Neves quase derrotou a candidata petista, Dilma Rousseff, no segundo turno. Enquanto a direção tucana reconhecia a derrota, setores radicalizados de classe média começaram a questionar o resultado das urnas – entre esses grupos estavam uma série de organizações de direita sobre as quais falarei mais à frente. O que importa agora é que isso resultou em uma série de movimentações contra o governo do PT.

Aécio decidiu fazer sua aposta e pedir anulação da chapa vencedora (Dilma-Temer) junto ao Tribunal Superior Eleitoral, usando as acusações da Lava Jato como desculpa. Seu plano: convocar novas eleições, aproveitar o desgaste do petismo e vencer dessa vez. Mas as outras lideranças do PSDB tinham outros planos.

O “Fora Dilma”

Quando as urnas anunciaram a vitória da candidata petista, uma manifestação com 10 mil pessoas foi organizada na Avenida Paulista. A liderança desse ato era encabeçada por uma diversidade de direitistas que incluíam Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre, e Eduardo Bolsonaro.

Percebendo o potencial de radicalização, o MBL decidiu surfar em um ato convocado anonimamente via Whatsapp para o mês de Março. Sim: uma corrente de Whatsapp, feita sabe se lá por quem, convocava uma manifestação contra Dilma e Alckmin, e o MBL assumiu a autoria (mentira assumida pelos próprios anos depois). Na hora de fazerem o ato, também tiraram o nome de Alckmin do texto, tornando algo totalmente contra o PT.

Essa não foi a primeira ação oportunista do grupo. O Movimento Brasil Livre (MBL) foi criado com esse nome para imitar o nome do Movimento Passe Livre (MPL), de esquerda e que ficara popular em 2013. Mas ao contrário do original, o MBL era de direita.
O MBL decidiu erguer como bandeira do ato de Março de 2015 a defesa do Impeachment de Dilma. Nem todo mundo concordava. Dentro do PSDB, quem apoiou foi José Serra. Amigo do vice Michel Temer, Serra esperava conseguir um cargo de ministro, que usaria para construir a própria imagem e preparar o caminho para a eleição de 2018.

Aécio, como já dito, apostava na cassação da chapa via TSE com eleições imediatas. Geraldo Alckmin, governador de São Paulo na época, defendia deixar Dilma no poder, se desgastando e se queimando junto à população devido à lava jato e à crise econômica, enquanto ele preparava a própria candidatura. Com a mesma posição que Alckmin, o movimento liberal Vem Pra Rua, com fortes conexões com a juventude tucana, não queria impeachment. Para eles, o ato de Março de 2015 deveria ser, apenas, critico do PT, mas sem derrubar o governo.

No fim da fila vinha a extrema direita representada pelo grupo Revoltados Online, pelos defensores de um novo golpe militar e pela família Bolsonaro.

Quem ganhou essa primeira batalha, já sabemos. José Serra e MBL conseguiram colocar o Impeachment como bandeira nacional, derrubando Dilma e levando à presidência Michel Temer. E sem dúvidas o principal derrotado foi Aécio Neves.

Após quase vencer as eleições de 2014 e se tornar o rosto da oposição, Aécio se tornou alvo da própria Lava Jato que ele defendeu. Sua imagem derreteu para seu principal eleitorado – a classe média – e ele foi incapaz de se recuperar. A partir daí, toda a direita que apostou no golpe como solução começaria a ser derrubada pelo próprio golpe.

Acelera, São Paulo!

Com Michel Temer presidente e Aécio fora de jogo, a situação ficava a favor de Serra, que junto com FHC, preparava o próprio candidato para prefeitura de SP em 2016: Andrea Matarazzo.

Mas uma nova dobradinha alteraria seus planos. Geraldo Alckmin e o MBL, em uma parceria informal, conseguem garantir a candidatura tucana de João Doria, forçando Matarazzo a migrar para o PSD. Usando um discurso bem à direita, Doria, com apoio do governo estadual, conseguiu se eleger prefeito da cidade de São Paulo.

Para piorar, o governo Temer é engolido por uma série de denúncias associadas à Lava Jato, e José Serra não consegue se destacar como ministro. Com seu candidato paulistano derrotado e com o fiasco ministerial, ele é mais um tucano derrubado do tabuleiro.

Geraldo Alckmin se tornou a principal alternativa de direita para 2018, mas as coisas não iriam se acalmar.

Quem com ferro fere

É o ano de 2017, e a classe média de direita seguiu se radicalizando. Dois nomes começaram a se destacar: João Doria e Jair Bolsonaro. O MBL até tenta articular o próprio candidato, Flávio Rocha, dono da Riachuelo, mas sem sucesso.

Empolgado pelas pesquisas, Doria decidiu trair seu padrinho, Geraldo Alckmin, e sair ele próprio candidato à presidência, mas o então governador estava mais preparado e se garantiu para 2018. Sem escolha, João Doria decidiu se candidatar ao governo estadual. Apesar dessa vitória interna, o ex-governador Alckmin seria massacrado nas urnas, assistindo o eleitorado tradicional tucano mudar as apostas para Jair Bolsonaro.

Agora saltamos no tempo para 2021.

O PSDB foi praticamente destruído. Após se eleger se associando ao bolsonarismo, João Doria foi desprezado pela direita brasileira e, pela primeira vez em mais de 20 anos, os tucanos podem perder a eleição para governo estadual em 2022.

O Movimento Brasil Livre conseguiu superar seus rivais, como o Vem Pra Rua, mas entrou em decadência após brigar com Bolsonaro, acusado de traidor pela extrema direita. Até mesmo a Operação Lava Jato seria golpeada por esse processo de radicalização após rompimento de Sérgio Moro com o bolsonarismo.

No final, mesmo Bolsonaro, triunfante de toda essa disputa interna, viu sua base de influência derreter após o desastre da gestão de saúde com a pandemia. As últimas pesquisas, até a publicação desse texto, indicavam sua derrota para vários candidatos em 2022, e em especial, ironicamente, para o ex-presidente Lula.

Não vai ter quem ganhar ou quem perder, vai todo mundo perder

Até agora vimos uma série de vitórias de Pirro, com suas consequentes derrotas. De Bolsonaro à Lava Jato, passando por PSDB e MBL, vimos crise, decadência e colapso. Isso não significa, contudo, que a direita perdeu.

Na economia, o avanço da Lei de Terceirização, da Reforma Trabalhista, da Reforma da Previdência e da privatização da Eletrobrás são alguns exemplos que mostram que o programa neoliberal – iniciado por Joaquim Levy e continuado por Henrique Meirelles e Paulo Guedes – continuou a todo vapor. Na prática, significou o triunfo dos grandes bancos e das multinacionais, dos bilionários brasileiros e estrangeiros, e o enfraquecimento dos direitos da classe trabalhadora.

Longe dos escritórios da burguesia global, agrupamentos conservadores conquistaram mais espaços no cotidiano. As milícias cariocas já comandam praticamente metade do Rio de Janeiro, e em um dos territórios, aliada ao tráfico e à algumas igrejas, construiu um mini Estado religioso – o Complexo de Israel. Nessa mesma linha, fundamentalistas católicos e evangélicos assumiram posições nas áreas da educação, da cultura e da mídia, promovendo discursos intolerantes e extremistas.

Nas áreas rurais, os grandes fazendeiros iniciaram uma onda nunca antes vista de queimadas, desmatamento e uso de agrotóxicos, colocando a saúde humana e o ecossistema em risco. Com suas próprias milícias, os donos de terras atacaram povos indígenas, ambientalistas e camponeses, produzindo cenas brutais de violência.

No momento em que esse texto vai ao ar, o Brasil está da seguinte maneira. Lula se apresenta como o candidato do PT, declarando em várias entrevistas seu interesse em conversar com setores da direita e da elite. Ciro Gomes, pelo PDT, tenta se vender como caminho de “centro”, criticando direita e esquerda, enquanto também negocia com a direita. A Globo está em busca de uma centro direita confiável que aplique o livre mercado, a tal da “terceira via”. Vários partidos de esquerda, mesmo aqueles que se dizem radicais, falam que é preciso alianças “para além da esquerda” (vocês sabem o que isso significa).

Quando Lula, Ciro ou algum outro político estiver ganhando as eleições de 2022, e os movimentos sociais notarem que toda a terra arrasada que sobrou não pode ser facilmente arrumada com um governo eleito dentro das regras do jogo, então talvez a esquerda brasileira perceba que ela é a verdadeira representante de Pirro em toda essa história.

*Arthur Castro é professor de História e integrante da Organização Anarquista Socialismo Libertário (OASL)
As colunas são um espaço de opinião. Posições e argumentos expressos neste espaço não necessariamente refletem o ponto de vista do Jornal Dois.
Acredita no nosso trabalho?         
Precisamos do seu apoio para seguir firme.    
Contribua  a partir de 10 reais por mês. 

Comments

  1. Thanks a lot for giving everyone an extraordinarily spectacular opportunity to read critical reviews from this site. It’s usually so beneficial plus full of amusement for me and my office co-workers to search your web site at minimum thrice in 7 days to find out the newest secrets you will have. And indeed, we’re usually motivated considering the magnificent thoughts you give. Some 4 tips in this post are unquestionably the most efficient we’ve had.

  2. I intended to send you a little bit of word just to thank you so much as before about the nice information you’ve featured here. This is simply surprisingly generous with people like you in giving openly all that many of us might have made available for an e book to end up making some money on their own, specifically considering that you could have tried it if you wanted. Those tricks likewise served as a fantastic way to realize that most people have the identical keenness like my very own to see a good deal more pertaining to this issue. I know there are a lot more pleasurable situations up front for individuals that read your blog post.

  3. My husband and i have been really thrilled that Raymond could do his studies via the precious recommendations he came across in your web pages. It is now and again perplexing to simply possibly be giving out information a number of people might have been making money from. So we do know we need the website owner to give thanks to because of that. All the explanations you made, the easy site menu, the friendships your site give support to engender – it is mostly overwhelming, and it’s really leading our son and our family reckon that this matter is satisfying, which is highly mandatory. Thanks for everything!

  4. I intended to write you a little observation so as to say thank you again for your superb information you’ve documented at this time. This is quite seriously open-handed of people like you giving freely what most of us would’ve offered for sale for an e-book to help make some cash for their own end, chiefly now that you could possibly have done it in case you desired. The good ideas as well worked to be the great way to be sure that many people have a similar dream just as my very own to figure out good deal more concerning this problem. I know there are several more enjoyable periods ahead for many who read carefully your blog.

  5. Thank you a lot for providing individuals with an extremely splendid opportunity to read in detail from this web site. It is always so pleasurable and stuffed with a great time for me personally and my office acquaintances to visit your website the equivalent of thrice in a week to learn the latest issues you have. And of course, we’re at all times fulfilled with the surprising methods you give. Selected 1 areas in this article are basically the finest I have ever had.

  6. I actually wanted to construct a brief message to be able to thank you for these great ways you are giving on this website. My incredibly long internet investigation has at the end been recognized with sensible facts to go over with my friends and family. I would claim that we visitors are undoubtedly lucky to dwell in a wonderful community with many wonderful people with useful tactics. I feel quite grateful to have encountered your webpage and look forward to tons of more excellent moments reading here. Thanks a lot again for all the details.

  7. I wish to get across my appreciation for your kind-heartedness for folks who have the need for help on this particular idea. Your special dedication to getting the message all through had been unbelievably productive and has continually helped others much like me to attain their dreams. The valuable advice means a whole lot a person like me and substantially more to my fellow workers. Warm regards; from everyone of us.

  8. I intended to put you a little observation to finally give thanks again with the precious tricks you’ve contributed above. This has been really pretty generous of people like you to give freely precisely what numerous people could have advertised as an ebook to help make some bucks for their own end, specifically considering that you could have tried it in case you desired. Those creative ideas likewise acted as the good way to fully grasp that other individuals have the same dream much like my very own to grasp a great deal more in regard to this issue. I believe there are thousands of more pleasurable times in the future for individuals who looked over your site.

  9. A lot of thanks for your whole hard work on this web site. My aunt delights in setting aside time for investigation and it’s really easy to understand why. I learn all concerning the powerful form you give functional tips through the blog and improve response from other people about this subject then our daughter is now learning a whole lot. Take pleasure in the rest of the new year. You have been doing a good job.

  10. I enjoy you because of all of the effort on this site. My daughter delights in making time for investigation and it’s obvious why. All of us hear all regarding the dynamic mode you offer vital tips on this blog and even encourage participation from the others about this subject matter so our own princess is actually starting to learn a great deal. Take advantage of the remaining portion of the year. You’re performing a superb job.

  11. I just wanted to post a simple remark to thank you for all of the wonderful pointers you are giving out on this site. My considerable internet investigation has now been honored with professional strategies to go over with my guests. I would admit that many of us website visitors actually are unequivocally blessed to be in a decent community with so many awesome individuals with useful points. I feel truly happy to have come across the web page and look forward to some more amazing minutes reading here. Thank you once more for everything.

  12. Thanks for all of your labor on this website. Ellie takes pleasure in doing research and it’s really easy to understand why. We all hear all relating to the compelling form you present vital tactics via the website and recommend response from other individuals about this article and our favorite girl has been discovering a lot. Take pleasure in the rest of the year. You are always performing a great job.

  13. Thanks so much for providing individuals with an extraordinarily breathtaking opportunity to read in detail from here. It can be so awesome plus jam-packed with a lot of fun for me and my office fellow workers to search the blog at minimum three times weekly to read the fresh guidance you have got. Not to mention, I am also actually astounded with your remarkable information you serve. Certain 3 facts on this page are honestly the most impressive we have all had.

  14. I must show appreciation to this writer just for bailing me out of such a challenge. Just after looking out throughout the the web and obtaining solutions which were not pleasant, I figured my entire life was gone. Existing devoid of the approaches to the issues you have fixed through your good report is a serious case, as well as ones which may have in a negative way affected my career if I had not encountered your blog post. Your actual mastery and kindness in playing with almost everything was invaluable. I don’t know what I would have done if I had not discovered such a stuff like this. I am able to at this point look ahead to my future. Thanks for your time very much for your impressive and sensible guide. I will not be reluctant to endorse your web sites to anybody who wants and needs tips about this situation.

  15. Needed to compose you the little note so as to say thanks a lot as before over the fantastic secrets you’ve documented here. It’s certainly surprisingly open-handed with people like you to supply unreservedly all many individuals could have made available as an electronic book to make some dough on their own, most importantly now that you might well have done it in case you desired. The techniques as well served to be the fantastic way to understand that other individuals have a similar desire like mine to know the truth somewhat more concerning this condition. I think there are many more pleasant opportunities ahead for individuals that looked over your site.

  16. O texto é bom. Sei que não é o foco e o objetivo, mas fica essa lacuna de apontar o que leva a essa espiral golpista e quando isso começou.
    Porque não basta apontar para o Joaquim Levy e dizer que os governos petistas tem sua parcela de responsabilidade.
    Se entendemos que o neoliberalismo e o fechamento do regime é um fenômeno histórico, resultado de um processo de reorganização do Capital no mundo, e se materializa no Brasil como uma política de Estado – e não somente de governo -, percebemos que os governos ditos progressistas não apresentaram um simples “desvio”.
    Eles compuseram uma peça-chave para a implementação da política que está em curso atualmente, representando uma fase de transição necessária para a construção de reformas estruturais no mundo do trabalho, o fortalecimento do aparato repressivo e, talvez principalmente, a incapacitação dos movimentos sociais, tornado a classe trabalhadora incapaz de resistir a esse período que se seguiria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.