A alma subversiva das ruas

Graffitis e pixos explodem nos quatro cantos de Bauru, nas periferias, vilas e no centro; arte, protesto e expressão estampam desde esgotos até picos de prédios, e questionam: a quem é dado o direito à cidade?

Reportagem publicada em 27 de setembro de 2018

1_839ZqvPD-lTBt_PQsc7x9g
A incrível diversidade dos graffitis e pixações de Bauru, em um sobrado na zona norte (Foto: Lucas Mendes/JORNAL DOIS)

Por Lucas Mendes


O zap apitou sábado à noite no celular de Klaubers Cisco, no Parque Roosevelt, zona norte de Bauru. A mensagem vinha do Mary Dota, lado leste da cidade. Do outro lado da conversa estava Paulo Henrique, vulgo Urso, que perguntava: “Vamo pintar amanhã?”.

Cisco responde com um “demoro, tem lugar?”.

“No Rio Bauru”.

“Demoro”.

Por volta das 7h do dia 16, um domingo de setembro, Cisco sai de moto da sua casa e tromba com Urso. Equipados com tinta e latas de spray, além da metade de uma escada de metal dobrável, eles exploram o leito do Rio Bauru na avenida Nuno de Assis, a partir do Terminal Rodoviário em direção ao trevo com a rodovia Marechal Rondon.

Os dois encontram uma margem adequada na altura da quadra 18 da Nuno. Dão a volta na kombi estacionada à beira da avenida — que aos domingos é ponto de venda de frutas e verduras — e chegam num afluente do rio: uma galeria concretada de esgoto, que corre encosta abaixo em direção ao rio.

Sem cerimônia, pulam na “água” e atravessam a galeria, passando por debaixo do asfalto e dos carros da Nuno de Assis. Na boca do túnel, a galeria vomita água e esgoto no Rio Bauru a uma altura de 1 metro. Já no leito, a dupla percorre mais uns 50 metros rio acima, até o lugar escolhido para pintar.

Rolê aconteceu num domingo de manhã, e o graffiti fica visível pra quem passa pela Nuno de Assis no sentido Rondon (Filmagens e edição: Lucas Mendes / JORNAL DOIS)

“O pioneiro no Rio Bauru é o Fubas, o Nojo”, explica Urso. “Se não me engano os primeiros que fizeram ali foram ele e o Beize, e depois ele fez um grapixo mais pra frente. Ninguém mais mexeu lá”, completa.

A arte, a rua e quem tá no corre

Não tem diferença entre graffiti e pixação, pelo menos para quem tá no corre — quem faz a arte de rua acontecer. Surgidas no final da década de 1980, as duas vertentes são linguagens da arte de rua e foram influenciadas pelo movimento punk e pela cultura Hip Hop.

“Essa coisa é horrível porque não existe uma guerra da pixação e do graffiti. São vertentes diferentes do mesmo mundo”, dispara Vini Vira Lata, grafiteiro que ministra oficinas de graffiti na Casa do Hip Hop, dentro da Estação Ferroviária. “Tem grafiteiro que gosta de fazer onde não é autorizado e, caso a polícia pegar, ele assina o mesmo BO do pixador. É a mesma coisa, o tratamento vai ser o mesmo”, destaca.

Todas as imagens que ilustram essa matéria foram tiradas na zona norte de Bauru, nos bairros Parque Roosevelt, Santa Edwirges, Fortunato Rocha Lima e Parque Jaraguá, com apoio e transporte de Klaubers Cisco (Fotos: Lucas Mendes/JORNAL DOIS)

A regra da rua é clara: não se cobre a arte de outros, seja onde for. “Eu acho bacana essa lei da rua de o graffiti não atravessar a pixação e vice-versa”, conta Mari Monteiro, grafiteira de Ibitinga que está há 7 anos em Bauru. Para ela, o graffiti não existe para combater a pixação. “Não é para cobrir pixação e ‘embelezar’ o lugar. Tem que respeitar o que as pessoas gostam”, afirma.

Dos muros para os livros, a arte de rua também é foco de pesquisas em universidades. Em um projeto concluído este ano, o antropólogo Alexandre Barbosa Pereira, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), analisa o universo do graffiti e da pixação em São Paulo.

O professor chega até a diferenciar a ideia de pixação (com “x”) de pichação (com “ch”). A palavra escrita com “ch” se refere a frases e inscrições legíveis, em geral poesias ou protestos. Já a palavra com “x” simboliza um tipo de grafia entendida apenas pelos integrantes do movimento, que pode envolver organização de grupos. Os pixadores, segundo o professor Pereira, buscam lugares de grande visibilidade e acesso difícil para deixar a sua marca, numa ação que pode gerar questionamentos sobre o espaço urbano e os possíveis limites da arte.

“Falta compreensão. Eu vejo muitos pixos por aí que pra mim é obra de arte também”, opina Cisco. “O cara dedicou um momento da vida dele pra fazer aquilo. Não tem que rotular nada. Tudo é válido e vai da criatividade de cada um. Respeito é o que tem que prevalecer”, ressalta.

O JORNAL DOIS inaugura uma série de conteúdos com a missão de aprofundar o conhecimento e valorizar a arte de rua — especificamente o graffiti e a pixação. Nossa posição de mídia independente e popular oferece aqui uma outra visão sobre a arte de rua, procurando ao máximo se afastar de preconceitos estabelecidos e reproduzidos em outras mídias.

Com a palavra, três artistas do graffiti bauruense:

Na sequência, graffitis de Cisco, Mari e Vini em parceria com Os mija Tinta (Fotos: Reprodução/Facebook)


Graffiti x pixação

Cisco


Mano, na minha visão é uma coisa só. O cara tá expressando na parede da mesma forma que eu estou com o graffiti. Eu parei de pixar por questão de letras, eu não tinha o mesmo desenvolvimento igual os pixador de hoje. E hoje tem muito pixador monstro aqui na cidade. Admiro vários, troco ideia com vários, respeito todos sem exceção, e pra mim não tem diferença. Pixador e grafiteiro, máximo respeito a todos e da mesma forma que eu to fazendo o meu graffiti na parede pra eu passar eu visão daora sobre o mundo o cara tá subindo no prédio pixando o barato lá em cima querendo passar a visão dele pro mundo.

Falta compreensão. Eu vejo muitos pixos por aí que pra mim é obra de arte também. O cara dedicou um momento da vida dele pra fazer aquilo. Da mesma forma que eu fiz. Usei mais cores, mas isso daí pra mim não diferencia em nada. Mas só o fato de você dedicar aquele minuto pra você fazer um negócio, pra mim já é válido. Não tem que rotular nada. Tudo é válido e vai da criatividade de cada um. Respeito ao que tem que prevalecer. Da minha parte eu gosto muito de pixação. Admiro. Oloco, o cara escalar um prédio pra mandar o pixo lá em cima, você tem que tirar o chapéu pro cara. O graffiti eu chego, faço ali e tal. Não vou escalar um prédio de não sei quantos andares pra mandar o barato lá em cima. Olha os trampos na vertical que tão aparecendo aí. Cé loko, os caras são foda.

Mari


A pixação e o graffiti andam junto. Os dois são próximos. Se existe alguma diferença é que muitas vezes o graffiti vai ser um desenho e a pixação são letras. Mas tem também graffiti que é letra. E um veio próximo ao outro, eles caminham muito junto. Não adianta falar que pixação não é arte porque é mais forma de protesto que o próprio graffiti. Arte é uma coisa muito de gosto. Tem gente que ama o Romero Britto e tem gente que fala que não é arte. Tem gente que ama a pixação e tem gente que fala que não é arte. Mas o respeito vem acima de tudo. Tem que respeitar o que as pessoas gostam. Eu acho bacana essa lei da rua de o graffiti não atravessar a pixação e vice-versa. Às vezes acontece da gente pedir pra grafitar um muro e usar como desculpinha que é para não ter pixo, mas não para cobrir a pixação e “embelezar” o lugar.

Vini


Essa coisa é horrível porque não existe uma guerra da pixação e do graffiti. São vertentes diferentes do mesmo mundo. A guerra é mostrar que a periferia e o pessoal que parece não ter voz, na verdade tem voz e a voz é essa. Essa é a nossa causa: mostrar que temos voz, a voz do pessoal desfavorecido, do pessoal que não estudou arte, a arte que ele estuda e ver a rua. E hoje o graffiti tá em bienal, em livros, e mesmo assim a maior exposição é a do céu aberto.

A gente não se contenta em deixar nossa arte num museu, numa galeria, num livro, num caderno ou numa tela. A gente quer deixar nossa arte no centro da cidade. Eu curto fazer isso de forma autorizada porque aí eu tenho mais tempo, pra poder fazer o que eu estudei. Outros já não curtem fazer autorizado e enfim, não existe essa guerra.

Tem grafiteiro que gosta de fazer um graffiti onde não é autorizado e, caso a polícia pegar, ele assina o mesmo BO do pixador. É a mesma coisa, assinam o mesmo BO. O tratamento vai ser o mesmo. Eles estão juntos ali de alguma forma.

Cena em Bauru

Cisco


Eu acho que Bauru é um celeiro. Tem muito cara bom. Muito cara monstro. Sem exceção, Bauru é pesado tanto no vandalismo quanto no graffiti, pixação. Os moleque tá ligado e são monstro. Pra mim, máximo respeito porque Bauru tem muito cara pesado na arte.

Hoje em dia é muito mais fácil do que antigamente. Porque é mais fácil você ter acesso ao material. Eu não fazia graffiti na época de escola porque não tinha uma lata de spray, um bico, não tinha essas coisas. Hoje em dia na loja dá pra comprar tudo isso, mas antigamente não.

Daqui eu conheço poucos que conseguem sobreviver com o graffiti. Tem muito cara bom que podia estar ganhando dinheiro pra caramba que falta valorização. Falta mais evento, mais projetos relacionados ao graffiti. Se você parar pra raciocinar o único evento de graffiti daora que a gente tem aqui em Bauru é a Semana do Hip Hop. E é um vez no ano, pontual.

Mari


Bauru tem bastante gente que pinta. A maioria homens, mas as meninas vieram chegando aos poucos. Tem eu, a Gaúcha, a Bruna, e tem mais umas meninas que pintam. Mas é importante a gente chegar na cena também, até pra abrir espaço para outras meninas.

Vini


Hoje os pixadores estão mais em atividade no centro do que os grafiteiros. Porque o centro é a articulação da nossa cidade. Essas articulações são os caminhos dos ônibus, caminhos que a periferia vai passar e vai ver o pico que você pegou, o muro que você pegou, o adesivo que você colou, a assinatura que você fez. Então os caminhos dos ônibus são as veias e o coração é a cidade. O foco maior de um grafiteiro ou pixador — ou de qualquer pessoa que mexe com street art, stencil, lambe — é o centro. Porque é no centro que você vai ver tudo. O centro sempre foi dos pixadores. Sempre foi deles e não tem essa guerra de um ter que tampar o outro. A guerra é para tapar os espaços. Quem tá na rua enxerga dessa forma. Essa é a lei.

Poder público

Cisco


Falta um pouco de força de vontade do poder público porque a mão de obra em si, se eu chegar agora e sair ligando pra rapaziada, tenho certeza que todo mundo vai colar e vamo estralar. Mas o que falta é aquela ajudinha pra fazer o barco andar. Fazer o negócio ir pra frente mesmo. O que acontece é que muito cara bom da cidade tá indo para outros lugares porque outros lugares estão beneficiando o pessoal daqui. Tem bastante grafiteiro monstro que as outras cidades de fora apoiam. Mas Bauru não vai.

Desenvolvimento

Mari


Uma vez eu fiz um desenho de um coração. Aí pensei, “nossa, um coração humano, eu sou uma pessoa tão amor, tão alegre”. Então comecei a desenhar os corações, e já ficou marca. Todo mundo vê coração e reconhece que é meu. Isso foi 2015 e a partir daí não parei mais.

O coração é sempre acompanhado por frases, que são referências minhas. Eu sempre gostei delas porque elas geram algum impacto nas pessoas. Aí eu uni o coração com as frases. O coração pra mim representa um sentimento verdadeiro e puro e para lembrar que somos humanos: sujeitos a acertar e errar. A gente não é perfeito. Então por isso é um coração humano e não um coração figurativo, de desenho. As frases não é para ninguém específico, não é nenhuma indireta.

Estudo é sempre. Às vezes eu fico sem pintar e já parece que me dá um treco. Precisa de muita pesquisa na internet e é um processo bem complicado. Além disso eu uso a pintura como um refúgio, porque eu tenho depressão, e tinha alguns problemas que não curavam com nada, nem com bebida, filmes, séries. Parecia que aquilo ficava martelando, e desenhar acabava me distraindo. Então eu acho que a arte me salvou mesmo. Era como uma terapia, que eu conseguia expressar ali o que estava sentindo.


O JORNAL DOIS está preparando uma série de vídeos sobre a cena do graffiti e da pixação em Bauru. Se você tem algo a contribuir, sugerir, somar, dá um salve!

Comments

  1. I not to mention my friends appeared to be viewing the good hints located on your website and then all of a sudden developed an awful feeling I never expressed respect to the website owner for those techniques. My people are already so glad to read them and have now extremely been tapping into these things. Thank you for getting really considerate and then for utilizing this sort of perfect subject matter most people are really wanting to be aware of. My very own honest apologies for not expressing appreciation to earlier.

  2. I’m just commenting to let you understand what a impressive encounter our girl enjoyed studying your blog. She discovered so many pieces, including how it is like to have an awesome coaching spirit to have a number of people clearly comprehend various problematic subject areas. You undoubtedly surpassed readers’ expectations. I appreciate you for producing those effective, dependable, informative and as well as unique thoughts on that topic to Tanya.

  3. I would like to express my thanks to the writer just for rescuing me from this type of condition. After looking out through the internet and obtaining opinions that were not beneficial, I assumed my entire life was done. Existing devoid of the solutions to the difficulties you have sorted out by means of your posting is a serious case, as well as ones which may have in a wrong way damaged my career if I had not encountered the website. Your actual training and kindness in taking care of a lot of things was valuable. I’m not sure what I would’ve done if I had not come upon such a thing like this. I’m able to at this moment look forward to my future. Thank you very much for your professional and sensible help. I will not think twice to endorse your web blog to any individual who requires guidance on this problem.

  4. I am glad for commenting to let you be aware of what a helpful experience our child encountered browsing your webblog. She even learned a good number of things, which include what it is like to have a marvelous teaching mood to let others quite simply learn a variety of complicated things. You really did more than people’s expected results. Thanks for churning out these warm and friendly, trustworthy, explanatory and as well as unique tips about your topic to Evelyn.

  5. I want to show my thanks to the writer just for rescuing me from this type of situation. After surfing throughout the world-wide-web and seeing advice that were not pleasant, I thought my entire life was well over. Existing without the solutions to the issues you’ve sorted out by means of your main posting is a serious case, and those that might have negatively affected my entire career if I hadn’t noticed your website. Your primary talents and kindness in taking care of a lot of stuff was crucial. I don’t know what I would have done if I hadn’t encountered such a solution like this. I’m able to at this moment look forward to my future. Thank you very much for your expert and sensible help. I won’t think twice to refer your web sites to anyone who would like direction about this topic.

  6. I wish to show my passion for your generosity supporting folks that need help on this important issue. Your very own dedication to getting the solution all over ended up being astonishingly valuable and has without exception enabled ladies like me to achieve their pursuits. The invaluable tutorial implies this much a person like me and substantially more to my mates. Thanks a ton; from each one of us.

  7. I really wanted to write down a simple note to be able to say thanks to you for these lovely solutions you are posting here. My time intensive internet lookup has now been recognized with high-quality suggestions to share with my classmates and friends. I would assume that many of us readers actually are rather lucky to live in a superb place with many marvellous professionals with helpful guidelines. I feel very much lucky to have used the web site and look forward to plenty of more thrilling moments reading here. Thank you again for a lot of things.

  8. Thank you for all of your efforts on this website. My mum take interest in engaging in research and it is obvious why. My partner and i learn all relating to the lively tactic you give rewarding suggestions by means of your website and as well foster participation from the others on that concern while our girl is without question becoming educated a great deal. Take pleasure in the remaining portion of the new year. You have been conducting a terrific job.

  9. I must express appreciation to the writer for bailing me out of this difficulty. Just after researching throughout the internet and finding solutions which are not helpful, I figured my life was well over. Being alive without the presence of solutions to the problems you have fixed all through your write-up is a critical case, as well as the ones which might have adversely affected my entire career if I hadn’t discovered your web site. Your primary know-how and kindness in playing with a lot of stuff was useful. I don’t know what I would have done if I hadn’t encountered such a subject like this. I can now look ahead to my future. Thank you so much for this specialized and sensible guide. I will not think twice to recommend your web site to any individual who would need recommendations on this topic.

  10. I would like to voice my affection for your generosity giving support to men who actually need help with this particular matter. Your very own dedication to getting the solution all-around was extraordinarily practical and have consistently encouraged folks like me to get to their pursuits. Your entire valuable facts can mean a whole lot to me and even more to my peers. Best wishes; from each one of us.

  11. I not to mention my pals have been taking note of the best tips and hints on your website and then the sudden got an awful suspicion I never thanked the website owner for those secrets. All the guys are actually for this reason very interested to read them and have in effect pretty much been taking advantage of them. We appreciate you simply being quite helpful and also for choosing some useful ideas most people are really wanting to know about. Our sincere regret for not expressing appreciation to you sooner.

  12. I wish to show some thanks to you for bailing me out of this particular situation. As a result of exploring throughout the world wide web and coming across basics which are not helpful, I believed my entire life was gone. Being alive without the approaches to the difficulties you have resolved all through your blog post is a critical case, as well as those that would have adversely affected my entire career if I hadn’t encountered the website. Your actual know-how and kindness in touching the whole thing was vital. I’m not sure what I would’ve done if I hadn’t encountered such a step like this. I can also at this point look forward to my future. Thank you so much for this expert and results-oriented guide. I won’t think twice to endorse the website to any person who needs to have support on this subject matter.

  13. I simply needed to thank you so much all over again. I do not know the things I would’ve undertaken without these creative ideas documented by you on that problem. Certainly was a real daunting difficulty in my opinion, nevertheless noticing the well-written technique you processed it made me to cry with delight. Now i am happy for your advice and thus sincerely hope you know what an amazing job you were doing teaching the mediocre ones using a site. Most likely you haven’t got to know all of us.

  14. I’m writing to make you understand of the awesome encounter our daughter obtained going through your site. She discovered many issues, including how it is like to have an awesome helping mindset to have many more very easily know just exactly a variety of advanced matters. You actually exceeded people’s desires. Many thanks for displaying those powerful, trustworthy, informative and cool tips on the topic to Tanya.

  15. My wife and i have been happy Michael could deal with his investigations by way of the precious recommendations he had through your site. It’s not at all simplistic to simply choose to be handing out helpful tips many others might have been trying to sell. Therefore we consider we have the website owner to be grateful to for this. The entire illustrations you’ve made, the simple web site menu, the friendships you will aid to instill – it is everything overwhelming, and it is leading our son and the family feel that this subject matter is brilliant, which is certainly exceptionally mandatory. Thanks for all!

  16. Needed to draft you one very little observation to be able to thank you so much again relating to the pretty opinions you have shared above. It is certainly open-handed of you to convey openly all that a few people might have distributed as an ebook in order to make some money for their own end, certainly considering the fact that you might well have done it if you wanted. The advice likewise worked as the good way to be aware that some people have the same dreams just like my very own to know the truth more and more with respect to this issue. I am certain there are millions of more fun instances ahead for people who read carefully your website.

  17. I simply wished to appreciate you once more. I am not sure the things that I would have created in the absence of those tricks shown by you regarding my area of interest. Completely was the traumatic condition in my opinion, but taking note of the very expert way you solved that took me to jump with delight. I will be grateful for the work and thus hope you find out what a powerful job you’re undertaking training many people by way of your blog post. More than likely you haven’t come across any of us.

  18. I must show my affection for your kind-heartedness in support of people who really want help on this important issue. Your special dedication to getting the message all through had become extremely informative and have frequently enabled guys and women much like me to reach their ambitions. Your personal interesting tutorial signifies a great deal a person like me and still more to my fellow workers. Many thanks; from each one of us.

  19. My wife and i ended up being absolutely thankful Emmanuel could complete his inquiry from your precious recommendations he grabbed out of your blog. It’s not at all simplistic to simply continually be making a gift of methods a number of people could have been selling. And we also remember we’ve got the writer to give thanks to for this. Most of the illustrations you have made, the easy website navigation, the relationships your site help instill – it is all incredible, and it’s helping our son in addition to us recognize that the idea is enjoyable, which is certainly highly pressing. Many thanks for all!

  20. I wish to show some appreciation to the writer just for bailing me out of such a predicament. Just after surfing around through the world-wide-web and getting advice which were not powerful, I figured my entire life was over. Existing without the presence of solutions to the problems you have resolved by means of your entire short article is a critical case, and ones which may have badly damaged my career if I had not discovered your blog post. Your personal knowledge and kindness in maneuvering everything was crucial. I don’t know what I would have done if I had not come across such a subject like this. It’s possible to at this moment look ahead to my future. Thanks a lot so much for your expert and effective help. I will not hesitate to recommend your web blog to anyone who should get support about this situation.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.